Ponto e Vírgula 07/02/2025
Sobe - O prestígio da Bahia, ao receber a visita do presidente Lula, pela terceira vez, em seu terceiro mandato.
Desce - O procurador geral da República, Paulo Gonet, que mesmo sendo pressionado pelas forças democráticas para aceitar denúncia contra o ex-presidente Bolsonaro, foi fotografado almoçando com os bolsonaristas: Ricardo Sales, Ives Grandra Filho, cujo pai escreveu a minuta do golpe, e o ex-ministro Marco Aurélio Melo.
2026 é logo alí
Mal começou o ano e as eleições de 2026 vão ganhando evidência, principalmente no grupo de apoio ao prefeito José Ronaldo: (UB) incilalmente, o vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, não só confirmou a intenção, mas informou que a partir deste mês começa a se movimentar para consolidar a sua candidatura à deputado federal. Outra liderança importante do grupo, o empresário Zé Chico, também já manifestou o desejo de uma candidatura à Câmara Federal e agora, na Câmara de Vereadores, foi a vez do vereador Ismael Bastos (PL), confirmar tratativas para vir a disputar uma vaga em Brasília, depois que o presidente do partido na Bahia, o ex-ministro João Roma, ter lhe formulado de maneira oficial o convite para concorrer pela sigla no próximo ano.
Critérios
Com 4.968 votos, Ismael foi o oitavo mais votado, nas últimas eleições, em Feira de Santana. Na Bahia, foi o terceiro mais votado do partido ficando atrás dos vereadores Alexandre Aleluia, que obteve 9.788 votos e Cesar Leite com 8.676 votos, ambos em Salvador. Em uma reunião no diretório estadual do partido, em Salvador, Roma formalizou um convite ao vereador Ismael Bastos para disputar uma vaga, na Câmara dos Deputados, nas eleições de 2026. "Estes critérios foram observados por João Roma, além da minha atuação, na Igreja Evangélia. Isso me envaidece e confirma a convicção que estou no caminho certo para buscar esta vitória, pois, Feira precisa aumentar a representatividade a nível federal", destacou em entrevista ao Folha do Estado.
Só com as bênçãos
De João Roma, Ismael já tem o sinal verde para começar a trabalhar a possivel candidatura. No entanto, o vereador disse que ainda precisa das bênçãos da comunidade evangélica e no cenário político, além de João Roma, ele busca o aval do Pastor Tom e até mesmo do ex-presidente Jair Bolsonaro para então seguir adiante. "Se houver a conversão destes apoios sobre o meu nome, vou para luta, pois, com certeza a chance de vitória será grande", afirmou.
Comissões
Antes disposto a pedir as presidências das comissões de Saúde e de Relações Exteriores - a primeira pelo seu potencial orçamentário (R$ 324 milhões em emendas parlamentares) - e a segunda para abrigar Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o PL despertou o interesse agora em entrar na disputa também pela Comissão de Constituição e Justiça. Os partidos MDB e União Brasil tentam um acordo pela CCJ. A informação é da coluna de Lauro jardim, do jornal O Globo. Dono da bancada com mais número de deputados, o PL tem direito às duas primeiras escolhas. E o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), diz que só decidirá os pedidos depois de ouvir a bancada e os presidentes Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro.
Rejeitou
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o pedido da defesa do tenente-coronel do Exército, Rafael Martins de Oliveira, para substituir sua prisão por medidas cautelares. O militar segue detido por suposto envolvimento em plano para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o próprio Moraes. Oliveira foi preso preventivamente em novembro de 2024, em uma unidade militar em Niterói (RJ), durante a Operação Contragolpe da Polícia Federal. Segundo as investigações, ele, outros três militares das Forças Especiais do Exército, conhecidos como "kids pretos", e um policial federal teriam elaborado o plano, denominado Punha Verde-Amarelo.
Líder
O líder do PSD na Câmara, deputado Antônio Brito, afirmou que entre os temas que vão nortear os debates do partido no Congresso será o sistema eleitoral no Brasil, com destaque para o voto distrital misto. Reconduzido ao posto de líder pela quinta vez consecutiva, Antônio Brito adiantou que o PSD terá um encontro em março para traçar o planejamento estratégico deste ano. "A partir daí, teremos as principais bandeiras do partido para 2025."
Cobrança
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), criticou ontem (6), em entrevista ao bahia. ba, o Partido dos Trabalhadores (PT), por causa da multa indenizatória que a União terá de pagar à ViaBahia pelo fim da concessão das rodovias BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528, autorizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). "Até na hora de ir embora, a ViaBahia deixa um rastro de prejuízo. Acredite se quiser: empresa ainda receberá quase R$ 892 milhões de indenização dos cofres públicos. Essa é mais uma prova do desastre dos governos do PT. Logo mais, a Bahia também vai ficar livre dessa panelinha que quer se perpetuar no poder".
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.