Ponto e Vírgula 14/12/2021

Ponto e Vírgula 14/12/2021

Sobe - Elon Musk, por ocupar a capa da Time como personalidade do ano.

Desce - Seguranças e seguidores do Presidente Bolsonaro pela intolerância e agressão à repórteres do SBT e TV Globo.

A sugestão

Ao ser questionado sobre a nota divulgada nesta coluna, na edição de sábado (12), em que sugeri a possível formação de uma federação que seria a maior do Brasil, o pré-candidato ao governo da Bahia, o presidente do DEM, ACM Neto afirmou à nossa reportagem que: "Nós estamos em conversa, não sobre federação, mas sobre a possibilidade de uma aliança dos partidos que você citou, todos eles são partidos que desejam no fundo apresentar ao brasileiro uma alternativa que quebre essa polarização hoje estabelecida na política nacional", disse.

O acatamento

"Eu sou altamente favorável ao diálogo entre União Brasil, PSDB, MDB e Podemos, e até incluindo outros partidos como o Cidadania, o PV, o Partido Novo, o PDT e Republicanos… agora que você falou, eu acho que muitos partidos podem participar desse diálogo. Ainda tem muita coisa aí para acontecer na política nacional até as definições que vão ficar mais pra frente no ano que vem, e portanto esse diálogo eu acho muito produtivo e que pode sim, mexer no tabuleiro da política brasileira", afirmou ACM.

O federal

Em discurso no último sábado (12), o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, anunciou o que muitos nos bastidores da política feirense já sabiam, mas ainda não tinham uma definição concreta sobre o nome do grupo para a disputa federal em 2022. Ronaldo afirmou ao lado de ACM Neto, Fernando de Fabinho, Colbert Martins e Sérgio Carneiro, que Zé Chico seria o nome para candidato federal, ele também estava ao lado dos políticos citados.

A federal

Mesmo anunciando Zé Chico como candidato, Zé Ronaldo destacou na mesma feita o trabalho realizado pela deputada federal Dayane Pimentel, dizendo que ela "vem trabalhando com força, coragem, determinação e inteligência", elogios a Dayane também foram proferidos por ACM Neto. "Dayane Pimentel vem trabalhando muito por Feira e pela Bahia no Congresso Nacional. Uma mulher de fibra", disse. Os dois nos discursos avaliaram que ela deveria ser reconduzida.

Prejudicial

Mais da metade dos brasileiros (51%) acredita que o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro da Economia, Paulo Guedes, prejudicam o trabalhador enquanto favorece os mais ricos. A pesquisa "Conjuntura Política e corrupção financeira", a primeira do Instituto Conhecimento Liberta (ICL), dirigido pelo ex-banqueiro Eduardo Moreira também aponta que 47% da população vê a dupla como prejudicial aos mais pobres.

Visita política

O governador Rui Costa (PT) classificou como um "ato político" a visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) às áreas afetadas pela chuva no extremo sul da Bahia, no domingo (12). "Não veio prestar solidariedade nem visitar o povo. Ele veio fazer carreata e mobilizou seus fanáticos do extremo sul para ficar gritando, fazendo um ato político partidário", declarou o petista.

Agressões

A presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas áreas atingidas pelas enchentes no sul da Bahia causou aglomeração, tumulto e denúncias de agressão contra jornalistas. Equipes da TV Bahia, afiliada da TV Globo, e da TV Aratu, afiliada da SBT, foram agredidas por seguranças e apoiadores do chefe do Executivo, em Itamaraju (BA). Um dos seguranças de Bolsonaro impediu que os profissionais se aproximassem, e chegou a segurar uma repórter pelo pescoço com o antebraço e dar um "mata-leão".

Contarato

O senador Fabiano Contarato anunciou oficialmente em suas redes sociais seu desligamento do partido Rede Sustentabilidade, pelo qual foi eleito senador, no estado do Espirito Santo, e sua escolha por filiar-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), em busca do pleito de 2022. A decisão foi anunciada através do perfil oficial do político no Instagram, e recebeu mensagens de "boas-vindas" de diversos membros do partido, como o do deputado Federal Helder Salomão (PT-ES), e do ex-senador Jorge Viana (PT-AC). 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 17 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/