Ponto e Vírgula 18/07/2025

Ponto e Vírgula 18/07/2025

 Sobe - Projeto Repense Reuse, por ampliar pontos de coleta para doações em Feira de Santana. 

Desce - Altamirando de Jesus Santos, ex-prefeito de Gongogi, cidade do sul da Bahia, e a empresa Aliança Pinturas e Reformas, condenados por abandono da obra de uma creche, no município, financiada com recursos do Fnde. 

Dinheiro no sapato 

Durante a quinta fase da Operação Overclean, deflagrada ontem (17), a Polícia Federal encontrou maços de dinheiro escondidos dentro de um sapato, na residência do vereador Francisco Nascimento, de Campo Formoso (BA). Ele é primo do deputado federal Elmar Nascimento (União-BA), e ambos estão entre os investigados por suspeitas de envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos. A informação é de Natália Portinari, do UOL. Essa não é a primeira vez que Francisco é alvo da PF. No ano passado, durante outra etapa da mesma operação, ele jogou R$ 220 mil, em dinheiro, pela janela, em uma sacola, pouco antes de ser preso. 

Deve abrir mão 

Uma pesquisa divulgada pela Genial/Quaest aponta que 62% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deveria abrir mão de uma candidatura à Presidência da República em 2026. O levantamento foi divulgado ontem (17). A porcentagem encontrada na nova sondagem apresenta uma leve oscilação à edição feita em maio. Na época, a pesquisa registrou que 65% dos entrevistados defendiam que o ex-presidente deixasse de ser candidato. O percentual relacionado a manutenção da candidatura de Jair Bolsonaro mesmo inelegível aumentou de 26% para 28%. A parcela que não soube ou não quiseram responder passou de 9% para 10%. 

Salvador e Bahia

Salvador teve o pior desempenho entre todas as capitais brasileiras no Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo Ministério da Educação na semana passada. Segundo o MEC, 36,75% dos alunos da capital estão alfabetizados; prefeitura afirma que resultado não reflete a realidade da rede, que teria 59% dos alunos em níveis adequados de alfabetização, segundo avaliação própria. O número representa uma queda em relação ao índice registrado em 2023, de 39,2%. A Bahia também apresentou o pior desempenho entre os Estados, com taxa geral de alfabetização de 36%, inferior à meta nacional de 43%. O governador Jerônimo Rodrigues (PT), atribuiu os resultados negativos à performance dos maiores municípios baianos. "Se vocês observarem, olhem lá o comportamento da educação fundamental em Salvador, em Conquista e Feira de Santana, que são os municípios que puxam para baixo pela quantidade de estudantes que têm", afirmou. 

Xerife do mundo 

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), fez críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao afirmar que o americano "quer ser xerife do mundo" algo que, segundo ele, "o mundo não vai aceitar". As declarações, feitas durante uma coletiva de imprensa, em Juazeiro, onde o governador cumpre uma série de agendas ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ocorrem em resposta a tarifa de 50% imposta por Trump sobre produtos brasileiros. Jerônimo ainda afirmou que Trump não transformará o Brasil "no quintal" dos Estados Unidos e que "ninguém vai tomar o meu hino, a bandeira nossa, de nenhum brasileiro, isso não existe". 

Pronunciamento oficial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), gravou um pronunciamento oficial em resposta a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Segundo matéria do InfoMoney, a possibilidade do presidente realizar um pronunciamento vinha sendo debatida por integrantes do governo, desde a semana passada, quando a medida americana foi anunciada. Mas, a ideia só foi ganhar força de fato após o Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês), ter aberto, na terça-feira (15), uma investigação sobre as práticas comerciais do Brasil. 

Militância 

O deputado Gustavo Gayer (PL), protocolou na Câmara dos Deputados um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar um suposto financiamento de influenciadores ligados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o parlamentar, há a suspeita de disparos em massa a fim de turbinar militância digital pró-governo. Na Câmara, Gustavo Gayer alegou que a verba do Palácio do Planalto está sendo usada em uma "estrutura paralela de comunicação". Para o deputado, a suposta articulação está sendo "coordenada a partir de órgãos do governo federal e de entidades privadas contratadas, voltada à promoção de conteúdo político-partidário nas redes sociais, mediante possível utilização de recursos públicos".

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 19 Julho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/