Ponto e Vírgula 06/04/2023

Ponto e Vírgula 06/04/2023

Sobe - As novidades anunciadas pelo prefeito para a Micareta de Feira.

Desce - Segurança frágil em estabelecimentos de ensino por acabar facilitando a ação de criminosos.

Câmara Feira

O expediente na Câmara Municipal de Feira de Santana foi alterado no período correspondente aos dois feriados previstos no mês de abril: Semana Santa e Tiradentes (que coincide com a Micareta). O primeiro decreto leva em conta o caráter religioso da Semana Santa e determina ponto facultativo hoje (6). Vale lembrar que a Sexta-Feira Santa, dia 07, é feriado. Já o segundo decreto considera a Micareta 2023, que acontece de 20 a 23 de abril. No dia 20 (quinta-feira) e 24 (segunda-feira), também serão ponto facultativo. Vale ressaltar que o dia 21 de abril é feriado nacional de Tiradentes.

Minha Casa, Minha Vida

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que vai implantar 248 unidades do Minha Casa, Minha Vida. As obras estão localizadas em 17 municípios de 12 estados, em quatro regiões. Um dos focos do governo é retomar obras que estavam paralisadas. Estima-se que mais de 30 mil unidades habitacionais sejam retomadas até o final de 2023.

Críticas

O presidente do PL na Bahia e antagonista do governo petista, na última campanha eleitoral, João Roma, criticou a gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e disse após três meses de gestão o petista ainda não mostrou a que veio. "Sinceramente, não vi nada. Espero que o governador volte da China com novos ares e com notícias boas para o povo baiano, pois o que temos é somente aumento de violência e de impostos", disse Roma.

Lista tríplice

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia definiram a lista tríplice de auditores que será encaminhada ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), para a indicação do novo conselheiro da corte. Compõem a lista os auditores Alex Cerqueira Aleluia, Antônio Carlos da Silva e Ronaldo Nascimento de Sant'Anna. O critério utilizado para a definição dos nomes foi o da "antiguidade" - de acordo com a legislação em vigor. Isto porque o último auditor a ser nomeado para o cargo de conselheiro - José Alfredo Rocha Dias, agora aposentado - foi indicado por "merecimento", e de acordo com norma constitucional, os dois critérios devem ser utilizados alternativamente.

ACM Neto

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) está de volta às articulações políticas e deve ter encontros para debater a condução política do União Brasil na Bahia. Informações obtidas pelo Bahia Notícias apontaram que deputados federais e estaduais devem realizar encontros com Neto e que as reuniões devem ser convocadas em breve. A ideia de Neto é realizar reuniões com as bancadas de federais e de estaduais, de forma separada, para debater ações políticas do grupo. Os encontros têm sido planejados por Neto para o mês de abril e seria uma forma de "ficar a par" dos temas das bancadas e dialogar com os correligionários com mandato.

Aval

O senador Marcos do Val (Podemos), enviou um áudio a um grupo no WhatsApp em que afirma que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deu o "ok" para ele tramar contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. De acordo com o colunista do Metrópoles, Guilherme Amado, Do Val também alega que os filhos do ex-presidente tinham conhecimento sobre a armação contra o magistrado.

Terroristas

Mais 203 pessoas foram denunciadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por incitação aos atos terroristas de 8 de janeiro, em Brasília. Essas denúncias dizem respeito a pessoas presas em flagrante, em frente ao Quartel do Exército, um dia após os ataques. No total, a PGR já apresentou 1.150 denúncias por incitação aos atos golpistas. Além disso, há 239 denúncias sobre pessoas que teriam executado os atos golpistas. Ao todo, 1.390 pessoas foram denunciadas pelos atos terroristas.

Procurou

O deputado federal, Guilherme Boulos (Psol) procurou o Partido dos Trabalhadores (PT), após repercussão do vídeo no qual aparece conversando com o apresentador Datena. Nas imagens é possível uma discussão sobre a possibilidade de "peitar" o presidente Lula (PT) e lançar uma chapa conjunta para a disputa pela Prefeitura de São Paulo, nas eleições municipais do ano que vem. No vídeo, que teria sido gravado no último sábado (1º), Datena propõe compor uma chapa em que ele seria o vice e Boulos seria o candidato à Prefeitura. Nas imagens, o apresentador diz que o deputado é o "único cara de esquerda capaz de ser o substituto do Lula", mas que o PT "não vai aceitar isso".
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/