Ponto e Vírgula 09/09/2025

Ponto e Vírgula 09/09/2025

Sobe - Crescimento da Bahia, no turismo internacional, em 2025, por superar média nacional. 

Desce - Tenente-coronel da PM, preso por suspeita de acobertar milicianos, no oeste baiano. 

Observatório 

O que se notou na abertura da Expofeira, no último domingo, foi o prefeito José Ronaldo e o governador Jerônimo Rodrigues com a mesma farda: boné e camisa do evento. Sorridentes, discursaram e se agradeceram. Mas, o que se viu de "tititi" mesmo, foi a ausência do pré-candidato a governador, ACM Neto, do mesmo grupo de Zé Ronaldo, ausente nesse importante evento.

Pirraça 

No grande evento da UNAGRO, capitaneado pelo secretário municipal de Governo, Neto Bahia, estiveram presentes algumas autoridades estaduais e municipais. Muitos empresários, mas o que parece mesmo uma pirraça é a posição de José Ronaldo, anti ACM Neto, nos dois eventos que o pré-candidato participou em Feira. Um, na missa de aniversário de José Ronaldo. Neto, distante e sem receber destaque e, na UNAGRO, Neto estava presente à convite do presidente (Neto Bahia). Na foto do evento, olhada de frenten está Ronaldo à esquerda, ACM Neto, à direita. Entre eles, quatro pessoas dividindo os dois. O ex-ministro Aldo Rebelo e ACM, estrelas nacional e estadual respectivamente, foram pegos de surpresa, quando, logo após a abertura, Ronaldo pediu para falar primeiro, porque tinha outro compromisso. Depois falaram os dois sem que Ronaldo estivesse presente. ACM Neto baixou a cabeça. Desolação.

De vento em polpa 

De pré-candidatos a deputado com base em Feira de Santana, o que ganhou mais destaque foi Zé Chico. O seu concorrente, do mesmo grupo político, Pablo Roberto, sumiu. O secretário de Agricultura, Silvanei Araújo, indicado pelo PDT de Silva Neto, pré-candidato a deputado estadual, que, antes, ia apoiar Pablo, mas depois, os dois resolveram apoiar Zé Chico, que cada dia se fortalece mais e, em suas redes sociais, uma infinidade de fotos com pessoas abraçadas e que o abraçam.

Lula e líderes do Brics 

Os líderes dos países do Brics discutiram, ontem (8), como ampliar os mecanismos de comércio entre as nações do bloco de países emergentes. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), organizou uma cúpula virtual com o objetivo de coordenar estratégias centradas, no multilateralismo, em meio à nova política dos Estados Unidos, de elevar as tarifas de parceiros comerciais. "O comércio e a integração financeira entre nossos países oferecem opção segura para mitigar os efeitos do protecionismo", afirmou, em discurso aos chefes de Estado. Para Lula, o grupo de potência do Sul Global tem "a legitimidade necessária para liderar a refundação do sistema multilateral de comércio em bases modernas, flexíveis e voltadas às nossas necessidades de desenvolvimento".

Pedido

Em prisão domiciliar, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pediu autorização ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes para ir a um hospital de Brasília, realizar um procedimento médico. O ofício foi enviado pelo advogados do ex-presidente. Bolsonaro solicita a autorização para remover lesões da pele, no próximo domingo (14). Caso seja aprovada, a operação deve acontecer depois do julgamento da trama golpista. A expectativa é de que o procedimento ocorra, no Hospital DF Star, sem a necessidade de internação.

Aprovado 

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada estadual Ivana Bastos (PSD), celebrou a aprovação do Projeto de Lei (PL), que concede reajustes e reestruturação de carreiras do funcionalismo estadual. A proposta, que passou pela Casa, na última semana, foi sancionada na segunda-feira (8), pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Segundo Ivana, a medida representa mais do que números. "Eu fico muito feliz, porque aqui foi reestruturação de carreiras, foi reajuste salarial, foi o cuidar de gente", afirmou. A deputada destacou ainda a participação dos parlamentares na construção do texto final. "Quero agradecer à Assembleia Legislativa, aos 63 deputados que chegaram junto, que discutiram, que votaram e que tornaram essa realidade aqui, hoje", completou.

Denúncia MPF 

Vereadores de Boa Vista do Tupim denunciam o prefeito Savio Bulcão dos Santos (PSDB), por corrupção, em compra de pneus e contratação de serviços de manutenção veicular. Segundo os parlamentares, os mesmos veículos que supostamente receberiam novas peças da empresa Souza Sucatão Ltda-ME, estão inservíveis e foram colocados em leilão. O prefeito é acusado por atos de improbidade administrativa, crime de peculato, responsabilidade e outras práticas delituosas. Os vereadores acusam o ex-prefeito da cidade de participar do esquema. Helder Lopes Campos, conhecido como Dinho (PSDB), esteve à frente da gestão municipal de 2017 a 2024.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 12 Setembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/