Ponto e Vírgula 20/10/2022

Ponto e Vírgula 20/10/2022

Sobe - O feirense Mestre "Joba", por comandar um projeto social que trabalha com jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Desce - Envolvidos em briga de torcida, em Salvador, por serem denunciados pelo MP por tentativa de homicídio.

Adivinhação

Puro palpite, conhecendo um pouco do porquê das coisas e quem é quem, no cenário das pesquisas brasileiras, me atrevo a vaticinar resultados previamente. Essa semana, na segunda-feira (17), o Instituto CNT/MDA mostrou Lula na liderança: 53,5% nos votos válidos, contra 46,5% de Bolsonaro e a IPEC mostrou que 54% dos votos válidos são do petista, enquanto Bolsonaro ficou com 46%. Na terça (18), a pesquisa Ipespe indicou o placar de 49% de Lula contra 43% de Bolsonaro e o Poder Data, 52% de Lula e 48% Bolsonaro. Esta coluna está sendo fechada às 15h59min, portanto, sem saber ainda o resultado das pesquisas Quaest e Datafolha de ontem (19). Portanto, estou antecipando, nas duas, Lula deve sair na frente de Bolsonaro, como nas anteriores. Já à partir de hoje (20), teremos pesquisas da Brasmarket e Instituto Veritá. Sabe o que vai acontecer? Nas duas, o Presdiente Bolsoanro estará na frente, ou até, em uma delas, ter o empate puro e simples. E aí, vai encarar?

Pesquisas

A semana promete, quando o assunto são as pesquisas para governador na Bahia. São quatro registradas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na quarta-feira, teve a da Real Time Big Data. Amanhã, será a vez das empresas Veritá e Paraná Pesquisas. Já na sexta-feira, à noite, será divulgada a pesquisa do Ipec.

Investigação

O Ministério Público do Trabalho anunciou que está investigando um novo caso de suposto assédio eleitoral por parte de um empresário do setor do agronegócio do oeste da Bahia. Segundo o MPT, entre os crimes apurados está uma orientação para que funcionárias colocassem "o celular no sutiã" para filmar o voto na urna eletrônica e comprovar, posteriormente, que votaram conforme sua imposição. Ainda segundo informações do MPT, foi instaurado um inquérito na segunda-feira (17), com prazo de dois dias para manifestação da defesa.

Zé Carneiro

Diante dos comentários e críticas recebidas pelo ex-procurador Moura Pinho, ao denunciar "rachadinha" na Câmara Municipal de Feira de Santana, sem apontar nomes ou provas, o vereador governista José Carneiro Rocha (MDB), deixou claro que apesar de pertencer ao grupo do prefeito, considerou "infeliz" a declaração do advogado, quando disse, em alto e bom tom, que na Câmara existe 'rachadinha'. "O advogado Moura Pinho deve se pronunciar e dizer quem faz 'rachadinha', fora isso, eu não concordo", afirmou. O presidente do Legislativo, vereador Fernando Torres (PSD), enfatizou: "ele tem que dizer e provar".

Saúde

Servidores públicos que atuam sob contrato temporário na área de saúde da Prefeitura de Feira de Santana, principalmente os que se encontram vinculados à empresa IMAPS, terceirizadora de mão-de-obra, estão há 45 dias sem receber o salário, segundo informação do vereador Pedro Cícero (Cidadania). Em pronunciamento hoje, na Câmara, ele disse ter conhecimento do problema através de mensagens que lhe são enviadas por funcionários. "Profissionais trabalham duro, saem de casa às 5 horas para o serviço, mas na hora de receber a remuneração, para poderem pagar suas contas, sequer têm uma previsão", protesta o vereador.

Bolsonaro na Bahia

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vai visitar a Bahia na próxima semana, segundo informação divulgada pelo deputado federal João Roma (PL). De acordo com Roma, a passagem será no dia 25, terça-feira e os locais ainda serão definidos. O parlamentar, no entanto, sinalizou que o presidente estará em mais de uma cidade do interior baiano.

De volta

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes (PSD), convocou os deputados para uma sessão extraordinária na próxima terça-feira (25), que visa analisar uma série de projetos do Executivo encaminhados para a Casa. Entre as PLs que estarão na pauta, estão propostas polêmicas, como a que muda as pensões dos policiais militares. O projeto já foi colocado em votação em outras oportunidades, mas enfrenta resistência para ser aprovado. Uma outra sugestão que será analisada pelos parlamentares é a alteração da Lei nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001, que dispõe sobre o Estatuto dos Policiais Militares da Bahia.

Semipresidencialismo

Relator do Grupo de Trabalho do Sistema de Governo Semipresidencialista, o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) propôs a adoção do regime híbrido no Brasil a partir de 2030. Por este modelo, o país continuaria a ter um presidente eleito de forma direta, que seria o chefe de Estado e indicaria um primeiro-ministro que seria o chefe de governo enquanto mantivesse maioria no parlamento. Além da aprovação no Congresso, a mudança no sistema de governo dependeria do aval de um plebiscito.

De saída

O ex-governador de São Paulo, João Doria, usou as redes sociais para anunciar sua desfiliação ao PSDB. Doria saiu da vida pública após desistir, em maio, de concorrer à Presidência da República depois de vencer as prévias do partido em novembro do ano passado. "Anuncio minha desfiliação do PSDB após 22 anos no partido. Inspirado na social democracia e em nomes como Franco Montoro, Mário Covas, José Serra e FHC, cumpri minha missão política partidária pautado na excelência da gestão pública e em uma sociedade mais justa e menos desigual", publicou o agora ex-tucano. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 15 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/