Ponto e Vírgula 25/05/2022

Ponto e Vírgula 25/05/2022

Sobe - Empresariado baiano por alcançar o maior nível de confiança em oito meses.

Desce - PEC 206 apresentada na Câmara para que seja cobrada mensalidade em universidades públicas brasileiras.

Falta de assunto

Numa cidade metrópole com 630 mil habitantes e diversas questões que devem ser levadas à Tribuna da Câmara para discutir acerca da saúde, educação, mobilidade urbana, geração de emprego, entre outros, o tema levado na manhã de ontem (24), pelo vereador Edvaldo Lima (MDB), foi a forma como homens e mulheres se relacionam. O parlamentar utilizou a bíblia para argumentar que "Tem pessoas que querem fazer descer goela abaixo a sua opção sexual". Vereador, o País é laico.

Moura Pinho

Já está na Câmara Municipal de Feira de Santana a indicação do nome do procurador Geral do Município, para o biênio 2023/2024. Trata-se do atual procurador, advogado Moura Pinho. O ofício com a indicação teria chegado sexta-feira (20). Se o nome de Moura Pinho não for referendado pela maioria absoluta dos vereadores, o prefeito Colbert Martins terá 48 horas para encaminhar um novo nome.

Justificativa

Muitos pedidos de obras e serviços de melhorias em ruas da cidade e dos distritos chegam às mãos do vereador Correia Zezito (Patriota). Segundo ele, tais pedidos são feitos desde o início do seu mandato, a exemplo da pavimentação da rua Tomé de Souza. Contudo, as recentes chuvas que têm caído na cidade atrapalharam a realização de obras, foi o que ele justificou.

Estagiários

Através do requerimento nº 167/2022, aprovado em votação única na sessão ordinária de ontem (24), na Câmara, o vereador Silvio Dias (PT) quer saber da secretária de Educação Anaci Paim quantos contratos de estágios estão vigentes atualmente na Secretaria de Educação de Feira. Ainda quer saber quais são os cursos de graduação contemplados pelas vagas de estágio ofertadas pela secretaria.

Vitória da Conquista

A Justiça eleitoral cassou o mandato de mais um vereador de município baiano. Dessa vez, o caso aconteceu em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O edil foi julgado por fraude em candidaturas fantasmas femininas. O vereador é o pastor Orlando Oliveira Filho, filiado ao PRTB. Segundo a Justiça Eleitoral, ele teve envolvimento nas candidaturas fantasmas de Jaqueline Rocha dos Santos e Fabiana Lima Lopes, que tiveram o "intuito deliberado de burlar a cota de gênero estabelecida pela lei eleitoral".

Mesa diretiva

O plenário da Câmara dos Deputados vai escolher, nesta quarta (25), os novos nomes que vão compor a Mesa Diretora da Casa. A eleição foi motivada pela decisão que tornou vagos os cargos de 1º vice-presidente, 2º secretário e 3º secretário, após a mudança de partido dos então titulares: Marcelo Ramos (PSD-AM), Marília Arraes (Solidariedade-PE) e Rose Modesto (União-MS), respectivamente. Segundo a convocação feita pelo presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), a sessão, marcada para as 13h55, terá votação exclusivamente presencial.

Negou

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou a participação do pré-candidato do Partido dos Trabalhadores ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, em eventos oficiais do Estado com o governador Rui Costa, negando pedido do Republicanos, aliado do União Brasil. Na decisão, o desembargador Vicente Oliva Buratto afirmou que "os atos cujas práticas são atribuídas aos Representados revelam aparente adequação às normas legais", não caracterizando, portanto, propaganda antecipada.

Casa abandonada

Em meio a denúncias de superfaturamento na compra de caminhões de lixo por parte do governo federal, através do Ministério da Cidadania, surgem novos indícios de irregularidade nas tratativas, encabeçada por aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL). A sede de uma empresa que venceu pregões que somam R$ 12 milhões para compra dos equipamentos, em Goiania (GO), é uma casa abandonada e tomada pelo mato, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 29 Janeiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/