Ponto e Vírgula 21/10/2025
SOBE - Faceb e Sebrae, pelo sucesso na realização do XIII Encontro Estadual do Empreender e III Encontro Estadual do CMEC.
DESCE - Cartório de Registro Civil, que emitiu certidão de óbito falsa e virou objeto de investigação da Corregedoria Geral da Justiça da Bahia.
Articulação
O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, comentou sobre a possibilidade de atrair deputados para o PSB, partido ao qual é filiado. Na ocasião, o político também falou sobre as negociações para que o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), retorne à base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). "Tenho conversado com ele, com Niltinho, Hassan, Eduardo Salles, Antônio Henrique e Paulo Câmara. Estamos na expectativa de ter mais seis deputados estaduais na base. Também soubemos que há o desejo de que o deputado federal Mário Negromonte Júnior se una ao grupo. Acho que está na hora de fortalecer ainda mais o PSB", pontuou Cardoso.
Deyvid Bacelar
O coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, comemorou, ontem (20/10), a liberação da licença do Ibama para que a Petrobras possa perfurar o primeiro poço em águas profundas da Margem Equatorial, a quinhentos quilômetros da Foz do Amazonas. "Finalmente, depois de muito diálogo entre o Ibama e a Petrobras, saiu a licença para a perfuração. A FUP comemora essa notícia que vai possibilitar certamente a garantia de nossa soberania energética", festejou Bacelar.
Aliança
Presente na autorização para construção de quatro Policlínicas Regionais, em evento da UPB, ontem (20), o governador Jerônimo Rodrigues (PT), reforçou a parceria do governo do Estado com a União dos Municípios da Bahia. "Esta é uma agenda de obras em parceria com o governo do estado e a UPB. A requalificação da sede, que eu percebi aqui bem cedinho, inclui uma sala UPB Mulher, para prestigiar o papel feminino, e um outro ambiente de UPB Gestão, com órgãos de controle, para melhorar a participação desses órgãos e qualificar cada vez mais o uso dos recursos", explicou o chefe do Executivo estadual.
Solidariedade
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, ontem (20), que sua maior relação com o partido Solidariedade, na Assembleia Legislativa da Bahia é com o mandato do deputado estadual Luciano Araújo e que irá trabalhar para que o partido faça parte da base de apoio ao presidente Lula (PT) nas eleições de 2026. "Ele é um deputado e um partido que sempre acompanha, discute conosco e ajuda nas emendas. Nós vamos fazer um esforço para trabalharmos de forma conjunta, para que o voto seja um alinhamento", explicou o chefe do Executivo estadual.
Muita gente nervosa
O senador Jaques Wagner (PT), comentou a Operação Overclean, deflagrada pela Polícia Federal para apurar supostos esquemas de corrupção e desvio de recursos públicos em contratos em diversos municípios baianos. Wagner destacou que toda operação policial deve ser levada até as últimas consequências, sem interferências políticas. "Toda operação policial tem que ir até o fim e pegar os grandes tubarões que comandam a corrupção e o desvio de dinheiro público. Essa, para mim, é a obrigação de qualquer investigação", afirmou Wagner, durante conversa com a imprensa, na autorização da construção de quatro Policlínicas Regionais.
Fortalecimento dos municípios
O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, disse ontem, durante o encontro "Parceria que Transforma", que a condução do governo estadual tem fortalecido os municípios e garantido avanços significativos na gestão pública. O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil Rui Costa, além de prefeitos, senadores e representantes de consórcios públicos e instituições estaduais. Ao site Política Livre, Caetano destacou a atuação de Jerônimo e a continuidade do projeto político iniciado pelos ex-governadores Jaques Wagner e Rui Costa. Ele elogiou também o senador Angelo Coronel (PSD), que pode ser limado da chapa majoritária, que ano que devem deve ter Wagner e Rui nas vagas para o Senado.
Certidão de óbito falsa
A Corregedoria Geral da Justiça da Bahia instaurou uma apuração imediata para investigar a emissão de uma certidão de óbito falsa pelo Cartório de Registro Civil - Mares, em Salvador. A medida foi determinada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Roberto Maynard Frank, e publicada, ontem (20), no Diário da Justiça Eletrônico do TJ-BA. O episódio envolve o ex-auditor fiscal, Arnaldo Augusto Pereira, condenado por participação na chamada Máfia do ISS, em São Paulo. Ele foi preso recentemente, na Bahia, após simular a própria morte com o uso de uma certidão de óbito falsificada, datada de 12 de julho de 2025. O documento fraudulento permitiu que ele tivesse crimes extintos judicialmente, livrando-se de punições em processos penais.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.