Ponto e Vírgula 07/01/2023

Ponto e Vírgula 07/01/2023

Sobe - Governo Federal, ao recolocar o Brasil no Pacto Global para Migração Segura.

Desce - Falta de organização das empresas aéreas, por causarem diversos imprevistos como cancelamentos e adiamento de vôos em aeroportos brasileiros.

Ufa!

Com a nova Mesa da Câmara, o que se nota é que o executivo terá uma certa tranquilidade. Um indicativo é que a direção da Casa já deu sinais claros que aprovará o Orçamento do Município para 2023 na primeira quinzena de janeiro e à espera é só para cumprir os prazos, especialmente com as emendas apresentadas pelos vereadores. Que bom.

Afonso Florence

O secretário estadual da Casa Civil, Afonso Florence (PT), foi exonerado do cargo. Ele teve sua exoneração em edição do Diário Oficial do Estado (DOE). De acordo com o governo do estado, as funções da pasta serão assumidas pelo Chefe de Gabinete, Carlos Mello. Com essa formalização, o parlamentar fica liberado para concluir o mandato, em andamento, como deputado federal em Brasília. Florence tomou posse como secretário na terça-feira (3), dois dias atrás.

Dificuldades

Líder do governo no Senado, o senador Jaques Wagner (PT) admitiu a dificuldade em contemplar os partidos aliados, inclusive aqueles que ficaram sem ministério, no segundo escalão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele admitiu que não será possível atender o pleito de todos. "Esse xadrez do começo é complicado, porque todo mundo pede. Não que não mereça, mas o problema é caber. A engenharia não é fácil", declarou Wagner.

Juro alto

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta quinta-feira que é unanimidade que o juro alto praticado no país não é bom para ninguém, embora tenha ressalvado que não se tratava de um questionamento ao Banco Central independente ou crítica à autoridade monetária. "Não se trata de questionar o Banco Central independente ou não se trata de crítica. Acho que é unanimidade que juro alto não faz bem a nenhuma economia do mundo, nunca vi ninguém defendendo juro alto por muito tempo", disse.

Candomblé

A partir deste ano, a data 21 de março vai marcar o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. A medida foi publicada ontem (6), no Diário Oficial da União. A proposta é do deputado Vicentinho (PT-SP), aprovada no Congresso Nacional em 21 de dezembro. A sanção aconteceu agora, por iniciativa do presidente Lula. A medida também é assinada pelas ministras da Cultura, Margareth Menezes, e da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Primeira reunião

A primeira reunião ministerial do governo Lula (PT), no Palácio do Planalto, contou com a participação da primeira-dama Janja e celulares do lado de fora da sala. Os aparelhos foram deixados em um armário, pois os ministros foram informados que o presidente não gosta que a atenção seja dispersada. Apesar de estar dentro da sala, Janja não sentou à mesa junto aos ministros. Antes do início da fala dos ministros, Lula fez um discurso em que afirmou que "quem fizer errado" sairá, mas prometeu não deixar ninguém na estrada.

Perseguição

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) agrediram jornalistas a socos e pontapés em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. A ação aconteceu durante os registros do desmonte dos acampamentos dos militantes na capital mineira. Os profissionais estavam no local registrando a ação. Segundo informações da TV Globo, a confusão começou quando uma mulher jogou parte do equipamento de uma equipe no chão. O jornalista a puxou pelo braço e houve uma briga generalizada.

Recuou

Após aventar a possibilidade de extinção do saque-aniversário do FGTS, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, voltou atrás. Em postagem na rede social Twitter, ele escreveu que a modalidade de saque será "objeto de amplo debate" entre o Conselho Curador do FGTS e as centrais sindicais." A nossa preocupação é com a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras em caso de demissão e com a preservação da sua poupança", escreveu o ministro. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/