Ponto e Vírgula 09/03/2024

Ponto e Vírgula 09/03/2024

Sobe - MP por convocar órgãos para garantir direitos da criança e do adolescente na Micareta 2024.

Desce - China por financiar mais de 100 sites para disseminar desinformação e realizar ataques pessoais a opositores.

Praga

Um pré-candidato por telefone, fez uma súplica: "fulano, estou orando e jejuando para você desistir da sua candidatura. Lembrei que eu resgatei você de um partido que lhe causava transtornos". O que estava do outro lado da linha ficou puto da vida e exclamou de lá, entendendo que não era uma oração, era uma praga e despachou com a seguinte resposta: "Quem não sabe rezar, xinga a Deus". Esse diálogo, veio de lá não sei da onde.

Perde, ganha

No jogo das mudanças, consta nos arredores da Câmara que Galeguinho SPA, sai do PSB, de malas prontas para disputar a eleição pelo União Brasil. Paulão do Caldeirão (PSC), que já declarou que não apoia o candidato do PT, dá sinais claros que apoiará José Ronaldo e se filiará ao mesmo partido. O fecho da história é que Ronaldo ganhará, Galeguinho e Iury perderá Paulão.

Cova dos leões

Com mais esses dois candidatos (Paulão e Galeguinho), o União Brasil poderá ter onze candidatos peso pesados, que são: Gerusa Sampaio; Zé Curuca; Edvaldo Lima; Marcos Lima; Zé Carneiro; Lulinha da Conceição; Ron do Povo; Justiniano França; Pedro Cícero; Neinha. Saindo juntos, esses candidatos poderão alcançar de 36 a 40 mil votos. Com a nova regra, pode eleger 4 ou 5 vereadores. 5 ou 6 deles, ficarão acomodados em uma honrosa suplência. Quem se interessar em fazer contas comigo, eu explico o porquê. Dentre eles, não tem nenhum Daniel.

Clériston Andrade

Em visita ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) nesta semana, o deputado federal Zé Neto (PT) oficializou a destinação de R$ 2 milhões, em emenda parlamentar para a unidade de saúde, que é a maior do interior da Bahia e referência de média e alta complexidade na região. O anúncio do repasse, que contou com a presença da diretora geral do Clériston, Cristiana França, foi compartilhado em vídeo pelo parlamentar nas suas redes sociais.

Comissão de finanças

O deputado Mário Negromonte Jr. (PP-BA) foi eleito para a presidência da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara, como antecipou o Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. O colegiado é um dos mais importantes da Casa para assuntos econômicos e foi comandado em 2023 pelo deputado Paulo Guedes (PT-MG). "Gostaria que a gente deixasse de lado o palanque das eleições. Aqui quem tem de estar é o povo", disse Negromonte, ao assumir o cargo. A CFT analisa a adequação financeira e orçamentária das propostas legislativas. É essa comissão que verifica, por exemplo, se o conteúdo de algum projeto não fere a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Distrito Federal

O Governo do Distrito Federal vai entrar na Justiça para derrubar mais de 60 leis aprovadas pela Câmara Legislativa após terem sido vetadas pelo governador Ibaneis Rocha. As Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adin) serão adotadas pela Procuradoria-Geral do DF, pois segundo o governo haveria vício de origem e invasão das competências exclusivas do Poder Executivo, em alguns casos do próprio governo local e em outros do governo federal. O secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, apontou que Legislativo não pode legislar sobre a Administração Pública ou apresentar propostas que causem gastos não previstos ao governo. "Nós entendemos que todos os [mais de 60] projetos são inconstitucionais, razão pela qual haviam sido vetados, por invadir competência exclusiva do Poder Executivo.

Indenização

O Superior Tribunal de Justiça (STF) determinou que o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) receba uma indenização por danos morais de R$ 28,5 mil de um cidadão que promoveu ofensas pessoais ao emedebista durante um voo. O episódio aconteceu em agosto de 2016. Na ocasião, Edmilson Dias Ferreira agrediu Geddel com xingamentos dentro do avião. A sentença em primeira instância foi publicada em março de 2017. Agora, saiu a decisão final no STJ, após o réu perder todos os recursos.

ACM Neto

O vice-presidente eleito do União Brasil, ACM Neto, retoma no próximo domingo (10), a agenda no interior do estado. Ele vai a Santo Estevão participar do lançamento da pré-candidatura de Tiago da Central à prefeitura da cidade. É a primeira agenda de Neto no interior da Bahia neste ano com vista à eleição de 2024. O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (UB), estará na comitiva.

Janja

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou a primeira-dama Janja para um evento da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Janja vai enquanto socióloga e viaja neste sábado (9), com retorno somente no dia 16 de março. O encontro irá reunir representantes de governos, ONGs, especialistas e atividades para discutir questões ligadas às mulheres, como iguadade salarial e combate à pobreza feminina. O evento é o principal órgão intergovernamental global que é voltado exclusivamente para essas questões.

Nikolas Ferreira

A Frente Parlamentar Mista de Educação divulgou uma nota em que manifesta preocupação com a eleição do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) para comandar a Comissão de Educação. Alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, Nikolas é réu num processo que envolve transfobia e contesta a obrigatoriedade de vacina para matrícula escolar. A Frente Parlamentar Mista da Educação é um grupo pluripartidário formado por deputados e senadores com foco no debate de questões ligadas à educação. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/