Ponto e Vírgula 25/10/2022

Ponto e Vírgula 25/10/2022

Sobe - Cidades que estão disponibilizando transporte gratuito no dia da eleição, facilitando o dever da democracia para quem não pode custear passagem.

Desce - Fila de espera para aposentadoria na Bahia, que é a maior do Nordeste, com mais de 22 mil pessoas aguardando o benefício.

Desculpa e lógica

Dois amigos nas conversas sobre política concluíram que ficaram para o segundo turno os dois candidatos mais inadequados, na visão deles. Mas, concluíram de forma diferente em quem votariam. Um, não conseguiu persuadir o outro, mas, ontem (24), um deles depois de visualizar uma foto de Moro e Bolsonaro, mandou-lhe a seguinte mensagem: "Amigo, boa tarde. Encontrei a solução para nossos problemas: eu só voto em Lula porque tem Alckimin na chapa, enquanto você, não votará em Bolsonaro, porque esse voltou a adorar Moro. Enfim, estamos salvos!".

Trajetória

O presidente Bolsonaro (PL), tinha como seu guru ideológico Olavo de Carvalho, que hoje, se encontra no oriente eterno. Se acercou de Moro para lhe dar sustentação moral, enfim, ancorado na força convocou como auxiliares mais de uma dezena de generais. Estes, um a um foram afastados. São eles, os generais Santos Cruz - ex-ministro da Secretaria de Governo; Azevedo e Silva - ex-ministro da Defesa; Rêgo Barros e Eduardo Pazuello - ex ministros da Saúde; Santa Rosa - Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência; Franklimberg de Freitas - Funai; Juarez Cunha - Correios; João Carlos Jesus Correia - Incra; Marco Aurelio Vieira - Secretaria Especial do Esporte; Silva e Luna - presidência da Petrobras; já o falante general Augusto Heleno, embora ainda no governo, como ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), embora no cargo, foi rebaixado para uma posição em um dos corredores do palácio. Há quatro meses, não dá uma palavra.

Amiguinhos

No domingo retrasado (16), após o debate na TV Bandeirantes e UOL, entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL), quem aparece como "papagaio de pirata"? O algoz e ex-ministro de Bolsonaro, Sérgio Moro (UB), para prestar apoio ao ex-chefe. É bom lembrar, que mesmo sem pertencer "as armas", Moro saiu atirando no Presidente. De ingerência na Polícia Federal, "sepultor" da lava-jato, de corrupção no governo, ao afirmar que haviam casos de corrupção, ao comentar a notícia de que diminuiu o número de crimes de corrupção nos pedidos feitos por órgãos de controle ao Coaf. O presidente, ao justificar o retorno de Moro, disse "já conversamos e nos acertamos". Agora é só aguardar, ou nomeação para o supremo (sonho antigo), ou candidato a sucessão - se Bolsonaro ganhar (sonho novo).

Vidraça da Câmara

A futura presidente da Câmara, Eremita Mota (PSDB), deverá posicionar-se contra a retirada da vidraça instalada no plenário, proposta defendida pelo atual dirigente da Casa, que poderá colocá-la em votação nos próximos dias. A matéria já existe, de autoria do vereador Sílvio Dias (PT), em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça. Na sessão legislativa anterior, quando o dirigente provocou um debate ao anunciar o desejo de pôr em votação um projeto com esta finalidade, ela deu a entender não compartilhar da ideia, afirmando que "pior (do que a vidraça) é ter que chamar o policiamento", para conter eventuais manifestações violentas nas galerias.

Vidraça da Câmara I

Eremita lembra que, no passado, antes de haver a proteção, a Polícia Militar era acionada com frequência, para conter manifestantes que ameaçavam a integridade dos vereadores durante a discussão de projetos polêmicos. Também contrário à proposta, o vereador José Carneiro (MDB), reconhece, no entanto, a atitude do atual dirigente e seu antecessor, em propor o debate, visto que, pelo Regimento do Legislativo, "não precisaria pôr o assunto em discussão, pois a Presidência tem o poder de decidir".

Transporte

O transporte de eleitores na zona rural, domingo próximo, 30 de outubro, quando acontece o 2º turno do pleito para governador e presidente da República, em Feira de Santana, está causando preocupação ao vereador Paulão do Caldeirão (PSC). Em pronunciamento na Câmara, ele disse que esta foi uma das deficiências na estrutura do 1º turno, problema que pode se repetir e agravar ainda mais, desta vez.

Lula em Feira

O senador Jaques Wagner (PT) comentou sobre a possibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltar à Bahia antes do segundo turno. "Se ele vier outra vez aqui eu vou levar ele para Feira de Santana. Não quero alimentar isso. Ele já veio três vezes aqui. Do Nordeste aqui é o lugar que ele mais veio, então eu não tenho, vamos dizer assim, moral, cacife para dizer para ele vir agora. Claro que eu quero que ele venha. Como ele é apaixonado pela Bahia, se ele quiser vir encerrar aqui, diria que seria em Feira e não em Salvador", disse o parlamentar.

Benefícios para Feira

O candidato a governador ACM Neto (UB) afirmou que, se for eleito, vai entregar o Centro de Convenções de Feira de Santana, que está há 16 anos com as obras paradas, e buscará a ampliação dos voos do aeroporto da cidade. O objetivo é transformar a Princesa do Sertão num destino de negócios na Bahia, explorando a força econômica que o município já tem no setor de comércio e serviços. "Temos indústrias que já se instalaram aqui no passado e que deixaram de vir nos últimos anos. Nós vamos trazer as fábricas de volta e assim vamos trazer novos empregos para os feirenses", completou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/