Ponto e Vírgula 10/08/2023

Ponto e Vírgula 10/08/2023

Sobe - Flipelô por divulgar a diversidade literária, artística e cultural da Bahia.

Desce - Cúpula da Amazônia por fechar acordo frágil, segundo especialistas na área, já que a declaração final não incluiu meta conjunta de desmatamento zero.

Comissão de educação

Ampliar os esforços objetivando promover melhorias na educação inclusiva e buscar soluções para pendências na área cultural da cidade. Estas são algumas das metas da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Feira de Santana. No encontro, os vereadores que integram o órgão trataram de ações e prioridades visando o novo semestre legislativo, recentemente aberto. Além da continuidade do trabalho que vem sendo realizado ao longo da legislatura, estimulando e cobrando do poder público a fazer mais investimentos nos campos do ensino e das artes, os vereadores estão comprometidos em aprofundar-se no acompanhamento à correta aplicação dos recursos.

SMTT

Desde o fim do mês de maio, Sérgio Carneiro é o secretário municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Feira de Santana e, ao longo destes quase três meses, suas ações à frente da pasta têm rendido elogios por parte de vereadores na Câmara Municipal. Um dos destaques do seu trabalho está relacionado à integração do transporte público, através do Via Feira, e o acesso livre às catracas nos terminais centrais dos bairros Tomba e Cidade Nova. Zé Curuca (UB), Silvio Dias (PT), Paulão do Caldeirão (PSC), Edvaldo Lima (MDB) e Marcos Lima (MDB), foram unânimes em destacar a competência do titular da pasta.

Candidato a prefeito

O ex-presidente da Câmara, presidente do PSD de Feira, em pronunciamento raso, na sessão da Casa da Cidadania, na última terça-feira (8), anunciou que não apoiará a campanha do deputado federal Zé Neto (PT), dizendo que, ele é que seria o candidato a prefeito. A imprensa o procurou depois para maiores esclarecimentos, mas, ele disse que o que tinha de dizer, "foi dito".

Reajuste adiado

Após acordo entre as bancadas do governo e da oposição, a ALBA decidiu adiar a votação do reajuste dos servidores do Judiciário, além do projeto de lei de reestruturação dos cartórios extrajudiciais. O adiamento da votação do reajuste ocorreu após conversa com representantes do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Novas urnas

A Justiça Eleitoral baiana recebeu mil urnas eletrônicas modelo 2022. Os equipamentos foram entregues no Centro de Apoio Técnico (CAT) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, em Porto Seco Pirajá, local onde ficam armazenadas. Este é o 1º lote das mais de 15 mil urnas que deverão ser entregues ao Regional para as Eleições Municipais de 2024. As novas urnas deverão substituir as de modelos 2009, 2010 e 2011.

Depoimento cancelado

A CPI do MST cancelou o depoimento do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, previsto para a tarde de ontem (9), na comissão. A ordem do cancelamento partiu do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que acatou uma questão de ordem do deputado Nilto Tatto (PT-SP) contra o requerimento de convocação de Rui aprovado na comissão. Na terça-feira (8), Lira esteve reunido com Rui Costa, de onde teria partido a articulação para anular a convocação. (Metrópoles).

PT

O Partido dos Trabalhadores da Bahia já tem 185 pré-candidatos a prefeito e prefeita para as eleições municipais de 2024. O diagnóstico do número de nomes apresentados foi feito durante os Encontros Territoriais da Legenda, realizados em todo o estado, de abril a julho deste ano. Com a filiação de cinco novos prefeitos, a legenda conta atualmente com 37 gestores municipais. A intenção é ampliar esse número no próximo ano.

Valdemar Costa Neto

Após o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinar o desbloqueio das contas do PL, em fevereiro, o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, decidiu dar um aumento salarial a si próprio. Dados da prestação de contas do PL feita ao TSE mostram que, até o início deste ano, Valdemar recebia a remuneração líquida mensal de R$ 24.782,34, como presidente da legenda. A partir de março, o valor do repasse aumentou, chegando a R$ 30.483,16 em maio, o que equivale a um aumento de 23%. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/