Ponto e Vírgula 10/05/2022

Ponto e Vírgula 10/05/2022

Sobe - O sensei feirense Marlos Vandré, da academia Corpo e Mente/Fábrica de Guerreiros, por conquistar o campeonado brasileiro de Jiu Jitsu, na sua categoria, em São Paulo.

Desce - O Brasil, por alcançar a maior taxa base de juros (SELIC), tendo no mundo apenas um companheiro, a Turquia, que está em segundo lugar.

Na espreita

O deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos) disse que almeja ser vice na chapa de ACM Neto (UNIÃO), mas que continuará apoiando o pré-candidato mesmo que não seja escolhido. "Quero ser vice, acho que tenho condição de ser, até porque estou há mais tempo no grupo fazendo política, mas se não for, continuarei como aliado. Isso porque acredito no projeto. ACM Neto foi um grande gestor em Salvador e a Bahia precisa de renovação. Precisa de oxigenação. Ele é um grande político e um grande gestor. Sabe fazer política e sabe gerir", disse.

Merecimento

Nilo também revelou detalhes da conversa que teve com ACM Neto antes de embarcar no grupo. "Ele não me chamou nem para ser candidato a senador e nem a vice. Em 2014, ele me chamou para concorrer ao Senado na chapa dele e eu não aceitei. Agora, foi diferente. Acho até que mereço ser, mas vou aceitar o que for definido", disse.

União Brasil

Partido mais rico do Brasil, a União Brasil terá cerca de R$ 950 milhões à disposição, juntando os fundos partidário e eleitoral em 2022, segundo informações do blog Painel, da Folha de São Paulo. De acordo com a publicação, o partido conta ainda com mais R$ 250 milhões guardados de anos anteriores para usar na eleição. Deste montante, 30% têm de ser destinados a candidaturas femininas.

Liberdade de expressão

Bolsonaristas que participaram do chamado "ato cívico pela liberdade de expressão", organizado pelo governo federal em protesto pela condenação de Daniel Silveira (PTB-RJ), no Supremo Tribunal Federal (STF), já acionaram a Justiça pelo menos 54 vezes para remover conteúdos críticos, em tentativas de censura judicial.

Liberdade de expressão I

Só o presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto ainda era deputado, apresentou 34 processos judiciais do tipo. Outros parlamentares do grupo moveram pelo menos 20 ações contra veículos de comunicação ou redes sociais para a retirada de conteúdos. Os dados foram fornecidos pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Aproximação

Em busca de palanques fortes que ancorem sua candidatura à reeleição em outubro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tenta aderir informalmente candidatos da centro-direita à sua campanha. Neste movimento, Bolsonaro iniciou um movimento de aproximação com pré-candidatos a governador de PSDB e União Brasil em seis estados e já recebeu apoio público em quatro deles. O apoio a Bolsonaro já foi selado em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Rondônia. Também há movimentos de aproximação no Ceará e na Paraíba.

Articulação

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, pediu uma reunião nesta semana com o presidente do Avante, Luis Tibé. A sigla lançou o deputado André Janones como candidato ao Planalto. As informações são da coluna do jornalista Guilherme Amado, da Metrópoles. Além do Avante, o PT busca conversar com diretórios do MDB, que lançou a senadora Simone Tebet ao Planalto, e do PSD, que não terá candidato após a desistência do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco.

Questionamentos

Quarta-feira, 11 de maio. Esta é a data escolhida pela Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para responder a todos os questionamentos sobre o processo eleitoral enviados pelos integrantes da Comissão de Transparência das Eleições (CTE). As Forças Armadas integram o colegiado e haviam solicitado a publicidade dos documentos trocados com a Corte. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/