Ponto e Vírgula 19/01/2023

Ponto e Vírgula 19/01/2023

Sobe - Empresa UNIGEL, por fazer na Bahia o primeiro projeto de hidrogênio verde em escala industrial no Brasil.

Desce - Atos de covardia ocorridos em Itabela, sul da Bahia, que terminaram com o assassinato de dois indígenas.

Sem objeções

O deputado federal Zé Neto (PT) afirmou que não tem objeção a uma eventual adesão da deputada federal Dayane Pimentel (União) à base do governo Jerônimo Rodrigues (PT). Existe a especulação em Feira de Santana, principal base eleitoral de ambos, de que a parlamentar estaria estudando migrar para um partido de esquerda de olho nas eleições municipais.

Sem objeções I

"Não tenho objeção a isso. Se ela tem a pretensão de vir para a base do governo, se estiver num partido do nosso campo, eu não teria problema pessoal algum. No segundo turno das eleições de 2020 em Feira, Dayane, com quem tenho excelentes relações, nos deu um apoio indireto, na medida em que se colocou contra a candidatura do atual prefeito (Colbert Martins, do MDB). A política é feita de gestos. E temos que avaliar tudo isso", afirmou o deputado feirense.

Agregar

Dayane, que não conseguiu a reeleição em 2022, estaria avaliando ingressar no PSB da deputada federal Lídice da Mata. A manobra poderia viabilizar o nome dela para vice em uma eventual nova candidatura de Zé Neto a prefeito de Feira _ o petista admitiu que estuda a possibilidade. Em 2018, a deputada foi eleita para o primeiro mandato na Câmara Federal pelo extinto PSL e na onda bolsonarista, mas não demorou muito a romper com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). "Não tive nenhuma conversa com Dayane sobre isso, ressalto, mas eu já fui líder do governo e convivi com uma base eclética. Além disso, temos que seguir os ensinamentos do presidente Lula (PT), que dialoga com setores mais conservadores para poder governar. A deputada saiu da extrema direita para uma posição mais de centro-direita, e isso foi bom. O momento é de agregar", declarou Zé Neto.

Observatório nacional

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou que haverá a criação de um observatório nacional para monitorar casos de violência contra jornalistas. "Acolhendo o pedido das entidades sindicais dos jornalistas, vamos instalar no Ministério da Justiça o Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas, a fim de dialogar com o Poder Judiciário e demais instituições do sistema de justiça e de segurança pública", escreveu Dino em uma rede social.

Exonerações

O governo Lula (PT) exonerou ontem (18), mais 13 militares do GSI (Gabinete de Segurança Institucional). A nova leva de dispensas foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. Na terça-feira (17), 40 militares já tinham sido dispensados. O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), justificou as exonerações.

O nome

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou a evitar o nome do Auxilio Brasil nas divulgações relacionadas ao programa de transferência de renda. A marca foi lançada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) em novembro de 2021, na tentativa de impulsionar sua imagem a partir de um novo selo social. Integrantes do governo Lula já sinalizaram a intenção de retomar a marca Bolsa Família.

Suplentes

Ao menos 14 suplentes tomaram posse na Câmara dos Deputados em janeiro, sendo que 11 deles terão pouco menos de um mês de mandato até 1° de fevereiro, data em que assumem os parlamentares da nova legislatura. O mandato-relâmpago ocorre em meio ao recesso parlamentar, período em que a Câmara não debate projetos nas comissões, nem realiza sessões e votações no plenário.

Diálogo

O deputado federal Zeca Dirceu (PR), 44, que assumirá a liderança da bancada do PT na Câmara a partir de fevereiro, afirma que buscará diálogo inclusive com o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro. "A minha postura é de muita cautela, de muito cuidado e de disposição para dialogar até com quem não gosta da gente", disse, em entrevista. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 11 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/