Ponto e Vírgula 23/06/2022

Ponto e Vírgula 23/06/2022

Sobe - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, ao investir em 69 novos parques eólicos na Bahia.

Desce - O procurador Demétrius Oliveira de Macedo, que agrediu a procuradora-geral da Prefeitura de Registro, Gabriela Samadello Monteiro de Barros.

Reclamação

Um pedido de espaço para que as os produtores da zona rural de Feira de Santana pudessem expor seus produtos, no estacionamento do Paço Municipal, foi negado pelo Governo Municipal, o que gerou críticas do vereador governista Jurandy Carvalho, em discurso ontem (22), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana. Jurandy chamou atenção do prefeito: "Será que falta gestão na nossa cidade? Um simples pedido que não geraria custo e sim geraria renda, porque o agricultor vendendo certamente iria comprar no comércio de Feira de Santana".

Uauá

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, na terça-feira (21), que quatro vereadores de Uauá, membros do PDT, terão seus votos na eleição de 2020 anulados. A decisão unânime dos ministros reformou outra, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), e reconheceu que houve fraude na cota de gênero. Os diplomas dos membros do PDT foram cassados, assim como os quocientes eleitoral e partidário foram recalculados. O TSE determinou o imediato cumprimento da decisão independentemente da publicação.

Senado

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizou que partidos que compõem uma coligação lancem mais de um candidato ao Senado. A decisão da Corte Eleitoral foi por unanimidade. O TSE respondeu a consulta formulada pelo deputado Delegado Waldir (UB-GO). O político pretende disputar uma cadeira no Senado em uma coligação que apoiará a campanha de reeleição do governador Ronaldo Caiado (UB).

CPI da Petrobras

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-AL), informou à CNN que a CPI da Petrobras tem um apoio de partida de 120 deputados federais. São necessárias, pelo menos, 171 assinaturas para a instalação da comissão de inquérito. A base aliada do presidente Jair Bolsonaro (PL) finalizou durante a madrugada o requerimento de abertura do que nomeou de "CPI do Preço dos Combustíveis".

TV e rádio

O Senado aprovou um projeto de lei que permite que emissoras de rádio e televisão transfiram, vendam ou simplesmente cedam todo o tempo de sua programação para terceiros - que seriam responsáveis pela produção do conteúdo. Nos bastidores, alguns apontam que a medida busca atender aos interesses de igrejas evangélicas, uma vez que não há mais concessões disponíveis. A proposta foi aprovada de maneira simbólica pelos senadores. Como já havia tramitado pela Câmara dos Deputados, agora ela segue direto para a sanção do presidente Jair Bolsonaro, do PL.

Motivo

Após a prisão do ex-ministro Milton Ribeiro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que ele deve responder pelos seus atos. Segundo o chefe do Executivo, Ribeiro mantinha "conversa informal demais com pessoas de confiança dele" e que isso pode ter o prejudicado. Ainda de acordo com Bolsonaro, a operação de quarta-feira, realizada pela Polícia Federal, é um sinal de que o órgão está trabalhando sem interferência em seu governo. "Se a PF prendeu, tem um motivo", disse em entrevista à rádio Itatiaia de Minas Gerais.

Pensão

O tucano Eduardo Leite, anunciou, na segunda-feira (20), que vai desistir de receber a pensão como ex-governador do Rio Grande do Sul. A decisão de Leite ocorre após a Justiça gaúcha pedir explicações à Procuradoria Geral do Estado (PGE) sobre o pagamento de quase R$ 40 mil ao tucano. A soma equivale a maio e parte de abril, quando renunciou ao posto.

Aparecer

Ex-titular do Ministério da Educação, Abraham Weintraub (PMB) comentou a prisão de seu sucessor na pasta, ocorrida ontem (22), por suspeita de corrupção envolvendo pastores lobistas. A informação é da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo. "O Milton Ribeiro saiu e a turma toda ficou. Então, eles continuam atuando. Tem muito mais coisas acontecendo no MEC e em algum momento vai acontecer. Eu vi como é a sanha do pessoal, o pessoal é desesperado", disse ele, que é pré-candidato ao governo de São Paulo e hoje crítico do governo Bolsonaro.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/