Ponto e Vírgula 15/02/2024

Ponto e Vírgula 15/02/2024

Sobe - Presidente da Câmara de Feira por fazer convênio que garantirá desconto de até 90% em medicamentos para servidores.

Desce - Escola de samba Vai-Vai por ser detonada após retratar policiais como "demônios" em desfile.

De volta

Os deputados federais e senadores voltam a se reunir para comissões ou sessões no Poder Legislativo federal, no dia 19 de fevereiro, segundo agenda. Eles estão em um 'pequeno recesso' carnavalesco. Segundo dados do Senado, a próxima semana começa com uma sessão a partir das 14h, mas não deliberativa ou seja, reunião destinada para discursos, comunicações, leitura de proposições e outros assuntos.

De volta I

Já na Câmara dos Deputados, a movimentação ocorre apenas a partir do dia 21, mostra a agenda da Casa. Na ocasião, haverá "reunião da bancada feminina e órgãos parceiros para fazer um balanço dos avanços obtidos em 2023 e debater as perspectivas para 2024.

Torcidas organizadas

As coisas não serão fáceis para os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As Torcidas organizadas de São Paulo articulam manifestação paralela para acontecer ao mesmo tempo em que estará ocorrendo o ato do ex-presidente, na Avenida Paulista. O movimento é batizado de "Domingão do Arrebatamento", com participação da Mancha Verde, Gaviões da Fiel e Galera do Hip Hop. Os eventos, marcados para o dia 25 de fevereiro, têm naturezas distintas: enquanto Bolsonaro reúne apoiadores para "fazer uma foto" e demonstrar a expressão do apoio que tem junto à população, na capital paulista, as torcidas organizadas divulgam que o ato no domingo será em defesa da democracia.

Passaporte

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) submeteu ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes um pedido para que o passaporte do ex-presidente seja devolvido. A solicitação foi realizada na semana passada, logo após a operação da Polícia Federal que mirou o ex-mandatário e aliados seus. Os advogados do ex-presidente pedem que o magistrado reconsidere a decisão que proibiu que Bolsonaro de se ausentar do país e reteve o seu passaporte. Eles ainda solicitam que, em vez de ser proibido de deixar o Brasil, Bolsonaro seja apenas obrigado a pedir autorização judicial caso decida se ausentar do território por mais de sete dias.

Escalado

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, ganhou força após ser escolhido pelo presidente Lula (PT) como o novo elo do governo com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), mas alguns reveses fizeram sua fama de "gerentão do governo" sofrer abalos neste início de 2024. O gesto de Lula em indicá-lo como interlocutor de Lira ocorre em meio à elevação das críticas nos bastidores ao ministro que tem a atribuição de coordenar o trabalho de todas as pastas da Esplanada. Três episódios contribuíram para o fogo amigo. A crise desencadeada pela operação da Polícia Federal contra a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), que está sob sua guarda, a dificuldade do governo para retirar invasores da Terra Indígena Yanomami e o anúncio do plano de alavancagem da indústria do país.

Cancelou

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou uma viagem à Paraíba, para agenda na sexta-feira (16), após se tornar alvo da investigação da Polícia Federal (PF), que apura uma tentativa de golpe de Estado. A viagem foi cancelada para que o ex-mandatário se organize para o ato convocado por ele, na Avenida Paulista, na próxima semana. "Em função dos acontecimentos que ocorreram na semana passada, em que foram imputadas acusações infundadas contra o presidente Jair Bolsonaro, ele vai realizar um ato pacífico, na Avenida Paulista, para apresentar a verdade dos fatos. Por causa da logística que envolve um evento dessa magnitude na capital paulista, o presidente decidiu transferir a sua vinda à capital paraibana, marcada para a próxima sexta-feira", diz uma nota do partido.

Desembarcou

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desembarcou no Cairo, capital do Egito, na madrugada de ontem (14). O mandatário foi à região para discutir com o presidente egípcio Abdel Fatah Al-Sisi a guerra entre Israel e o Hamas, além de assinar um acordo na área de bioenergia. Será a segunda vez que o presidente viaja a países da África desde o início do seu terceiro mandato. Desta vez, ele também tem agenda na Etiópia. A melhora nas relações do Brasil com outros países africanos tem sido uma bandeira de seu governo, visto que Bolsonaro, não visitou nenhum país africano durante seus quatro anos à frente da presidência da República.

Blindagem

Em meio à investigação do envolvimento de militares, na tentativa de golpe, o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, quer criar 300 cargos para que civis ocupem cargos estratégicas na condução de políticas de segurança nacional e defesa. Hoje, esses postos são todos ocupados por militares e a alternância de oficiais nessas posições gera desconfianças e atrapalham a condução de medidas e projetos. Apesar do ministro ser o comandante das Forças Armadas, os militares cedidos à massa acabam obedecendo aos superiores hierárquicos imediatamente. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/