Ponto e Vírgula 25/07/2025
Sobe - Estado brasileiro por registrar a menor taxa de homicídios desde 2012, segundo Anuário de Segurança
Desce - Os doleiros e quem os informou da sobretaxa no que ensejou um lucro para quem vazou e quem se aproveitou ganhando mais de 3 milhões de doláres com o câmbio do dia do anúncio dos 50%.
Mulheres
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de Lei (PL) 1.246/2021, que estabelece que os conselhos de administração de estatais deverão ter, obrigatoriamente, 30% das vagas de membros titulares destinadas a mulheres, incluindo reserva específica para mulheres negras ou com deficiência.
Texto confuso
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) consideraram confusa a decisão desta quinta-feira (24) do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), mas celebraram a negativa da prisão preventiva e avaliaram haver um recuo por parte do magistrado. Para aliados de Bolsonaro, a resposta de Moraes não está clara sobretudo no que diz respeito aos limites da cautelar em entrevista e divulgação nas redes sociais. É possível que os advogados entrem com um novo pedido de esclarecimentos à corte, segundo relatos.
Entre rato e moleque
Lula afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fugiu do País como um "rato" após planejar um golpe de Estado para impedir a posse do petista. Ele afirmou ainda que Bolsonaro pediu ao filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), para ir aos Estados Unidos pedir uma intervenção do presidente americano, Donald Trump. Ele ainda chamou o deputado federal licenciado de "moleque irresponsável". "O cara que tentou dar um golpe, para não dar posse para mim e não teve vontade de me esperar, fugiu como um rato foge", disse o presidente do Brasil.
Minuta do golpe
Em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-assessor de Jair Bolsonaro (PL) Filipe Martins negou ter confeccionado uma das versões da "minuta do golpe". "Tomei conhecimento pela imprensa", disse o ex-assessor de Bolsonaro sobre o documento. Durante a audiência, Martins negou ter viajado aos Estados Unidos no final de 2022 e afirmou que se considera um preso político, com "restrições injustificadas" em seu direito de ir e vir e de expressão. Filipe Martins está em prisão preventiva desde fevereiro de 2024. A alegação de que o ex-assessor teria deixado o País foi usada para o decreto de prisão sob risco de fuga. A defesa de Martins aponta para informações contraditórias da Polícia Federal.
Chapa para o Senado
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) voltou a pregar a unidade da base no imbróglio que se tornou a composição da chapa ao Senado Federal em 2026, após a polêmica declaração do senador Jaques Wagner (PT) que, de forma reiterada, defendeu em entrevistas à imprensa uma chapa puro- -sangue composta por ele e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). Em entrevista à rádio Sociedade da Bahia, na terça-feira (23), o chefe do Palácio de Ondina deu a entender que conversas com o objetivo de estancar a sangria causada no PSD, maior partido do arco de alianças do seu governo, com a hipótese da retirada do candidato natural à reeleição, senador Angelo Coronel, já estão em andamento.
Chapa para o Senado I
Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao PT e ao PSB que montem uma estratégia conjunta para as eleições legislativas do ano que vem, com atenção especial ao Senado. A orientação foi dada em almoço na quarta-feira (23) no Palácio do Planalto com representantes das cúpulas das duas legendas. Pelo PSB, participaram o presidente do partido, João Campos, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, e o líder do partido na Câmara, Pedro Campos (PE). Pelo PT, esteve presente a ministra Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais. Lula reforçou que é prioritária uma estratégia para obter bancadas expressivas no Congresso. O Senado é um foco de preocupação especial. É bom lembrar que Bolsonaro, há cerca de um mês, bateu na tecla de eleger o maior número de senadores com o objetivo de intimidar o STF com possibilidade mais fácil de votar impeachment dos seus membros.
Chorou
Ao lado da esposa Michelle Bolsonaro, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chorou durante o culto que participou na manhã de ontem (24). O ex-chefe do Executivo está utilizando tornozeleira eletrônica. A sessão evangélica ocorreu na Igreja Casa da Benção, em Taguatinga (DF). Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro também cumpre outras medidas cautelares, como a restrição de horário e a proibição de deixar sua residência aos fins de semana. Além de Michelle, Bolsonaro também foi acompanhado do senador Magno Malta (PL-ES) e do filho mais novo, Jair Renan, vereador em Balneário Camboriú (SC).
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.