Ponto e Vírgula 11/01/2023

Ponto e Vírgula 11/01/2023

Sobe - Alexandre de Moraes, por determinar prisão de ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, que foi omisso nos atos antidemocráticos de Brasília.

Desce - Ativistas políticos, que segundo o BOPE, praticaram ato terrorista, causando pânico na população.

Minha casa, minha vida

A Prefeitura de Feira de Santana estaria articulando a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de moradores dos conjuntos residenciais do programa federal denominado Minha Casa, Minha Vida, informa o vereador Luiz da Feira (Avante). Em pronunciamento na Câmara, ele alertou para esta possibilidade ao pedir maior atenção para esses locais, que se encontram abandonados. "Em vez de melhorar serviços como iluminação pública, limpeza e educação, (o Governo) quer cobrar IPTU daquela população carente", protesta.

Susto

Com estimativa orçamentária para o ano de 2023 em mais de R$ 56 milhões, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Feira de Santana deve receber subsídio federal para custear despesas com o transporte público. A informação foi dada pelo vereador Marcos Lima (União Brasil), durante a segunda discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA), na Câmara Municipal. Conforme disse o vereador, após "tomar um susto" ao ver o valor, considerado alto da dotação da Secretaria de Transportes, ele soube que essa previsão de repasse do subsídio federal já consta na LOA com o objetivo de custear despesas com gratuidades no transporte público em Feira.

Superlotação

"Vai estourar na alta complexidade". A advertência é do vereador Emerson Minho (DC), sobre a decisão do prefeito Colbert Martins Filho, de suspender os serviços da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) localizada no bairro Mangabeira. "É descaso. Sendo ele médico, jamais deveria fazer isto, tirar o direito da população à saúde básica", diz ele. Para o vereador, é óbvio que esta medida vai causar mais dificuldades para o Hospital Geral Clériston Andrade, "já bastante sobrecarregado".

Apoio

Após participar de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros chefes dos Executivo estaduais, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se colocou à disposição para ajudar a elucidar os atos terroristas ocorridos no último domingo (8) e restabelecer a ordem e a paz no país. "A Bahia irá dar todo o apoio ao Governo Federal e aos Poderes para averiguar e encontrar os responsáveis por esses atos terríveis", disse o governador da Bahia, que após a reunião caminhou do Palácio do Planalto até o Supremo Tribunal Federal (STF), juntamente com Lula, os demais gestores estaduais e ministros da Corte.

Descontaminação

Ministro-chefe da Casa Civil Rui Costa (PT) afirmou que é preciso 'descontaminar todas as instituições' para evitar que novos atos golpistas se repitam no Brasil. O ministro afirmou que o povo brasileiro não aceitará novos chamados de pessoas que agem como se fizessem parte de uma "seita". E recomendou terapia para quem não aceitar viver em democracia.

UPB

A chapa governista que vai disputar a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), no início do mês de fevereiro, foi recebida pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), pelo vice-governador da Bahia, Geraldo Jr. (MDB) e pelo secretário de Relações Institucionais do Estado, Luiz Caetano (PT). Durante o encontro, toda a chapa estava presente. O prefeito de Belo Campo, Quinho (PSD), será o presidente; o prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, assume a vice-presidência administrativa; Wilson Cardoso, prefeito de Andaraí, será o vice-presidente institucional. A chapa tem ainda Caca, prefeito de Miguel Calmon, como 1º Tesoureiro, e Kitty Guimarães, prefeita de Taperoá, como 2ª tesoureira. Os prefeitos Moreirinha, de Itapicuru, e Reinaldo Góes, de Iuiú, serão 1º e 2º secretários, respectivamente.

Prisão

A prisão do coronel Fábio Augusto Vieira, ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) foi decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A decisão foi tomada com base na postura adotada pela PM-DF, que estava sendo comandada por Vieira, durante a realização dos atos antidemocráticos que ocorreram em Brasília no último domingo (8). No momento, o cargo de comandante-geral está sendo ocupado pelo coronel Klepter Rosa Gonçalves, que foi anunciado nesta segunda-feira (9), pelo interventor federal no DF, Ricardo Cappelli.

Começou

Durante a solenidade de posse do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), falou sobre o andar da investigação sobre os financiadores dos atos terroristas que ocorreram na Esplanada dos Ministérios. De acordo com Dino, alguns dos responsáveis por financiar e fornecer transporte para os apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já foram identificados pelas autoridades.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/