Ponto e Vírgula 11/12/2025

Ponto e Vírgula 11/12/2025

Sobe - Universidade Estadual de Feira de Santana, por sediar o maior teatro do interior da Bahia.

Desce - Estabelecimentos comerciais, que vendem e/ou armazenam bebida alcoólica adulterada. 

O sinal 

O senador Jaques Wagner (PT), sinalizou nas redes sociais a formação do que pode ser a base da chapa majoritária governista para as eleições de 2026. Ao exaltar a parceria histórica com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e com o governador Jerônimo Rodrigues, Wagner reforçou a continuidade de um grupo político que, segundo ele, conduz há quase duas décadas um ciclo de realizações na Bahia.

Uma evidência 

A fala do senador petista, ao destacar "esse time" composto por ele, Rui e Jerônimo, pode ser interpretada como mais uma indicação de que Rui Costa deve ocupar posição de candidato ao Senado. Ao mesmo tempo, a ausência de qualquer menção ao senador Angelo Coronel (PSD), reforça especulações de que ele pode ficar fora da composição majoritária, no próximo pleito.

Suplementação 

Em entrevista à imprensa, após almoço com os jornalistas, que cobrem as atividades da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), confirmou que pedirá suplementação ao orçamento de 2025 ao governo do Estado antes do encerramento das atividades. A presidente, contudo, afirmou ainda não ter a estimativa e informou que a equipe administrativa está finalizando os cálculos. Ainda de acordo com a presidente, a suplementação é necessária para que haja um equilíbrio, no fechamento das contas, de forma que não haja pendência financeira com os credores. Ivana também pontuou que em 2024, a Casa tinha R$60 milhões a menos em caixa e este ano, "nós já estamos aí com a previsão de R$40 milhões a menos do que o ano passado".

Desavenças 

O presidente Lula (PT), disse ontem (10), que desavenças na Câmara dos Deputados são aspectos próprios da democracia, um dia após o protesto do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), contra sua cassação, que culminou em sua retirada à força do plenário da Casa. "Estou muito tranquilo com o que está acontecendo no Brasil. Essa desavença da Câmara é própria da democracia, a gente estava desabituado a isso", disse. "Esse país está mudando para melhor, pode ter certeza."

40 anos

Assegurar o acesso à justiça e a promoção dos direitos humanos das pessoas em situação de vulnerabilidade. Com esse propósito, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) celebra, em dezembro de 2025, seus 40 anos de história, consolidando-se como uma das instituições essenciais à função jurisdicional do Estado. Autônoma e independente, a DPE/BA foi criada pela lei nº 4.658/85, de 26 de dezembro de 1985. A instituição atua nas mais diversas áreas do Direito (cível, penal, família, infância e juventude, direitos coletivos e tutela de interesses difusos), e possui papel decisivo, na efetivação da cidadania e na consolidação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Vai enterrar 

O presidente da CCJ do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), afirmou que pretende "enterrar" o PL da Dosimetria - proposta aprovada na Câmara, que reduz penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro, incluindo Jair Bolsonaro. Ao comentar a tramitação, Otto classificou o texto como "casuístico, feito para atender um grupo, não a população" e chegou a chamá-lo de "sem vergonha", embora tenha assegurado que seguirá o rito regimental na Comissão. A reportagem é da Veja.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 12 Dezembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/