Ponto e Vírgula 23/03/2022

Ponto e Vírgula 23/03/2022

Sobe - Fórum de Governadores, por congelar por mais 90 dias o ICMS sobre o preço dos combustíveis.

Desce - Presidente Jair Bolsonaro por, segundo seu Ministro da Educação, ter determinado impositivamente priorizar verbas para dois pastores da sua base desde 2021.

Romildo Campodonio

Na edição de ontem (22), desta coluna, anunciei a pré-candidatura do presidente local do Patriotas, Romildo Campodonio, para estadual. Um erro nosso. Ele é pré-candidato a deputado federal.

Transparência

Um projeto de lei que trata sobre a instituição de um sistema de transparência de vagas do quadro de profissionais da rede municipal de educação, o de nº 092/2021, de autoria do vereador Professor Ivamberg (PT), está em tramitação na Câmara Municipal e terá a sua segunda discussão nos próximos dias.

Exonerações

A dança das cadeiras na administração estadual continua. Ontem (22), o governador Rui Costa (PT) assinou mais de 70 exonerações em secretarias que eram ocupadas por antigos aliados e pelo Progressistas, partido que integrou a base governista durante 14 anos e rompeu a aliança na última semana. A movimentação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Entre as pastas em questão, estão a de Desenvolvimento Econômico (SDE), da Infraestrutura Hídrica e Saneamento, a do Planejamento e também a de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri).

Adiada

Pela terceira vez foi adiada a eleição para a presidência da Câmara de Vereadores de São Gonçalo dos Campos, no Portal do Sertão. Na manhã de ontem (22), a sessão que decidiria a mesa-diretora da Casa para o biênio 2023-2024 foi também suspensa pelo mesmo motivo, falta de quórum. Uma nova sessão foi marcada para a manhã desta quarta (23), para tentar eleger a nova direção da Câmara. Antes, o pleito tinha sido suspenso na segunda (21) e na última sexta (18). O motivo da confusão ocorreu após divulgação do edital do pleito pelo presidente da Casa, Josué Oliveira, o Joca, (PP), que contrariou colegas da base do prefeito Tarcísio Pedreira (Solidariedade).

Nilo

Após a aliança com João Leão (PP), que sairá candidato ao Senado, ACM Neto (UB) afirmou que Marcelo Nilo (sem partido) - outro dissidente da base governista - "tem lugar" em seu grupo político, mas ressaltou não haver "compromisso" firmado entre eles para que o ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) componha a majoritária. Neto disse que Nilo "reúne condições e qualidades, experiência e currículo para eventualmente ser um vice".

Tempo

Sem o PP na coligação governista, o pré-candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, perdeu 39 segundos de tempo de televisão e rádio. Com isso, o ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (União Brasil) pode ter o dobro de tempo na disputa ao Palácio de Ondina, se conseguir manter a sua base política unida. Levantamento feito por Ismerim Advogados Associados aponta que o pré-candidato petista pode ter aproximadamente 2 minutos e 26 segundos de tempo de TV e rádio, levando em conta apenas os segundos na adição. A soma tem em consideração o tempo dos seis maiores partidos que podem integrar a aliança petista: PT, PSD, PSB, PCdoB, Avante e PV.

Rejeição

A pesquisa BTG/FSB divulgada na segunda-feira (21), mostra que 29% do eleitorado avaliam o governo Jair Bolsonaro como ótimo/bom, 17% como regular e 53% como ruim/péssimo. Há 61% que desaprovam a forma como o presidente governa, contra 34% que aprovam. O levantamento mostra que as mulheres continuam com forte rejeição a Bolsonaro.

Flagrado

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi flagrado afirmando que o Governo Federal prioriza prefeituras ligadas a dois pastores que não tem cargos públicos. O esquema informal de obtenção de verbas do MEC foi gravado e o áudio publicado pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo a reportagem, a orientação segue determinação imposta pelo presidente Jair Bolsonaro. "Foi um pedido especial que o Presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar", diz o ministro no áudio obtido pela Folha.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/