Ponto e Vírgula 24/05/2025
Sobe - Câmara de Feira de Santana, por comemorar durante sessão o Dia da Pastora, reconhecendo o papel da mulher fora e dentro da igreja.
Desce - Gestores públicos, pelo exagero de contratos por inelegibilidade sem ampla divulgação da necessidade de fazê-lo.
Aprovadas
O TCM - Tribunal de Contas dos Municípios - aprovou as contas da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, no exercício de 2023, quando era presidida pela vereadora Eremita Mota. O relator foi o conselheiro Plínio Carneiro, que apenas anotou algumas resssalvas. Falta ainda o julgamento das contas de 2024.
Comemorou
Em postagem feita nas redes sociais, na quinta-feira (22), o secretário de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Felipe Freitas, comemorou e considerou "muito importante" a decisão da Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que anistiou politicamente a ex-presidente Dilma Rousseff, que foi vítima de violações sofridas durante a ditadura militar. A decisão dos conselheiros incluiu indenização de R$100 mil para a petista.
Discussão
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o ex-ministro da Defesa, no governo Dilma Rousseff, Aldo Rebelo, protagonizaram uma discussão acalorada durante o depoimento de Rebelo à Corte. Ontem (23), ele foi ouvido como testemunha de defesa do ex-comandante da Marinha, Almir Garnier. Durante a oitiva, o advogado de Garnier, Demóstenes Torres, perguntou se seria possível que a Marinha, sob comando de Garnier, executasse um golpe de Estado sozinha. Ele citou trecho da denúncia que aponta que Garnier teria colocado as tropas à disposição do então presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ameaça
Ao responder, Rebelo buscou fazer uma reflexão sobre a interpretação da língua portuguesa: "Na língua portuguesa, precisamos considerar a força de expressão. Quando alguém diz 'estou frito', não significa que esteja dentro de uma frigideira. Assim como dizer 'estou à disposição' não necessariamente deve ser interpretado de forma literal." Inconformado, o ministro ameaçou prender o ex-ministro de Dilma por desacato.
Fofoca
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), se irritou ontem (23), ao ser questionado dos rumores de que teria vazado a conversa envolvendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira- -dama Rosângela da Silva, a Janja, com o presidente da China, Xi Jinping, durante um jantar em viagem ao país asiático. A esposa do chefe do Executivo brasileiro teria pedido a palavra para se dirigir diretamente ao chinês, o que causou um desconforto. Segundo a jornalista Mônica Bergamo, Rui Costa foi apontado como principal suspeito do vazamento.
Não abro mão
Em entrevista coletiva ontem (23), o senador Jaques Wagner (PT), afirmou que não precisará abrir mão de uma reeleição ao seu cargo, no Senado Federal, para haver unidade no grupo político do PT em 2026. "A unidade vai ser construída sem essa necessidade", declarou o parlamentar durante a cerimônia de anúncio de investimentos, nos portos da Bahia, realizada no Terminal de Cruzeiros, em Salvador. Wagner ainda pregou que haja cautela para as definições sobre o tema, e afirmou que os rumores sobre a possibilidade de não se reeleger ao Senado surgiram de uma "hipótese" apresentada por ele mesmo.
03
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou na quinta-feira (22), que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL- -SP), deve retornar ao Brasil, de sua licença nos Estados Unidos, e retomar seu mandato de deputado federal. O filho "03" do ex-presidente Jair Bolsonaro deixou o país, no dia 27 de fevereiro, alegando que estava sendo perseguido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Valdemar Costa Neto também não descartou uma candidatura de Bolsonaro, e afirmou que acredita que o ex-presidente pode reverter sua inelegibilidade.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.