Ponto e Vírgula 15/05/2024

Ponto e Vírgula 15/05/2024

Sobe - MP, por campanha de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Desce - Pessoas que deixam seus animais mortos nas ruas da cidade, mais de 2 mil foram recolhidos das ruas de Feira, neste ano. 

Denúncia e suspeita

O vereador José Carneiro (UB), na manhã de ontem (14), usou a tribuna na Casa da Cidadania para chamar a atenção para uma denúncia feita por um site, onde afirma que tem um vereador levando vantagem, no salário de um funcionário, indicado por ele. "Uma denúncia dessa é gravíssima e peço à presidente dessa Casa que cobre uma explicação por parte desse veículo de comunicação sobre essa denúncia. Isso não pode ficar simplesmente em uma denúncia e pronto. Tem que ser apresentadas provas, para esse veículo de comunicação fazer uma denúncia grave dessa, ele tem conhecimento do que está divulgando. Essa denúncia coloca todos os vereadores da Casa em situação suspeita, até que se aponte o suposto vereador como diz o site. Então, peço que esse caso seja apurado com seriedade e venha ser apresentado aqui para todos", disse.

Evangélicos

O vereador Edvaldo Lima (União Brasil), em seu discurso, disse na Câmara, que o evento "Canta Feira" realizado pelo grupo do Partido dos Trabalhadores, no último dia 10 de maio, teria interesses políticos devido ao ano eleitoral e que os evangélicos estão "atentos a esse tipo de político sem compromisso com a população feirense". O edil disse também que esse modelo de fingir que gosta dos evangélicos é uma estratégia do (PT), e que logo após as eleições eles colocam as unhas de fora novamente mostrando quem eles são. O vereador disse que "os evangélicos estão atentos a eles".

Emenda

Mais R$ 1 milhão em emenda parlamentar está sendo destinado pelo deputado federal Zé Neto (PT) para o Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), em Feira de Santana. A iniciativa visa a aquisição de novos equipamentos de última geração para ampliar os atendimentos nas áreas de cardiologia, oncologia, transplante de rins e cirúrgico, entre outras especialidades.

Polêmica

Na sessão de ontem (14), o vereador Jonathas Monteiro (PSOL) utilizou a tribuna para tratar do que, segundo ele, foi um caso de lesbofobia. O parlamentar contou o caso de uma escola que proibiu que uma criança levasse as duas mães, um casal de mulheres, para a apresentação do dia das mães. O caso gerou polêmica após a mãe em questão fazer uma denúncia através das redes sociais, que ganhou repercussão nacional.

Especulações

Se os nomes das mulheres Roberta Santana (PT), que é secretária de Saúde do Estado, Eremita Mota (PP), presidente da Câmara Municipal, e a ex-deputada estadual Eliana Boaventura (PSB), vinham sendo especulados como pré-candidatas a vice-prefeita, na chapa do deputado federal Zé Neto (PT), surge mais uma indicação na bolsa de apostas: a empresária Ozana Barreto, que é filiada ao MDB. Já está na boca do povo, da política. (Bahia Na Política).

Uauá

Um projeto de lei apresentado na ALBA poderá conceder o título de "Capital do Bode" ao município de Uauá, localizado na região do Sertão do São Francisco. Conforme o PL Nº 25.355 /2024, de autoria do deputado estadual Roberto Carlos (PV), ficará a cargo do governo do Estado a elaboração de "políticas e programas de incentivo na produção de caprino, no Município de Uauá, como instrumento de desenvolvimento territorial"; criação de "mecanismos e ações de divulgação em todo território baiano do título outorgado", além de estabelecer "normas e regulamentações que atendam o objetivo dessa Lei". Em sua justificativa, o parlamentar destacou o papel da caprinocultura para a econômica do Município e a influência desta atividade para a cultura local.

Cachoeira

Prefeita de Cachoeira, no recôncavo baiano, Eliana Gonzaga (PT) lançou a pré-candidatura para a disputa à reeleição. Na ocasião, também foi oficializado o nome de Cristina Soares (PSB), para compor a chapa, concorrendo como vice-prefeita. "Confesso que fiquei surpresa com essa multidão que veio de coração, de forma espontânea. Quero agradecer a presença da Executiva Nacional do PT. Muito obrigada, em nome da população de Cachoeira. A data de hoje, 13 de maio, foi pensada, uma data estratégica, porque comemoramos a abolição da escravatura. O fim da escravidão no Brasil. E hoje estamos dando o pontapé inicial do segundo ciclo de liberdade do nosso povo de Cachoeira", discursou Gonzaga

Fake News

Por solicitação do deputado federal Capitão Alden (PL-BA), o Partido Liberal (PL), propôs Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), que pretende derrubar a Lei Estadual nº 14.268, de 28 maio de 2020, prevendo a aplicação de multas de até R$ 20 mil, ao baiano que "divulga informações falsas sobre epidemias, endemias e pandemias no Estado da Bahia". O parlamentar argumenta que a iniciativa busca combater práticas repressoras e sem qualquer aplicabilidade do Governo do Estado da Bahia. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 24 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/