Ponto e Vírgula 24/09/2021

Ponto e Vírgula 24/09/2021

Sobe - Prefeitura de Feira por implantar política permanente que favorece à saúde do homem.

Desce - O destempero verbal dos senadores Jorginho Mello (PL- SC) e Renan Calheiros (MDB-AL) durante sessão de ontem (23), da CPI.

Congelados

Recursos do crédito para empréstimos estão "congelados" nas instituições financeiras devido à suspensão de novas operações, determinada pelo Tesouro Nacional. Ao De Olho na Cidade, do âncora Jorge Bianchi, o prefeito Colbert Martins (MDB) não descartou ir à esfera federal para garantir o repasse de valores vinculados ao empréstimo com Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil contratados pelo município. Contudo, o gestor aponta que antes tentará conversar com o ministro da Cidadania, João Roma, para resolver o impasse. O município de Feira de Santana tem cerca de R$ 30 milhões que devem ser concedidos após contratação com instituições financeiras em 2019.

Elogio

O vereador Pedro Cícero subiu à Tribuna da Câmara ontem (23), para elogiar o empresário Yuri de Araújo Guimarães, filho da vereadora Eremita. Disse que ele é um grande empresário e um bom articulador político. Yuri desde o início do ano tem presença diária na Câmara de Vereadores. O vereador deixou escapar que esteve com José Ronaldo na quarta-feira (24), mas não tratou de nada em relação à política, e deixou entender que Ronaldo também não lhe pediu nada politicamente. Tipo, uma conversa de bons amigos que vão bater papo de fim de tarde falando sobre o cotidiano. Papo de pensadores e aposentados.

Sessão Solene

Acontecerá hoje (24), na Câmara Municipal, uma Sessão Solene, onde será discutida a aplicabilidade da Lei Municipal 362/2021, de autoria de Pedro Américo (DEM), que regulamentou a realização de plebiscitos, referendos e projetos de iniciativa popular no âmbito de Feira de Santana. A lei já foi sancionada e está em vigor. "O meu desejo é que a população entenda todo o processo para que possam, efetivamente, participar", afirmou o parlamentar.

PSL e DEM

A fusão do DEM com o PSL tem como meta formar o maior partido do Brasil e da Bahia. Foi o que disse o presidente nacional do Democratas e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. Partido pelo qual o presidente Jair Bolsonaro se elegeu, o PSL tem a maior bancada na Câmara dos Deputados (53 parlamentares) e uma senadora. Uma bancada de peso influencia no tempo da TV e nos recursos dos fundos partidário e eleitoral no próximo ano.

Luciano Hang

A CPI da Covid-19 aprovou na tarde de ontem (23), a convocação do empresário bolsonarista Luciano Hang, proprietário da rede de lojas Havan. O depoimento dele está marcado para ocorrer já na próxima quarta-feira (29).

CPMI das fake news

O presidente da CPMI das Fake News, senador Angelo Coronel (PSD), afirmou ontem (23), que os trabalhos presenciais do colegiado devem ser retomados em novembro. O retorno se dará após a conclusão das apurações da CPI da Covid, prevista para terminar em outubro. Coronel, por outro lado, disse não temer que a CPI da Covid tenha ofuscado as investigações da comissão que comanda e que, em outra frente, também miram o governo Bolsonaro.

Quarentena

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está em quarentena após ter contato com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que foi diagnosticado com covid-19 durante viagem aos Estados Unidos para participação da Assembleia Geral da ONU. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Moreira da Cruz, confirmou a informação em coletiva de imprensa.

Reforma eleitoral

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, elogiou a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 28/2021, a chamada PEC da Reforma Eleitoral, pelo Congresso Nacional. Validada na Câmara dos Deputados em agosto deste ano, a proposta foi aprovada pelo Senado, na noite de quarta (22), por 70 votos contra 3 na votação em primeiro turno, e 66 a 3, na votação em segundo turno. O texto segue agora para promulgação com prazo até 2 de outubro, para que as regras tenham validade já nas eleições de 2022.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/