Ponto e Vírgula 29/08/2025
Sobe - Feira INDEX 2025, por reunir, em Salvador, lideranças da indústria de todo o Brasil.
Desce - Municípios, que estão bloqueados por pendências com órgãos de controle, como Receita Federal, INSS ou tribunais, e não vão receber repasse do FPM.
Ronaldo e ACM Neto
Durante participação, no programa De Cara com o Líder, apresentado pelo vice-governador Geraldo Júnior, na rádio Baiana FM (89.3), ontem (28), o jornalista e articulista político Levi Vasconcelos fez uma série de análises sobre o cenário político baiano, abordando a insatisfação do PSDB com a prefeitura de Salvador, a reunião entre o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito Bruno Reis, além dos sinais de distanciamento entre o prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo, e ACM Neto.
Sinais de perda
O articulista também comentou sobre o cenário, em Feira de Santana, onde, segundo ele, o prefeito Zé Ronaldo tem dado sinais de perda de alinhamento com ACM Neto. "Zé Ronaldo tem aquele discurso padrão, de que só vai tratar de política em 2026. Mas, o simples fato dele, uma figura histórica do União Brasil, ainda não declarar de forma clara apoio a ACM Neto, já é uma punição. Ele evita abrir a boca para dizer: 'o meu é Neto'", avaliou Levi.
Entre Neto e Jerônimo
Levi lembrou ainda que Zé Ronaldo tem alternado aparições públicas entre aliados de Neto e encontros com o governador Jerônimo Rodrigues, o que reforça a leitura de afastamento. Para ele, essa postura tem origem em frustrações políticas, especialmente após não ter sido escolhido para compor a chapa de ACM Neto, em 2022. "Até a véspera da definição da chapa, Zé Ronaldo acreditava que seria o escolhido, mas no anúncio, Neto preferiu Ana Coelho. Ele se ressentiu, não quis disputar nenhum cargo e, agora, parece estar descontando isso", concluiu.
UPB e educação
"É um compromisso que assumimos e temos uma certeza grande: a virada de mesa começa aqui, hoje, e os resultados serão grandiosos, já agora, em novembro", afirmou o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, ao abrir o Seminário Estadual Bahia Alfabetizada, realizado na terça-feira (26), no auditório da entidade municipalista. A iniciativa, promovida pela UPB em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEC), fortalece a agenda da alfabetização na idade certa e apresentou um plano de ação para as equipes pedagógicas das secretarias municipais de educação. Em julho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), divulgou o Indicador Criança Alfabetizada, em que a Bahia aparece com apenas 36% das crianças de até sete anos que sabem ler e escrever. A intenção é elevar em 25% esse número.
FPM
Após receberem o terceiro menor repasse de 2025, na parcela intermediária de agosto, do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), os 5,5 mil municípios brasileiros partilham R$ 4,7 bi, hoje (29). O valor é referente ao terceiro decêndio deste mês e representa um valor 18% superior do que no mesmo período de 2024. O assessor de orçamento Cesar Lima aponta que a última parcela de agosto, propicia um fôlego para as prefeituras que obtiverem o repasse intermediário muito abaixo do esperado. Apesar do cenário, ele avalia que o ano segue com valores satisfatórios destinados às prefeituras.
INDEX 2025
A secretária de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana (Settdec), Márcia Ferreira, representando o prefeito de Feira de Santana José Ronaldo de Carvalho, marcou presença na INDEX 2025, o maior evento da indústria da Bahia, realizado em Salvador. Durante o evento, a secretária ressaltou a relevância da participação de Feira de Santana, que esteve representada por indústrias dos setores plástico, alimentício e químico, segmentos que reforçam o papel do município como protagonista no desenvolvimento econômico da Bahia.
Prefeitura empreendedora
Inspirar boas práticas e reconhecer gestões que fazem a diferença, no dia a dia dos cidadãos, foi a proposta do lançamento da XIII edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), ciclo 2025/2026, que contou com a participação da União dos Municípios da Bahia (UPB). O evento aconteceu, na manhã de quarta-feira (27), durante a INDEX 2025 - Feira da Indústria da Bahia, no Centro de Convenções Salvador. A iniciativa busca valorizar projetos inovadores que melhorem o ambiente de negócios, incentivem o empreendedorismo e promovam o desenvolvimento dos territórios.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.