Ponto e Vírgula 24/02/2022

Ponto e Vírgula 24/02/2022

Sobe - Feira de Santana por assinar convênio com SENAI/CIMATEC para implantar sistema que vai acelerar liberação de alvarás e combater construções irregulares.

Desce - Colômbia por autorizar aborto até o sexto mês de gestação.

Presente de grego

Em discurso, o vereador Jurandy Carvalho (PL) enalteceu a campanha do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB) ao governo da Bahia, e defendeu o nome do ex-prefeito de Feira, Zé Ronaldo (DEM), para vice. "Zé Ronaldo e ACM Neto para melhorar esse estado". Em aparte, o vereador Zé Carneiro (MDB), afirmou ainda que o senador Jaques Wagner (PT) está montando uma estratégia por medo de ACM Neto. "O que foi dado a Otto Alencar, foi um presente de grego, Jaques Wagner caiu fora porque sabe que a eleição está perdida, lamento que Otto entre nesse barco", disse.

Transporte

O prefeito Colbert Martins Filho e o Secretário Municipal de Transportes de Trânsito, Saulo Figueiredo, devem prestar informações referentes à composição e atividades realizadas pelo Conselho Municipal de Transportes à Câmara Municipal. Os questionamentos constam no requerimento nº 018/2022, de autoria do vereador Silvio Dias (PT). O objetivo é discutir medidas e proposituras de melhoramento do sistema de transporte coletivo na cidade.

UB e MDB

No cenário de hoje, uma federação que envolva União Brasil e MDB não deve sair do papel. É o que diz o deputado federal Alexandre Leite, vice-presidente da nova sigla em São Paulo. "Na somatória, perdemos uns oito deputados. O MDB não consegue recompor com a gente, e somar com eles para perder não faz sentido", diz Leite.

Políticas Públicas

Apontar perspectivas para a Região Nordeste e para o Brasil com base nas boas práticas e nos estudos feitos pelos Estados nordestinos nos últimos anos. Este é o objetivo do seminário "Nordeste: País Brasileiro", realizado pela Fundação Perseu Abramo (FPA), por meio do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas do Nordeste (NAPP-NE), em parceria com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). O evento acontece hoje (24), com transmissão pelo canal, no Youtube da FPA.

Violência Política

A Comissão de Direitos Humanos (CDH), presidida pelo Senador Humberto Costa (PT-PE), lançou um canal exclusivo para receber denúncias de violência política. Excelente atitude, tendo em vista que está enraizada na sociedade brasileira e instituições nacionais, a violência política no Brasil, tem aumentado de forma ostensiva. A violência política pode ocorrer de diversas maneiras, mas o mais usual é vermos na forma de ameaças e ofensas, principalmente no meio digital, onde os agressores podem se esconder por trás de telas e, assim, têm a sensação de impunidade.

Bastidores

Integrantes da CPI da Covid, os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) preparam um livro com bastidores da Comissão Parlamentar de Inquérito que recomendou o indiciamento de cerca de 70 pessoas, dentre elas o presidente Jair Bolsonaro, pela atuação na pandemia. O livro, que será lançado pela Companhia das Letras, terá revelações inéditas de casos não explorados na CPI e informações que os parlamentares obtiveram após a conclusão dos trabalhos.

Aécio

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF) fez um novo pedido para que haja condenação do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) pelo crime de corrupção passiva em suas alegações finais, última etapa da ação em que ele é acusado de receber R$ 2 milhões em propina. Na denúncia, Aécio teria recebido o dinheiro do empresário Joesley Batista em 2017. Em troca, o então senador atuaria em favos da JBS, empresa dele, no Congresso Nacional.

Custear

Comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (22), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impede a União de obrigar estados e municípios a executar políticas públicas do governo federal sem repassar às prefeituras e aos governos estaduais o valor correspondente para cobrir os gastos. A PEC proíbe a criação ou o aumento de despesas que não estejam previstas na lei que define o orçamento público de cada ano. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/