Ponto e Vírgula 17/01/2023

Ponto e Vírgula 17/01/2023

Sobe - Estratégias do Governo Estadual para garantir compra de alimentos da agricultura familiar para merenda nas escolas estaduais.

Desce - Agressores que atacaram a equipe de jornalismo da TV Record Itapoan em Salvador. A repórter Tarsilla Alvarindo, o cinegrafista George Luiz e o motorista Marcos Oliveira foram abordados com socos.

Viagem adiada

A visita do presidente Lula (PT) à Bahia, na próxima sexta (20), para o relançamento do Minha Casa Minha Vida. Ele iria inaugurar um conjunto habitacional em Feira de Santana. Segundo interlocutores do governo, a maioria das unidades está em situação de precariedade. A decisão deve ser tomada em reuniões no Palácio do Planalto. Esta seria a primeira visita do presidente ao Nordeste, desde que ganhou a eleição e a Bahia, o maior colégio eleitoral do líder petista. As mais de 240 casas do local não estão prontas para serem habitadas. (bahia.ba)

Exonerados

Em contato com a redação do Jornal Folha do Estado, assessores de vereadores da Câmara Municipal de Feira de Santana demonstraram preocupação por ainda estarem exonerados. A exoneração em massa aconteceu na primeira semana do ano, e ainda não houveram as nomeações. Acontece que o salário é depositado no dia 21 deste mês, e os assessores temem não recebê-lo.

Dayane Pimentel

Nos bastidores a notícia é a possibilidade da deputada federal Dayane Pimentel (UB) ir para o PSB baiano. Dayane, que deve deixar o mandato em 31 deste mês, preside o União Brasil em Feira de Santana, tendo sempre se colocado como uma deputada de direita na Câmara Federal. O deputado estadual licenciado ngelo Almeida (PSB) rechaça a informação e diz que não existe nada nas direções local e estadual. (Bahia na Política)

Sem espaço

O deputado Marcelo Nilo deve ficar de fora do novo arranjo feito pelo Republicanos na base do prefeito Bruno Reis (UB), confirmando um limbo político forçado do parlamentar desde que ele resolveu sair da base do PT no estado e migrar para o grupo liderado pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB). O arremate veio com a declaração do presidente estadual da sigla, deputado federal Márcio Marinho, que confirmou, ontem (16), que não há espaço, hoje, para Nilo nos novos arranjos da sigla na base de sustentação de Bruno Reis.

No 'zap'

Os grupos de Whatsapp que foram usados pelo deputado federal João Roma (PL) durante sua campanha para governador da Bahia, no último ano, são agora espaço para compartilhamento de fake news e até de defesa de atos antidemocráticos. Nas plataformas oficiais do ex-candidato a governador, o link para participar dos grupos é compartilhado "para que as mensagens de João Roma e Jair Bolsonaro cheguem aos quatro cantos da Bahia". Com o fim da campanha e a derrota do deputado para o governador Jerônimo Rodrigues (PT), entretanto, os apoiadores de Roma e Bolsonaro continuaram a compartilhar mensagens nos grupos da plataforma.

Os gastos

Segundo o detalhamento de gastos dos cartões corporativos da Presidência da República, em apenas um dia, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gastou R$ 19.775,00 em compras na delicatessen Boutique do Pão, localizada no bairro do Imbuí, em Salvador. Além disso, ao longo do mandato de Bolsonaro, foram gastos R$ 242.896,00 exclusivamente na Bahia, durante as breves viagens que o ex-chefe do Executivo realizou ao estado.

Responsabilizados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que os parlamentares que mentiram e divulgaram fake news sobre os ataques golpistas às sedes dos três Poderes. Um dos parlamentares que Lira faz referência é o deputado eleito Abilio Brunini (PL-MT), que publicou nas redes sociais um vídeo no Salão Verde da Câmara e disse que não houve "praticamente nenhum estrago" no local. "É que, se você fica assistindo só na internet, parece que está tudo quebrado em Brasília. Mas não é verdade", diz Brunini, no vídeo.

Cacá Leão

O deputado federal Cacá Leão (PP) assumirá a Secretaria de Governo da Prefeitura de Salvador após concluir o mandato parlamentar que finda em 15 dias, disse que utilizará sua experiência em Brasília para ajudar Salvador e que sua meta eleitoral está em 2026: "Vou trabalhar com meta em 2026. Não serei candidato a nada em 2024". Cacá participa do anúncio da nova composição do primeiro escalão do prefeito Bruno Reis (União Brasil). 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/