Ponto e Vírgula 08/06/2022

Ponto e Vírgula 08/06/2022

Sobe - A Produção Mineral Baiana Comercializada, que teve um aumento de R$ 253 milhões em abril de 2022, ajudando na arrecadação econômica do Estado.

Desce - Feira de Santana, por ser uma das cidades baianas que mais desmataram, de acordo com a fundação SOS Mata Atlântica.

Grande surpresa

A suplente e ex-vereadora Neinha Bastos, a exemplo do que aconteceu com Gerusa Sampaio, na eleição de 2018, será uma surpresa positiva pela quantidade de votos que terá. Ela acelerou o trabalho em Feira de Santana e dado aos apoios que tem recebido, deverá receber votação expressiva em Alagoinhas e tudo indica, também em Santa Bárbara. O partido de Neinha é o PDT, e terá suporte importante da agremiação.

CEP

Os condomínios do programa Minha Casa, Minha Vida, que ainda não tinham o Código de Endereçamento Postal (CEP), são cadastrados no sistema. A informação é do vereador Emerson Minho, que elogia a intervenção do deputado estadual Ângelo Almeida junto aos Correios. Segundo o vereador, falta apenas o Plano Gestor da Prefeitura para que o processo seja concluído.

Atendimento

Três horas. Esse foi o tempo que uma paciente passou na Unidade de Pronto Atendimento (UPAP) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), na noite de segunda-feira (6), e não foi atendida, com a informação de que o atendimento estaria suspenso temporariamente, por conta da superlotação. A situação foi citada pelo vereador Petrônio Lima (Republicanos), que recebeu pedido de socorro da pessoa por volta das 21h. Ele pediu providências para normalizar o funcionamento da unidade de saúde. "A saúde pública não vem bem no país e em Feira de Santana não é diferente", avaliou o vereador.

Bloqueados

Os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações e da Educação foram as pastas com o maior volume de recursos contingenciados (bloqueados) no Orçamento de 2022, informou o Ministério da Economia. Os números constam do detalhamento do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas do segundo bimestre, divulgado no fim de maio. O governo havia informado o valor total do novo bloqueio, mas a distribuição dos cortes pelos órgãos federais só foi divulgada hoje. Os novos limites de empenho (autorização de gastos) para cada ministério e órgão serão publicados em decreto no Diário Oficial da União.

Sem liderança

Apresentada na segunda (6), a proposta do presidente Jair Bolsonaro de isentar os combustíveis de tributos federais e compensar os estados que renunciarem o ICMS sobre o produto terá uma dificuldade adcional no Senado. O governo não tem um líder naquela Casa desde dezembro. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vai ouvir os líderes partidários e os governadores antes de encaminhar a tramitação da PEC. Dois nomes já foram sondados pelo Planalto para a liderança do governo. O senador Alessandro Silveira (PSD-MG) e o também mineiro Carlos Viana (PL).

Licença

O Projeto de Lei 1249/22 garante licença de três dias consecutivos, a cada mês, às mulheres que comprovem sintomas graves associados ao fluxo menstrual. A licença ocorrerá sem prejuízo do salário. Em análise na Câmara dos Deputados, o texto inclui a medida na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).


Durante entrevista ao canal Agro Mais, da Band, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que "é quase impossível" que ele não ganhe as eleições em primeiro turno. Bolsonaro também repetiu que não deve comparecer a debates no primeiro turno.

3ª via

"A bola está com o MDB." A declaração - dada ao Correio, ontem - é do presidente do PSDB, Bruno Araújo ao ser perguntado sobre a definição do acordo entre os dois partidos para formação da terceira via em torno da candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República. Nas cúpulas partidárias, a tríplice aliança (incluindo o Cidadania, federado ao PSDB) está acertada. Mas, arranjos regionais e pressões de alas minoritárias das duas legendas estão adiando o casamento das siglas mais poderosas do autodenominado centro democrático. A pressão, agora, é para que a coligação seja anunciada amanhã (9), quando a Comissão Executiva do PSDB se reúne, em Brasília, para fechar questão. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/