Ponto e Vírgula 06/09/2022

Ponto e Vírgula 06/09/2022

Sobe - Alexsandra Vieira, professora da rede municipal, por lançar livro na Flifs.

Desce - Ministro Barroso por suspender lei que estabelece piso salarial dos enfermeiros

Merenda escolar

Sem a presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação, a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Feira de Santana realizou, na segunda (5), uma audiência pública para discutir a descentralização da merenda escolar na rede municipal de ensino. A ausência da secretária Anaci Paim foi criticada pelo presidente da Comissão, vereador Professor Ivamberg (PT). "Isso mostra infelizmente a forma como ele trata assuntos importantes. Distribui biscoito, apesar de ter 4 milhões destinado a este fim", pontuou.

Otto Alencar

Pesquisa do Instituto Real Time Big Data divulgada ontem (5), mantém a dianteira do candidato à reeleição, Otto Alencar (PSD), na corrida pelo Senado. Segundo o levantamento, encomendado pela TV Record, se as eleições fossem hoje o senador teria 25% dos votos, contra 17% do segundo colocado, o deputado federal Cacá Leão (PP).

ACM Neto

A nova rodada da pesquisa Real Time Big Data mostrou também ACM Neto (União Brasil) com 25 pontos percentuais (p.p.) sobre o segundo colocado, Jerônimo Rodrigues (PT), na disputa pelo Governo da Bahia. No cenário estimulado, quando uma lista com o nome dos candidatos é apresentada ao eleitor, o ex-prefeito de Salvador marcou 49%, enquanto o petista pontuou 24%. João Roma, do PL, foi escolhido por 9% dos entrevistados. De acordo com o levantamento, os outros candidatos não pontuaram no cenário para o primeiro turno.

Presidência

Pesquisa do Instituto FSB para presidente da República encomendada pelo banco BTG Pactual, divulgada na segunda-feira, 5, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança com 42% das intenções de voto, seguido pelo atual chefe do Executivo e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 34%. Com relação à pesquisa anterior, de 29 de agosto, Lula recuou 1 ponto porcentual (pp) dos 43% e, no mesmo intervalo.

Legado

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) destacou que ainda se impressiona com o tamanho do carinho dos baianos pela história e pelo trabalho realizado por Antonio Carlos Magalhães, seu avô. No domingo (3), o ex senador ACM completaria 95 anos de idade. ACM foi governador da Bahia por três vezes e é considerado por Neto o maior político da história do estado. "Eu tenho consciência da minha responsabilidade, eu sei o tamanho do desafio que eu tenho pela frente. Eu não posso e não vou desonrar o nome do maior político da história da Bahia: Antônio Carlos Magalhães", ressaltou o ex-prefeito de Salvador.

Investigação

O MPT-BA vai investigar a ocorrência de assédio eleitoral por parte da ruralista Roseli Vitória Martelli D'Agostini Lins. A ruralista é apoiadora do candidato à reeleição Jair Bolsonaro, e tem diversas propriedades em Luís Eduardo Magalhães, no extremo-oeste baiano. Em um vídeo publicado nas redes sociais, a ruralista orienta agricultores que "demitam sem dó" funcionários que votarem em um candidato à presidência e outro ao governo do estado. O assédio eleitoral, conforme explica o MPT, é o conjunto de atitudes do empregador no sentido de induzir os trabalhadores a votar ou deixar de votar em um candidato nas eleições.

Vetos

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou a possibilidade de o trabalhador sacar em dinheiro o vale-alimentação que não for usado, presente em proposta que altera regras do benefício. Também saiu do texto final, por decisão de Bolsonaro, a possibilidade de repasse das sobras da contribuição sindical obrigatória, que foi extinta em 2017, para centrais sindicais. As duas propostas foram incluídas na MP (Medida Provisória) enviada pelo governo ao Congresso para mudar as regras do benefício.

Estrangeiros

Mais de 697 mil pessoas que moram em outros países poderão votar para Presidente da República nas eleições presidenciais de 2022. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número representa um aumento de 39,2% em relação às eleições de 2018. Em abril, o plenário do TSE autorizou a instalação de postos de votação fora da sede das embaixadas e repartições consulares em 21 países.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/