Ponto e Vírgula 04/09/2025
Sobe - Secretaria de Saúde, por encabeçar campanha contra o suicídio, em Feira de Santana.
Desce - Prefeito e vice-prefeito, investigados por abuso de poder e contratações indevidas, na cidade de Serra do Ramalho, por terem cassação dos mandatos determinado pela Justiça Eleitoral.
Ronaldo
Na manhã de ontem (03), o prefeito José Ronaldo recebeu no gabinete o prefeito de Santa Bárbara, Edifrancio de Jesus Oliveira, e o vice-prefeito, Jacob de Oliveira Lopes. O encontro teve como objetivo fortalecer a parceria entre os municípios, com foco em pautas administrativas e ações conjuntas. Durante a reunião, os gestores discutiram temas relacionados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) e a oferta de serviços de saúde, considerando Feira de Santana como referência regional. Também foi abordada a importância da integração entre os dois municípios, que compartilham vínculos históricos e sociais.
Policial-jornalista
Sidnei Pinheiro Campos será laureado com a cidadania feirense, por inciativa do vereador Jorge Oliveira (PRD). Natural de Catu, ele mora, em Feira de Santana, há quase quatro décadas. Tem se dedicado e contribuído com o desenvolvimento social, cultural e esportivo do Município. Desde 1999, atua na Polícia Militar da Bahia, "desempenhando com honra a sua função de servidor público". No campo da comunicação, destacou-se em diversas emissoras de rádio. Além disso, atuou na imprensa escrita, com destaque para o Jornal Folha do Estado, desde 2011, onde iniciou como estagiário e "consolidou-se como referência na editoria de esportes". Também tem expressiva participação em transmissões esportivas de alcance nacional e internacional.
Pedido de cassação
O prefeito e o vice-prefeito investigados por abuso de poder e contratações indevidas, na cidade de Serra do Ramalho, no oeste da Bahia, estão no segundo mandato eleitoral. Na terça-feira (2), Justiça Eleitoral determinou a cassação dos mandatos dos gestores. Os políticos foram alvos de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que elucidou uma série de contratações temporárias e comissionadas atípicas realizadas em 2024, ano eleitoral. Os investigados podem recorrer da decisão.
Saiu do armário
O governador Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou ontem (3), que o apoio do União Brasil, partido do ex-prefeito ACM Neto, o qual ele também é vice-presidência nacionalmente, ao PL da Anistia, em Brasília, é um sinal de que Neto "tem lado, graças a Deus ele mudou, ele agora está defendendo o Bolsonaro. Agora ele se posicionou realmente em um lado, agora sim, o ex- -prefeito saiu do armário." União Brasil e PP, que formam uma federação, iniciaram o processo de desembarque do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), passando também a compor o coro da oposição que pede pela votação do PL da Anistia, na Câmara dos Deputados, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo.
Lula
O presidente Lula (PT), marcou um almoço com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e ministros de seu governo filiados ao União Brasil, um dia após o partido orientar a saída daqueles que tiverem mandatos. Devem comparecer ao almoço os ministros Celso Sabino (Turismo), Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) e Frederico Siqueira Filho (Comunicações). Os dois últimos foram indicados por Alcolumbre. Conforme mostrou a Folha, Lula minimizou a aliados o impacto do desembarque dos ministros de seu governo e voltou a afirmar que vai ganhar as eleições presidenciais em 2026.
Sonho realizado
Trajado em seu elegante terno, o jovem Marlon dos Santos Nunes, de 10 anos, viveu, ontem (3), uma experiência legislativa. Além de conhecer por dentro a Câmara Municipal de Feira de Santana, o admirador da política e dos vereadores, subiu à Tribuna, cumprimentou os parlamentares no plenário e conheceu de perto a rotina do plenário. O convite partiu do vereador Ron do Povo (PP), que buscou Marlon, em sua residência, no distrito de Matinha. Acompanhado da mãe, Rosemeire dos Santos, e da madrinha, a diretora da escola em que estuda, o menino foi recebido com carinho pelos parlamentares. "Estamos realizando o sonho desse jovem, que é uma criança atípica. É um dia que ele nunca vai esquecer", disse Ron.
Aprovação de projetos
A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), aprovou seis projetos de lei e seis propostas para a realização de audiências públicas. A reunião foi conduzida pela presidente do colegiado, deputada Olívia Santana (PC do B), e contou com a presença dos deputados Hilton Coelho (Psol), Fabíola Mansur (PSB), Robinson Almeida (PT), Pancadinha (SD), Zé Raimundo (PT) e Marcone Amaral (PSD), recém-integrado ao grupo.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.