Ponto e Vírgula 07/11/2024

Ponto e Vírgula 07/11/2024

Sobe - Secretaria de Educação do Estado, por ações de conscientização e prevenção à saúde masculina, na Campanha Novembro Azul.

Desce - O sonho americano, com a eleição de Trump, que tem ameaçado de deportação os emigrantes latino-americanos.

Jair Onofre
O jornalista Jair Onofre, desde o último domingo, está desgarrado de Feira de Santana. Com a família, está em cruzeiro pelo Atlântico, só retornando à cidade no início da próxima semana. Longe do burburinho político, Jair aproveita o descanso pós eleitoral. Volte logo, amigo. Aqui tá tudo morno!

Coelba
O deputado estadual Robinson Almeida (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da ALBA, anunciou a realização de uma audiência pública para discutir a renovação da concessão da Coelba, empresa do grupo Espanhol Neoenergia. A audiência, marcada para o dia 19 de novembro, terá como foco "a Consulta Pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)" sobre a renovação do contrato de concessão. O objetivo é ouvir, além da representação da empresa de eletricidade, a sociedade civil sobre os serviços prestados pela Companhia do Grupo Neoenergia e os desafios do setor. Com isso, um relatório será produzido e encaminhado à agência reguladora com o diagnóstico e balanço sobre as ações, problemas e desafios do setor elétrico para o desenvolvimento do Estado.

Ambulantes
A remoção de ambulantes e apreensão de suas mercadorias, no âmbito do comércio de Feira de Santana, popularmente chamada de "Rapa", está proibida neste Município, se não houver previamente um processo administrativo para essas remoções. O Projeto de Lei que extingue a prática e estabelece novas diretrizes para lidar com a situação foi promulgado pela presidente do Legislativo feirense, vereadora Eremita Mota (PSDB). A Lei, de iniciativa do vereador Luiz da Feira (PP), determina que é de competência da Guarda Municipal a instauração de apuração do processo administrativo, além de ser a única apta a realizar remoções e apreensões de mercadorias após a efetivação dos trâmites legais.

ALBA
O governador Jerônimo Rodrigues (PT), defendeu que a Alba (Assembleia Legislativa da Bahia), mantenha em 2025 o ritmo célere na tramitação de pautas de interesse do Executivo, independentemente da composição da próxima Mesa Diretora. "Meu desejo é que eu tenha tranquilidade de negociação e diálogo com a Alba, [seja] quem for o presidente ou quem compor a Mesa Diretora, se tiver a possibilidade de a gente poder manter o diálogo das combinações. O que são combinações? São os projetos de interesse, de urgência, de interesse do Estado. [Espero] que possam passar com debate, com as considerações e complementações, mas que não atrasem um projeto de governo nosso. É esse o meu desejo", declarou Jerônimo.

UPB
O prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, declarou sua intenção de concorrer à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). O candidato apresentou seu interesse em contribuir na defesa dos interesses municipais e na promoção de políticas públicas em parceria com o Governo da Bahia e Governo Federal. Wilson Cardoso destacou que irá buscar o consenso dos prefeitos da situação e oposição. Para isso, irá consultar os deputados, o atual presidente da UPB, Quinho Tigre, e os ex-presidentes da entidade, incluindo Zé Coca, Caetano e Eures Ribeiro, em busca de apoio e orientação.

Compra de votos
Embora respondendo em liberdade após pagar fiança de R$ 5 mil arbitrada pelo juiz Otaviano Andrade Sobrinho, o vereador reeleito de Eunápolis, Adriano Cardoso enfrentará delicados processos junto à Justiça Eleitoral. O juiz eleitoral Heitor Awi deverá juntar as peças, diante das provas irrefutáveis que já foram apresentadas à Justiça, detalhando os pagamentos com listas extensas contendo valores pagos, alguns que chegam a R$ 20 mil, vastos fichários de intermediações para atendimentos médicos através do SUS, fornecimento de alimentos, transporte de eleitores, e decidir sobre à reeleição de Adriano Cardoso, e de Fábio Arruda, ambos do PP. A chapa deverá cair por outros motivos também, que incluem a questão das cotas femininas, e votação zerada para candidata a vereadora.

Reforma tributária
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, participou na última terça-feira (5), do 2º Simpósio Liberdade Econômica. O evento reuniu empresários, acadêmicos e parlamentares para debater a regulamentação da reforma tributária, Pacheco disse esperar que o PLP 68/2024, encaminhado ao Congresso pelo Poder Executivo para regulamentar a Emenda Constitucional 132, da reforma tributária, seja aprovado pelo Senado até o fim do ano.

Roma e EUA
O presidente do PL na Bahia, João Roma, parabenizou o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, na manhã de ontem (6), após confirmação da vitória do republicano. A declaração foi postada no seu Instagram. "Essa vai ser a era de ouro da América", iniciou a postagem do ex-ministro de Jair Bolsonaro. "Com um discurso de determinação e resiliência, Donald Trump celebrou sua vitória. Seu compromisso é escrever um novo capítulo para a nação, sob a missão desafiadora de unir os povos e resgatar o amor à pátria e os valores fundamentais para os americanos. Parabéns, presidente!", escreveu. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 02 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/