Ponto e Vírgula 27/12/2025
Sobe - Ana Carolina, por ter cumprido o contrato integralmente e por isso não ter praticado qualquer descortesia com qualquer autoridade ou a imprensa, na apresentação do Natal Encantado.
Desce - O staf do Município de Feira de Santana, que através dos seus representantes não teve o cuidado de ler o contrato que assinaram expondo a figura do chefe do governo municipal e com isso expos a artista a uma vaia que não tinha procedência.
Desculpas
Nessa coluna volta a tratar da apresentação da cantora Ana Carolina: peço desculpas à artista, porque a coloquei descendo na abertura desta coluna, pois, não fui informado pela Comunicação do Município, como imprensa, o que ensejou as vaias inadequadas por parte do público e queixas de toda imprensa.
Elmar e Tom
Quem esteve no começo da semana, em Feira de Santana, conduzido pelo pré-candidato à deputado estadual Tom, foi o deputado Elmar Nascimento. Tom deixou de fazer dobradinha com um evangélico, seu irmão em Cristo, para cerrar fileiras em torno da candidatura de Elmar. Nas mãos do ministro Flávio Dino, um processo da Operação Overclean onde consta o parlamentar e familiares dele. Os concorrentes de Tom fazem gozação espalhando: 'assim Tom não está buscando o caminho dos céus'. Mas, é só gozação, afinal mais de 90% do eleitorado não tá nem aí.
Expulsão
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a abertura de processo interno, na Controladoria-Geral da União (CGU), para "responsabilização e expulsão" do serviço público federal do servidor do órgão que agrediu uma mulher e uma criança, no Distrito Federal. As imagens da agressão circulam nas redes sociais. "O combate ao feminicídio e a toda forma de violência contra as mulheres é um compromisso e uma prioridade do meu governo", escreveu Lula, em publicação nas redes sociais, classificando o episódio como uma "agressão covarde" e "inadmissível". "Não vamos fechar os olhos aos agressores de mulheres e crianças, estejam eles onde estiverem, ocupem as posições que ocuparem. Um servidor público deve ser um exemplo de conduta dentro e fora do local de trabalho", completou.
Culpa
A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, culpou a taxa básica de juros, a Selic, como a maior responsável pelo aumento da dívida pública do país e não as despesas do governo. Atualmente a Selic está em 15% ao ano, maior patamar desde 2006, quando foi fixada em 15,25% ao ano. Em uma rede social, a ministra disse que o elevado patamar da Selic "suga" os recursos do Orçamento para investimento e compromete "a prestação de serviços públicos, os programas sociais e os investimentos do governo para o desenvolvimento do país". A ministra fez críticas às notícias, sem citar fontes, que apontam um crescimento de 5% acima da inflação na despesa do governo como responsáveis pelo aumento da dívida e que ignoram que os juros estão 10% mais altos do que a inflação.
Decisão
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, suspendeu, no domingo (21), os efeitos do Artigo 10 do Projeto de Lei (PL) nº 128/2025, aprovado pelo Congresso Nacional, que permite o pagamento das chamadas emendas de relator (RP 9), conhecidas como o orçamento secreto. O trecho revalida os restos a pagar desde 2019, que são as despesas empenhadas não pagas que haviam sido canceladas a partir de lei de 2023. Esses valores poderão ser quitados até o fim de 2026, inclusive recursos de emendas parlamentares. A estimativa de impacto para os cofres do governo está em torno de R$ 3 bilhões. A decisão de Dino tem caráter liminar, mas passará por referendo do plenário da Corte. Ela foi tomada em uma ação apresentada por deputados federais e pelo partido Rede Sustentabilidade.
Rejeitou
O ministro Gilmar Mendes, do STF, negou seguimento à reclamação apresentada por Comte Bittencourt contra decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), que reconduziu Roberto Freire à presidência nacional do partido Cidadania. Comte buscava reverter decisão do desembargador, José Firmino Reis Soub, da 8ª Turma Cível do TJDFT, que, em 7 de dezembro, concedeu tutela de urgência para suspender os efeitos da reunião do Diretório Nacional realizada em 2023 e determinou o retorno imediato de Freire ao comando da legenda. O magistrado apontou nulidades no procedimento que levou à destituição do então presidente, como a ausência de contraditório e ampla defesa e o descumprimento de regras estatutárias.
Fechou
Ao final da última sessão de votação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em 2025, a presidente Ivana Bastos e os líderes do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), e da oposição, deputado Tiago Correia (PSDB), agradeceram aos colegas pela conclusão dos trabalhos, com a votação de quatro proposições do Executivo e 94 projetos de autoria de deputados, e pelo bom embate, no campo democrático, durante todo o ano legislativo. Fechando o primeiro ano como chefe do Legislativo baiano, ela manifestou sua gratidão aos colegas e servidores da Casa: "Um ano que começou difícil, que a gente termina com a sensação de dever cumprido, com o coração mais leve, até com emoção, com a sensação de que é possível tocar pra frente. E o apoio de todos vocês foi fundamental para isso. A minha gratidão a todos os parlamentares, a todos funcionários, a todos que fazem a ALBA ser a ALBA de um novo tempo. Muito obrigado!".
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.