Ponto e Vírgula 22/03/2024

Ponto e Vírgula 22/03/2024

Sobe - Feira de Santana por inaugurar a primeira escola pública da Bahia a dispor de piscina olímpica.

Desce - Homem preso por importunação sexual em elevador.

Avante

Horário Amorim, que será presidente do Avante, em Feira de Santana, mesmo sem assumir ainda o cargo, que acontecerá na próxima semana, informa a esta coluna que já consta nos registros de interessados em disputar a eleição para vereador no município, 20 homens e 9 mulheres. Esses participarão da convenção para a escolha dos 15 homens e 7 mulheres que disputarão a eleição para vereança representando o partido.

Samu

Na manhã de ontem (21), profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estiveram presentes na Câmara Municipal de Feira de Santana para reivindicar melhorias nas condições de trabalho. Rafael Silva, Técnico Auxiliar de Regulação Médica, expressou as preocupações dos funcionários e apontou a falta de equipamentos essenciais, nas ambulâncias que comprometem o atendimento aos pacientes críticos. "Hoje, somos perseguidos, humilhados e maltratados pela gestão atual", denunciou Rafael.

Recesso branco

A composição das nominatas para as eleições municipais deste ano – cujo prazo se encerra em 5 de abril - ameaça paralisar as atividades no Congresso. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo. Segundo o colunista, deputados pressionam o comando da Câmara, por exemplo, a interromper as votações a partir de quarta-feira, da próxima semana, que é santa, para voltarem ao Congresso somente na segunda semana de abril, quando já tiver encerrado a janela das filiações partidárias.

Recomendação

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou, ontem (21), que prefeitos não contemplados com recursos do Novo PAC devem procurar senadores e deputados aliados para pleitear emendas destinadas à construção de equipamentos como creches, escolas e unidades de saúde. "Você que é prefeito, que é prefeita, que tem relação com um deputado, com um senador, você pode também dialogar. Então, se sua cidade não foi contemplada com uma maternidade, casa de parto, com policlínica, com uma escola, com uma creche, pode procurar o deputado e dizer 'olha, deputado, peça aí, converse com a bancada pra botar uma emenda de bancada, uma emenda de comissão, enfim'. Das diversas emendas existentes, os senadores e deputados podem indicar", disse Rui Costa, referindo-se à nova modalidade que visa estimular parlamentares a destinar emendas para o Novo PAC.

Curitiba

Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado na quinta-feira (21), aponta um cenário de acirramento, na disputa pela prefeitura de Curitiba, capital do Paraná. De acordo com a pesquisa, o atual vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) surge levemente à frente, com 17,4% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito Luciano Ducci (PSB), com 15,9% e pelo também ex-prefeito e ex-governador Beto Richa (PSDB), com 14,5%. O cenário tem ainda o deputado estadual Ney Leprevost (União), com (13,1%) e pelo ex-procurador Deltan Dallagnol (Novo), com (11%). O levantamento tem margem de erro de 3,5 pontos para mais ou para menos e os cinco citados estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

Saidinha

Em sessão na quarta-feira (20), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 2253/2022, que restringe o benefício da saída temporária para presos condenados. O texto foi aprovado na forma do substitutivo do relator, deputado Guilherme Derrite (PL-SP), com a inclusão das emendas dos senadores, e seguirá para a sanção presidencial. Apresentado pelo deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), o projeto revoga dispositivos da Lei de Execução Penal (Lei 7.210, de 1984) que tratam das saídas temporárias. Pela legislação em vigor, o benefício vale para condenados que cumprem pena em regime semiaberto.

04

Filho "04" do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Jair Renan (PL-SC) foi denunciado pelo Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios por crimes contra a ordem tributária, falsidade ideológica e uso de documento falso. Conforme o jornal O Globo, ele foi investigado por supostamente usar documento com informações falsas de sua empresa, a Bolsonaro Jr. Eventos e Mídia, para obter empréstimo bancário que não foi pago.

Salvador

O presidente do PL Bahia, João Roma, destacou que o partido deve caminhar ao lado das atuais gestões municipais em Camaçari e em Salvador, apoiando, nesta ordem, a eleição de Flávio Matos, apoiado pelo prefeito Elinaldo Araújo, e a reeleição de Bruno Reis, na capital baiana. "Em Camaçari, vamos marchar com o prefeito Elinaldo. Focamos em fortalecer nossa chapa de vereadores e vamos marchar juntos com o candidato de Elinaldo", disse Roma.

Deu a voz

Após brigas, acusações de ameaça de morte e até incêndios, o clima no União Brasil é dos piores. Conforme Lauro Jardim, no O Globo, a reunião da Executiva que marcou a destituição cautelar de Luciano Bivar do comando da sigla teve confusão, gritaria e até microfone cortado. Segundo a coluna, ACM Neto reagiu, após Bivar entrar online e, de forma exaltada, pedir a suspeição dos participantes para tentar evitar perder o cargo. De acordo com a publicação, aos berros, o ex-prefeito de Salvador mandou desligar o microfone do presidente afastado. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/