Ponto e Vírgula 18/10/2025

Ponto e Vírgula 18/10/2025

SOBE - A Advocacia-Geral da União (AGU) por concluir, no Parecer nº 00074/2025, que o Diário Oficial, hoje totalmente digital, não pode ser considerado jornal de grande circulação

DESCE - Ex-vereador por ser condenado a mais de 34 anos de prisão por feminicídio em Barra da Estiva.

Rui e Lula 

O ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que só o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode falar sobre a indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, o Chefe do Executivo Nacional fez várias conversas, mas considera deselegante revelar informações e perguntas feitas nestas reuniões. Em declaração ao bahia.ba, durante a assinatura do contrato dos sistemas do VLT de Salvador pelo Governo do Estado, ocorrido ontem (17), Lula não toma nenhuma decisão sem antes "ouvir todos os lados". Para o ex-governador, Lula quer "olhar uma mesma moeda de vários ângulos, para acertar mais".

Não tem racha no PSD 

O líder do Senado, Jaques Wagner (PT), descartou qualquer possibilidade de racha do PSD com a base governista na Bahia para as próximas eleições. A declaração foi dada em entrevista à rádio Baiana FM, ontem (17). Além de buscar manter a coesão da base, Wagner também articula a ampliação das alianças. Na mesma entrevista, ele revelou que se reuniria ainda nesta tarde com a deputada federal Lídice da Mata e o presidente da União dos Municípios da Bahia, Wilson Cardoso, para discutir uma possível composição com o PSB.

Ciro Gomes 

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes enviou, ontem (17), uma carta ao presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, pedindo desfiliação do partido ao qual era filiado desde 2015. O político ainda não definiu seu futuro, mas já recebeu convites de legendas como PSDB, PP e União Brasil. Ciro também considera disputar o governo do Ceará em 2026, enfrentando o atual governador Elmano de Freitas (PT). Já alguns aliados acreditam que ele pode voltar a concorrer ao Palácio do Planalto.

Moraes autoriza 

O ministro Alexandre de Moraes autorizou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realize um almoço em comemoração ao aniversário de 15 anos de sua filha, Laura Bolsonaro, em sua casa, hoje (18). A decisão permite a entrada de até oito convidados entre 9h e 18h. Segundo a defesa, cinco deles integram o grupo de oração que se reúne regularmente na residência de Bolsonaro. Entre os nomes autorizados está a senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Moraes determinou que todos os presentes deverão cumprir as restrições já impostas pela Justiça, como a proibição do uso de celulares durante a permanência no local. Os veículos dos convidados também passarão por revista.

Nova cutucada 

Desde que a operação Carbono Oculto, deflagrada pela Polícia Federal, apontou o suposto envolvimento do presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, com o Primeiro Comando da Capital (PCC), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) não tem deixado passar batido nenhuma oportunidade de alfinetar o clã do partido aqui na Bahia, leiase o vice-presidente nacional da legenda e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. Na manhã desta sexta-feira (17), durante a assinatura do contrato dos sistemas do VLT de Salvador e Região Metropolitana pelo Governo do Estado, Jerônimo afirmou que ACM Neto "está fazendo jejum das palavras" e evitando comentar o caso.

Tribunal de Justiça

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) oficializou, por meio do Edital nº 173/2025, a data da eleição que definirá os novos integrantes da sua cúpula diretiva para o biênio 2026-2028. O pleito está marcado para o dia 19 de novembro de 2025, com início às 8h30, na sala de sessões do Tribunal Pleno, em Salvador. A convocação foi assinada pela presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e publicada nesta quinta-feira (16), pela Secretaria Judiciária da Corte, sob responsabilidade da secretária Dilcema Araújo Almeida.

Ex-vereador 

O Tribunal do Júri de Brumado condenou ontem, dia 16, um ex-vereador a 34 anos e 24 dias de prisão, além de 30 dias-multa pelo feminicídio de uma mulher grávida de 25 anos em 2023 no município de Barra da Estiva. O julgamento ocorreu na quinta-feira (16), após a Justiça decretar o desaforamento do caso a pedido do Ministério Público do Estado da Bahia – ou seja, a transferência da sessão de julgamento de Barra da Estiva para Brumado com o intuito de evitar envolvimento emocional dos integrantes do Júri. A decisão do Tribunal do Júri acatou acusação sustentada pelo MPBA, por meio da promotora de Justiça Daniela de Almeida.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 05 Dezembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/