Ponto e Vírgula 30/01/2026

Ponto e Vírgula 30/01/2026

Sobe - O espetáculo feirense, "Akoko Lati Wa Ni - Tempo de Ser", por ser o único espetáculo baiano que concorrerá ao Prêmio Shell de Teatro. 

Desce - Condutores que cometem imprudências no trânsito, aumentando consideravelmente o risco de acidentes em vias e rodovias que fazem parte de Feira de Santana. 

Confirmou 

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou que a atual secretária-executiva da pasta, Miriam Belchior, é o nome indicado para sucedê-lo a partir de abril. A declaração foi dada em entrevista à Rádio 95 FM de Jequié (BA), ontem. Rui Costa vai deixar o comando do Ministério para concorrer a uma vaga, no Senado, na eleição deste ano. Além dele, outros ministros devem deixar o governo para disputar o pleito deste ano. "O presidente já comunicou a sua escolha tanto a mim quanto à Miriam. Ela foi ministra do Planejamento, trabalha muito, é uma técnica competente e assume o ministério no início de abril. A prioridade do presidente é que [as indicações] sejam de quem já está na equipe, para não haver descontinuidade nas ações de governo", disse Rui Costa. 

Pedido 

O deputado federal da Bahia, Léo Prates (PDT), defendeu que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sofra alterações para punir menores de idade por violência contra animais. A declaração do parlamentar foi feita, na quarta-feira (28), através das redes sociais. O pedido de alteração da legislação ocorre após o cachorro comunitário 'Orelha' ser gravemente ferido após sofrer um espancamento, praticado por quatro adolescentes. A gravidade das agressões fez com que os médicos veterinários que atenderam o animal optassem pela eutanásia.O caso do cachorro Orelha repercutiu nacionalmente, com diversas autoridades políticas e artistas se manifestando sobre o caso. 

Ramagem

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou ao Supremo Tribunal Federal (STF), na quarta-feira (28), que o governo brasileiro formalizou o pedido de extradição do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL), atualmente, nos Estados Unidos. Segundo o ofício enviado ao ministro Alexandre de Moraes, que solicitou a extradição, o pedido foi entregue pela embaixada do Brasil em Washington ao Departamento de Estado americano em 30 de dezembro de 2025. Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), durante o governo de Jair Bolsonaro, foi condenado a 16 anos de prisão na ação penal relacionada à trama golpista. Em setembro do ano passado, ele deixou o país para evitar o cumprimento da pena e está residindo em Miami. 

Tranquilidade 

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), afirmou que não teme uma eventual delação premiada do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e disse estar "tranquilo e calmo". A declaração foi feita no programa Giro Baiana. "A 'trambicagem' hoje do Banco Master que bate em R$ 50, 60, 70 bilhões é um bando de falcatrua feita lá com BRB… vendendo título falso, não sei o quê. E tem muita gente debaixo da cama", declarou Wagner. O senador confirmou que mantém relação próxima com o empresário Augusto Ferreira Lima, conhecido como "Guga Lima", ex-sócio de Vorcaro, mas garantiu que não tem "nenhum negócio com ele". 

Apoio 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), esteve ontem (29), no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como 'Papudinha', para visitar Jair Bolsonaro (PL). Este foi o primeiro encontro entre os dois desde que o ex-presidente começou a cumprir pena na unidade prisional. Após o encontro, Tarcísio reafirmou que será candidato à reeleição ao governo de São Paulo e que vai apoiar o senador Flávio Bolsonaro (PL), na eleição presidencial. A visita de Tarcísio a Bolsonaro foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. 

Reunião 

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado se reuniu em Brasília com pré- -candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL), para tratar da troca de partido do chefe do Executivo goiano. Segundo fontes à CNN, o encontro ocorreu poucos dias antes do senador viajar para Israel. A reunião contou também com a participação, por vídeo, do senador Rogério Marinho (PL), coordenador da campanha de Flávio. Durante a conversa, foi discutida a estratégia de pulverização da direita no primeiro turno, com candidaturas múltiplas, modelo que teria sido inspirado na eleição chilena e no plano da oposição para derrotar Gabriel Boric. Caiado, por sua vez, explicou sua situação, no União Brasil, que mantém federação com o PP, e afirmou sua intenção de concorrer à Presidência, destacando que uma mudança de partido poderia ser necessária, já que sua candidatura ainda não estava garantida na sigla. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 30 Janeiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/