Ponto e Vírgula 11/01/2022

Ponto e Vírgula 11/01/2022

Sobe - Decisão do governador Rui Costa em reduzir limite de pessoas em eventos e exigir comprovante de vacina para entrada em bares e restaurantes.

Desce - Vândalos, por recorrente prática de depredação e pichação em equipamentos públicos de Feira de Santana.

Com covid

Três secretários do município testaram positivo para COVID-19 nos últimos dias. Na sexta (7), o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Sebastião Cunha,e o Secretário de Comunicação, Edson Borges anunciaram os resultados positivos, já ontem (10), o Secretário de Agricultura, Pablo Roberto, recebeu também o resultado positivo. Edson e Pablo anunciaram apenas que entrarão em quarentena, já Sebastião, além da quarentena, anunciou que responderá interinamente pelo cargo, o servidor Arsênio Oliveira. Todos estavam vacinados e estão com sintomas leves.

Lamenta

O senador Jaques Wagner (PT) comentou, na manhã de ontem (10), sobre a possibilidade do deputado federal Marcelo Nilo (PSB) se juntar à chapa do pré-candidato a governador da Bahia, ACM Neto (DEM) - ou seja, migrar para o grupo político de oposição aos governos petistas. De acordo com Wagner, nada foi conversado com Nilo sobre a possibilidade, mas o senador disse que, se essa for a vontade do deputado, ele lamenta.

Apoio a Moro

Dirigentes da União Brasil, que será criada com a fusão do DEM com o PSL, dizem que o partido só definirá o apoio ou não a Sérgio Moro (Podemos) na eleição presidencial deste ano após a janela partidária, em abril. Além de esperar para ver a performance dos candidatos da terceira via em pesquisas, a legenda quer focar na montagem de candidaturas a governos estaduais e ao Congresso, considerados prioritários para o partido.

Para manter

Para manter o deputado federal e presidente do Podemos na Bahia, João Carlos Bacelar em sua base, o governador Rui Costa (PT) não descarta sugerir que o aliado se filie a outro partido. A possibilidade foi levantada pelo próprio petista, ontem (10). "Devemos intensificar as conversas políticas com o Podemos e com outros partidos também. É necessário que a gente possa encontrar uma solução. Vamos discutir esse mês e em fevereiro todo o arranjo, já que em março abre o prazo para os deputados legalmente poderem sair dos partidos", disse Rui". "É uma decisão que ele tomará. [Deixar o partido] é uma das alternativas", acrescentou o governador.

Lúcio

O presidente de honra do MDB baiano, Lúcio Vieira Lima, negou que vá disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de outubro. Em uma publicação no seu perfil do Instagram, o emedebista afirmou ainda que é mais fácil ele sair nu pelas ruas de Salvador do que ser candidato no pleito deste ano.

MEI's

Após vetar integralmente um projeto que permitiria a repactuação de débitos tributários para MEIs (microempreendedores individuais) e empresas do Simples Nacional, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou ontem (10), que o governo pretende adotar uma "solução parcial" para permitir que microempreendedores que contraíram dívidas durante a pandemia possam renegociá-las. "Hoje devemos ter uma decisão para atender o pessoal do MEI que contraiu empréstimo por ocasião da pandemia, para que seja renegociado isso sim", declarou Bolsonaro.

Dificuldade

O governador Rui Costa (PT) falou ontem (10), sobre a dificuldade do repasse de recursos financeiros do Governo Federal para a reconstrução de casas no sul do estado atingidas pelas fortes chuvas do mês de dezembro e também afirmou que conversou com o ministro da Cidadania João Roma (Republicanos) sobre o processo. "Ele sinalizou com o repasse dos municípios para o aluguel social, estou pedindo aos prefeitos que apresentem a conta ao governo federal dos aluguéis sociais até que as casas fiquem prontas", disse.

Kassab

Lideranças do MDB e do PT dizem que Gilberto Kassab, presidente do PSD, está fazendo jogo duro ao declarar que a sigla levará até o final sua candidatura presidencial porque ele mesmo quer ser o vice de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/