Ponto e Vírgula 20/01/2023

Ponto e Vírgula 20/01/2023

Sobe - Campanha feita pelo Boulevard Shopping para arrecadar material didático e distribuir com crianças carentes.

Desce - Fazenda em Juazeiro, que desviava energia elétrica suficiente para abastecer 1.400 residências com ligação clandestina.

Viveiros

O Conjunto Viveiros pode ser um dos bairros beneficiados com a pavimentação de diversas ruas, após a conclusão de licitação a ser realizada pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana. A informação foi dada pelo vereador Petrônio Lima (Republicanos), em discurso na Tribuna da Casa da Cidadania. Ele ouviu a notícia do titular da Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA), João Vianey, ao cobrar a realização de serviços de tapa buraco e asfaltamento das vias principais do bairro.

Recuperação

Um dos maiores condomínios populares de Feira de Santana, o Solar da Princesa, na região do bairro Gabriela, deverá receber investimentos da Prefeitura Municipal, para melhoria das condições de suas vias públicas internas. Esta é a expectativa do vereador Ron do Povo (MDB), que esteve recentemente percorrendo o conjunto residencial ao lado do prefeito Colbert Martins Filho. "Mostrei a ele a necessidade das vias principais, que estão em situação bastante precária e precisando urgentemente da intervenção do poder público", disse o vereador, em pronunciamento na Câmara. "Temos de confiar", ele diz, otimista em que seja executado o trabalho de recuperação.

Ipuaçu

Por meio de emenda impositiva ao Orçamento de 2022, o Governo Municipal está construindo um pontilhão ligando as comunidades de Galhardo e Caroá, no distrito Governador João Durval (antigamente denominado Ipuaçu). Autor da emenda, o vereador Jurandy Carvalho (PL) comemora a obra, que, segundo ele disse em sessão da Câmara, esta semana, vai conter pontos de alagamento na região, em período de fortes chuvas. "Então, as obras estão acontecendo no distrito e quero agradecer ao prefeito Colbert Martins por estas importantes obras".

Ofensiva

Os quatro governadores do PT, todos da região Nordeste (Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí), iniciaram uma ofensiva conjunta pela indicação da nova chefia da Codevasf, órgão ligado ao Ministério da Integração Nacional com forte capilaridade na região. Os petistas avaliam que, por tocar projetos estruturantes e ter orçamento robusto, a Codevasf influencia fortemente a política local. Por isso, entendem que o órgão não poderia permanecer sob influência da União Brasil, partido que faz oposição a eles.

PDT

A maioria da bancada do PDT está afinada e deve compor a base do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir da posse dos novos deputados, em fevereiro. Depois da indicação de Carlos Lupi para o Ministério da Previdência, o partido negocia indicações para o segundo escalão e pleiteia cargos federais que tenham maior capilaridade. O principal nó a ser desatado está no Ceará, base eleitoral do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), onde o partido caminha para retomar a aliança com o PT do governador Elmano de Freitas.

Monitorar

O governo da Bahia criou, na última quinta-feira (12), uma comissão para acompanhar os recursos oriundos de um empréstimo de 300 milhões de dólares - pouco mais de R$ 1,5 bilhões, na cotação desta quarta-feira (18) - obtido para financiar a construção de todo o sistema viário que envolve a Ponte Salvador-Itaparica. A Unidade de Coordenação de Projeto de Financiamento Externo (UCP) tem como objetivo coordenar, monitorar e controlar a execução do projeto.

Silêncio

O ex-ministro da Justiça Anderson Torres ficou em silêncio no depoimento marcado pela Polícia Federal. Ex-secretário de Segurança do DF, ele está preso desde sábado (14) numa unidade da Polícia Militar no Distrito Federal. Ele é o primeiro a ocupar o cargo de ministro da Justiça a ser preso desde a redemocratização e o primeiro integrante do governo Bolsonaro preso em consequência dos atos antidemocráticos.

Novo momento

O presidente Lula (PT) se reuniu, na manhã desta quinta-feira (19), com reitores de universidades e institutos federais e criticou a forma como o governo Bolsonaro (PL) tratou as instituições educacionais nos últimos quatro anos. O petista afirmou que o país entra agora em um novo tempo de luminosidade. "Não existe na história da humanidade nenhum país que conseguiu se desenvolver sem que antes tivesse resolvido o problema da formação do seu povo. Então, estamos começando um novo momento", disse. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/