Ponto e Vírgula 15/11/2023

Ponto e Vírgula 15/11/2023

Sobe - Secretário de Cultura por garantir ampla participação popular na escolha da data da Micareta 2024

Desce - Membros de ministérios do governo federal que receberam visitantes em audiência sem checarem currículo dos mesmos

Irmã Rosa

A ALBA, por sugestão do deputado estadual Binho Galinha (Patriota), recebeu Moção de Congratulações pela passagem dos 80 anos da Irmã Rosa, ocorrido no domingo (12). Coordenadora geral do Dispensário Santana, em Feira de Santana, natural de Uauá, com nome de batismo Marlene Borges Ribeiro, a Irmã Rosa chegou em Feira de Santana em 1971. "Devemos destacar que Irmã Rosa é uma das principais idealizadoras de uma grande obra social existente em Feira de Santana. Trata-se do Dispensário Santana, uma instituição filantrópica que trabalha com educação integral para crianças e adolescentes, desenvolve o serviço de acolhimento institucional para idosos, além de atividades de geração de emprego e renda. Sob sua liderança, o Dispensário Santana tornou-se um complexo, com mais de 80 funcionários, composto de abrigo para idosos, escola, creche, padaria, fábrica de fardamentos, fábrica de doces cristalizados, posto médico e campo de futebol", justificou Binho Galinha.

Hoje

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reúne nesta quarta-feira (15) com lideranças de Feira de Santana. Quer dar o pontapé inicial para a definição da chapa da base nas eleições de prefeito em 2024. É a primeira reunião puxada por Jerônimo Rodrigues.

PSB

O PSB de Feira de Santana fez encontro sábado (11) e tratou da estratégia para as eleições de 2024. A proposta é ter candidatura única a prefeito pelo grupo da base do Governo do Estado. O PSB também está focado em fazer uma chapa forte de vereador para as eleições de outubro. Atualmente é vereador pelo PSB Galeguinho SPA. O partido no município é presidido pelo ex-vereador Roberto Tourinho e tem como deputado estadual Angelo Almeida, hoje, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico.

Idade máxima

O deputado estadual Pablo Roberto, do PSDB, apresentou, ontem (14), uma emenda que propõe o aumento da idade máxima para ingresso nos quadros da Polícia Militar da Bahia (PMBA), de 30 para 35 anos. O projeto original do governador Jerônimo Rodrigues (PT), busca reorganizar a PMBA, incluindo ajustes na estrutura organizacional. Pablo Roberto defendeu sua emenda, destacando que a legislação vigente, estabelecida pela Lei nº 7.990/2001, "não acompanha a evolução demográfica e as melhorias nas condições de vida da população baiana". Ele ressaltou que "a expectativa de vida aumentou, a população cresceu, e as condições sociais melhoraram desde a promulgação da Lei".

Filipe Freitas

O atual secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, receberá da Câmara Municipal de Feira de Santana a Medalha Zumbi dos Palmares. A honraria é concedida a pessoas que realizam trabalhos relevantes na cidade em busca da promoção da igualdade racial. O vereador Silvio Dias (PT) é o autor do Projeto de Decreto Legislativo aprovado pela Casa. Felipe Freitas é feirense, formado em direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), mestre e doutor em Direito pela Universidade de Brasília (UNB). Atua como professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), bem como professor colaborador da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

UPB

A União dos Municípios da Bahia (UPB) publicou um manifesto em apoio à célere sanção do Projeto de Lei n. 334/2023, que propõe a redução da contribuição previdenciária paga pelos municípios. A medida, aprovada pela Câmara dos Deputados e Senado Federal, prorroga, até 2027, a desoneração da folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia e inclui, por meio de emenda do relator senador Angelo Coronel (PSD), a redução da alíquota da contribuição previdenciária paga pelos municípios de até 142.632 mil habitantes.

Antônio Rueda

A disputa pela presidência do União Brasil pode tomar contornos diferentes caso o atual presidente, deputado federal Luciano Bivar queira mais um mandato. Rival do grupo liderado pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, o pernambucano ainda não descartou a possibilidade, podendo gerar um "enfrentamento interno". Neto indicou que já tem um nome para o pleito: o atual vice-presidente Antônio de Rueda. "Não há hipótese de acordo entorno do nome do Luciano. Se ele insistir em ser candidato, teremos um enfrentamento interno", revelou.

Argentina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou sobre as eleições para presidente na Argentina. Lula inicialmente falou que o país seria muito importante para o Brasil e que a nação precisava eleger um líder que "goste de democracia", no próximo domingo (19). As declarações do brasileiro aconteceram ontem (14), durante live semanal, transmitida pelo canal oficial do Governo federal nas redes sociais. Os argentinos vão às urnas para o segundo turno da eleição presidencial e podem votar no atual ministro da Economia do país, Sergio Massa, ou no candidato da oposição Javier Milei.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 21 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/