Ponto e Vírgula 08/04/2022

Ponto e Vírgula 08/04/2022

Sobe - Governo Federal, por declarar o fim da tarifa extra na energia, fazendo com que a conta para os brasileiros fique mais barata.

Desce - O PROS, condenado a devolver R$11,25 milhões aos cofres públicos, por origem duvidosa de recursos, na conta do Partido.

Cadeira voando

Na manhã de ontem (7), durante uma reunião a portas fechadas entre os vereadores, o que era para ser apenas uma conversa resultou em polícia nas dependências da Câmara Municipal de Feira de Santana. De acordo com informações que chegaram à reportagem do Jornal Folha do Estado, um vereador arremessou uma cadeira contra outro vereador, que não chegou a se machucar, mas saiu abalado da Casa Legislativa. Não se sabe quem chamou a polícia, que não chegou a conversar com nenhum dos parlamentares, mas os policiais estavam à espreita observando possíveis desdobramentos da situação.

Galeguinho SPA

Após conversa com o deputado estadual Angelo Almeida (PSB), o vereador Galeguinho (PSB) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal. Em discurso, ontem (7), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, ele informou a todos o seu posicionamento. "Com muita conversa, muita determinação de ambas as partes entendemos que é o melhor dar prosseguimento a pré-candidatura porque entendemos que é importante que Feira de Santana", destacou.

Lulinha

Quem também falou sobre sua pré-candidatura foi o vereador Lulinha (UB), que neste ano tentará a disputa para deputado estadual. De acordo com Lulinha, tem o apoio do ex-prefeito de Feira, José Ronaldo (UB) e do pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (UB). De acordo com Lulinha, seu trabalho é reconhecido nas zonas urbana e rural da cidade, bem como em municípios circunvizinhos, como Santa Bárbara e Irará.

Explicar o caos

Na sessão da última terça (6), em Luís Eduardo Magalhães, os vereadores votaram e aprovaram um documento que obriga o prefeito Júnior Marabá a comparecer à Câmara para dar explicações sobre o caos na saúde e na educação. Caso não compareça, o prefeito está sujeito às penas da lei conforme determinam o Regimento Interno e a Constituição Federal. É a primeira vez que vereadores tanto da oposição quanto da situação votaram a favor da convocação do prefeito. O clima político em Lem é de expectativa e muita tensão.

Rodrigo Maia

O deputado federal Rodrigo Maia (RJ), que desistiu de ser candidato à reeleição, está no sexto mandato. Presidente da Câmara Federal em duas oportunidades, vai coordenar o plano de governo do candidato a presidente João Dória (PSDB). Nas pesquisas de opinião, no Rio de Janeiro, seu pai César Maia tem 18% para governador.

Partidos

A Câmara Federal, que iniciou o período legislativo em janeiro de 2019 com 30 partidos, hoje, 6 meses antes da campanha eleitoral, tem na Casa a representação de 23 legendas. Com a nova composição parlamentar na Câmara Federal, o centrão ficou com 170 deputados. PL (78), PP (50) e Republicanos (42). A bancada representa 30% dos 513 legisladores.

Nomeado

O governador Rui Costa publicou ontem (7), no Diário Oficial do Estado a nomeação de José Acácio de Almeida Ferreira para o cargo de Diretor Geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Ele é irmão do presidente da Câmara Municipal de Salvador e pré-candidato a vice-governador Geraldo Júnior (MDB). Na última segunda (4), ele entregou o cargo de subsecretário da Secretaria Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, alegando ser impossível continuar na prefeitura, já que a sua liderança política está na chapa majoritária para as eleições deste ano em outra esfera política.

CPI do MEC

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse na quarta-feira (6), que o pedido de instalação de CPI para investigar denúncias de tráfico de influência no MEC (Ministério da Educação) depende só de duas assinaturas para alcançar o mínimo necessário de 27 apoios para ser acatado. Entre os fatos determinados estão tráfico de influência, emprego irregular de verbas públicas, advocacia administrativa, corrupção ativa e passiva, usurpação de função pública e crimes de responsabilidade. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/