Ponto e Vírgula 20/02/2026
Sobe - Dino, por proibir novas leis, que mantenham 'penduricalhos' acima do teto, no funcionalismo.
Desce - Proposta de Milei, que prevê jornada de até 12 horas e restrições a greve.
Reciprocidade
Comentários entre os políticos liderados por ACM Neto, é que estão descobrindo que o Senador Coronel, pode não levar os 30 prefeitos do PSD que ele está esperando para a campanha para agregar valor à candidatura de ACM Neto. Otto, em entrevista, afirmou que ele não chegaria a levar 5. É verdade que Coronel, como relator do orçamento da União, no Senado, conseguiu encaixar para um bom número de prefeituras, emendas ao orçamento. O que enseja, para ele, uma possibilidade de reciprocidade eleitoral de grande intensidade. Esses políticos, ligados a ACM, que em pré-campanha agora, visitaram prefeitos do interior, já não acreditam nessa consistência.
Na folia
Passado o Carnaval, depois dos comentários de jornalistas, no circuito da festa, frequentando camarotes, onde frequentam também um grande número de políticos, as discussões remetiam a uma lembrança do que ocorreu na eleição passada de 2022, onde Leão, ex-presidente do PP na Bahia por décadas, com quase 100 prefeitos catalogados e um grande número de deputados estaduais e federais, abandonou o governo petista, que era aliado, e detinha um enorme números de cargos de primeiro e segundo escalão, por não ter sido escolhido como candidato a governador, sendo ele o vice do grupo governista, rompeu e aderiu à candidatura de ACM Neto.
Historinha
Com a adesão, ele recebeu uma das vagas para o Senado, indicando o seu filho, Cacá Leão, então deputado federal, e como resultado, deslocou Marcelo Nilo, que tinha essa vaga. Nilo foi convencido, então, a buscar reeleição, porém, em cima da hora, se candidatou a deputado federal. Entretanto, não se elegeu, porque teve menos da metade dos votos da eleição anterior. O resultado é que Leão levou apenas 1/10 dos prefeitos do partido, ACM não se elegeu e Cacá também não. Como está acontecendo agora, Coronel abandonou o governo de Jerônimo porque não conseguiu emplacar uma das vagas ao Senado e tomou a decisão, no que está certo, pelo deslocamento para apoio a Neto, ocupando uma das vagas ao Senado, que já estava acordado que seria de Nilo. Ele, deslocado, mais uma vez, atualmente está sem saber qual será seu destino, no próximo pleito.
Prenúncio
O que dizem: Coronel impactou no primeiro momento um grande rebuliço, no cenário político estadual, mas não tão grande como o rugido de um leão, que não levou os prefeitos que esperava e sofreu uma grande decepção, depois de ser candidato a deputado federal, no lugar do filho, obteve apenas 1/3 dos votos que teve nas eleições anteriores. Muitos dos jornalistas e também analistas de política, ligados ao novo Carlismo, temem que Coronel tenha o mesmo fim, que não é efetivamente o que ele e ACM Neto esperam.
Zé Neto, Lula e Jerônimo
O deputado federal Zé Neto também integra a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em missão oficial à Índia e à Coreia do Sul, que acontece até o dia 24 deste mês. A participação do parlamentar reforça o papel do Congresso Nacional na articulação internacional e no fortalecimento de agendas estratégicas voltadas ao desenvolvimento econômico, à inovação e à ampliação de investimentos para o Brasil. Vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, coordenador do Capítulo Brasil da Rede Parlamentar do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), vice-presidente das Frentes Parlamentares do Empreendedorismo e de Comércio e Serviços e membro titular das Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Finanças e Tributação, Zé Neto acompanhará uma agenda que envolve cooperação tecnológica, segurança no uso da inteligência artificial, transição energética, comércio internacional e parcerias institucionais.
Sem pressa
O secretário de Relações Institucionais Adolpho Loyola afirmou que o grupo do governador Jerônimo Rodrigues está tranquilo quanto à formação da chapa majoritária para as eleições de 2026 e não pretende antecipar anúncios para atender à pressão da oposição. A declaração foi dada durante a coletiva de balanço do Carnaval 2026, na Ondina, em Salvador. Sem citar nominalmente o ex-prefeito e adversário político ACM Neto, Loyola fez críticas indiretas ao grupo oposicionista e afirmou que prefeitos aliados devem permanecer com o governo, no próximo pleito. O secretário também demonstrou confiança em vitória do grupo governista. "Será no primeiro turno, sim. O povo da Bahia sabe quem está do lado do povo e quem está ajudando ele", afirmou.
Preconceito
A vereadora Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice-presidente da Comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador, repudiou com veemência o caso de racismo, registrado no circuito Dodô (Barra-Ondina), durante o Carnaval de Salvador. Um turista de Santa Catarina foi preso em flagrante após chamar duas funcionárias de camarote de "macacas" e "escravas", além de outros insultos de cunho racista. O caso é investigado pela Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrin)
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.