Ponto e Vírgula 10/01/2023

Ponto e Vírgula 10/01/2023

Sobe - Presidente Lula, ao decretar intervenção federal em Brasília, e garantir que vândalos que destruíram o Planalto, STF e Congresso sejam identificados e responsabilizados.

Desce - Os atos antidemocráticos e terroristas em Brasília, no último domingo (8). Nada justifica a barbárie e desrespeito às instituições democráticas do Brasil.

Hercules Oliveira

Na noite do último domingo (8), o advogado Hercules Oliveira, afirmou que estava renunciando oficialmente o processo do sargento e ex-vereador Josafá Ramos, após confirmada a participação do mesmo nos atos antidemocráticos em Brasília. "Não permito ter relações com ninguém que lute contra as instituições democráticas, até porque eu estive lutando contra a Diretora Militar, buscando uma redemocratização no Brasil e quando vejo alguém que luta contra a democracia, buscando derrotar o voto legítimo da maioria, me sinto envergonhado, então diante dessa vergonha que eu estou passando agora, gostaria de dizer que estou renunciando neste momento ao processo, não sou mais advogado dele. Nós temos que respeitar o voto dado nas urnas", disse.

ACM Neto

Secretário-geral do União Brasil, ACM Neto pode ter o futuro definido em breve. Aconselhado por correligionários a assumir a presidência da Fundação Índigo, o destino deve ser de fato ligado à instituição. Aliados de primeira ordem do ex-prefeito de Salvador indicaram que este é o destino mais provável para Neto, com resolução até o final de janeiro. Neto estaria em "fase final de ajuste" com o União Brasil para realizar um trabalho executivo na fundação. Apesar de já ter sinalizado a possibilidade, Neto não estaria pretendendo assumir a presidência da instituição, mas pode topar alguma função de gestão interna.

Garantido

Um dia após atos terroristas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nos prédios dos três Poderes, em Brasília (DF), e diante ameaças de atentados em refinarias de petróleo, o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, informou que está normalizado o abastecimento de combustíveis no país. Por meio de nota, ele afirmou que, em articulação com entidades do setor, "tem garantido a normalidade do abastecimento nacional de combustíveis e o funcionamento adequado de refinarias, terminais e bases de distribuição".

Roma

O ex-ministro e deputado federal, João Roma (PL), se manifestou nas redes sociais sobre a invasão e depredação de prédios públicos em Brasília. Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Roma afirmou que manifestações não coadunam 'com violência ou vandalismo'. Para o ex-ministro, é necessário construir uma oposição ao governo Lula que fortaleça 'a direita e os valores republicanos no Brasil'.

CBF

A CBF usou as redes sociais para repudiar o uso da camisa da Seleção Brasileira pelos apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nos atos antidemocráticos registrados no último domingo (8), nas sedes dos três Poderes - Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF, em Brasília. Em nota divulgada no Twitter, a entidade esportiva se posicionou como "apartidária e democrática" e repudiou "veementemente que a nossa camisa seja usada em atos antidemocráticos e de vandalismo."

Falta de respeito

Após a primeira-dama Janja Lula da Silva denunciar estragos no Palácio da Alvorada após a passagem de Jair Bolsonaro (PL) e sua família na residência oficial, aliados relataram hábitos desleixados e pouco higiênicos por parte do ex-presidente. De acordo com informações da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, pessoas que frequentavam o local relataram ter presenciado Bolsonaro comendo coxinha e pastel, sem prato ou guardanapo, sobre uma mesa histórica projetada pelos arquitetos Oscar e Anna Maria Niemeyer.

6 por 6 dúzia

Celina Leão (PP) é a nova governadora do Distrito Federal desde ontem (9). Vice de Ibaneis Rocha (MDB), afastado por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ela assumirá o cargo por 90 dias, prazo determinado no inquérito dos atos antidemocráticos para que o governador permaneça distante do DF. Nas redes, a governadora já exaltou o "legado" do ex-presidente. "Essa frase define o seu mandato: 'Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé' - 2 Timóteo 4:7-8. Presidente Jair Bolsonaro, gratidão por todo o esforço para termos um país melhor. Deixa um legado para o Brasil: economia em crescimento, deflação, um governo sem corrupção, muitos esforços para que todos tenham uma vida melhor. Aqui no DF vamos continuar e cuidar de quem mais precisa", escreveu Celina no dia 30 de dezembro.

Agronegócio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acusou produtores rurais que adotam práticas proibidas de manejo de agrotóxicos de terem participado dos atos terroristas registrados em Brasília. Para o atual chefe do Executivo Nacional, empresários do agronegócio estavam entre os envolvidos no ato que resultou na invasão e vandalismo de parte das edificações do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente apontou que "aquele agronegócio que quer utilizar agrotóxico sem nenhum respeito à saúde humana possivelmente também estava lá [Brasília]". Além disso, Lula garantiu que "toda essa gente toda vai ser investigada, vai ser apurada e vai ser punida". 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/