Ponto e Vírgula 26/01/2024

Ponto e Vírgula 26/01/2024

Sobe - Hospital da Mulher por promover Seminário de Saúde Mental com o tema cuidar da mente é cuidar da vida.

Desce - Cúpula atual da Abin por, segundo a Polícia Federal, ter dificultado investigação sobre monitoramento ilegal.

Otto Alencar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, ontem, que o senador Otto Alencar (PSD) nunca quis ser candidato a governador da Bahia em 2022. Na ocasião, o então governador Rui Costa (PT), hoje ministro da Casa Civil, é quem desejava o presidente estadual do PSD como postulante ao Palácio de Ondina, pois, ele queria ser candidato a senador naquele ano. "Se pensou no Otto, e até trouxeram Otto para uma conversa comigo em São Paulo. E, na conversa, uma conversa interessante, estou contando isso em primeira mão, o Rui disse que Otto tinha aceitado ser candidato, estava eu e o Jaques Wagner, e o Otto não estava com uma cara boa, sabe a cara de uma criança quando o pai dá uma bronca? Eu senti que o Otto não queria", lembrou Lula.

Jerônimo Rodrigues

"Quando terminou a reunião e todo mundo foi embora, eu liguei para o Otto e falei: 'Deixa eu dizer uma coisa, eu vi que você não estava gostando desse negócio de ser candidato a governador, você não é obrigado a ser governador, se você não quer, não seja, e nós teremos que arrumar outro'. E o Otto disse que não queria, e aí eu fiquei preocupado, [pensando] quem será agora?", acrescentou.? Durante a entrevista, Lula, de certa forma, provocou o então adversário do governador Jerônimo Rodrigues (PT) no pleito, o ex-prefeito ACM Neto, do União Brasil. "Aí eles apresentam o Jerônimo. Eu fiquei pensando: 'Será que esse menino vai dar conta do recado?'. Quando Jerônimo foi, quase ganhou no primeiro turno, não ganhou por pouquíssimo. O que aconteceu? Jerônimo virou governador da Bahia e eu acho que vai ser um extraordinário governador", completou.?

Bruno Reis

O atual prefeito Bruno Reis (União Brasil), lidera a disputa por Salvador com 62,7% das intenções de votos, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, encomendado pelo portal Bahia Notícias. A sondagem de opinião aponta para a vitória do atual gestor no primeiro turno das eleições deste ano. Em segundo lugar, com 12,1% das intenções de votos é o atual vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB). Em seguida, aparece o pré-candidato do PSOL, Kleber Rosa, com 2,9%. Luciana Buck, do NOVO, tem 1,6%. Os que não sabem ou não quiseram responder somam 6,6%. Os votos brancos, nulos e ninguém são 9%.

Precedente perigoso

À frente da defesa do senador Sergio Moro (União Brasil-PR), o advogado Gustavo Bonini Guedes diz que haveria a criação de um "precedente perigoso" na Justiça Eleitoral caso haja a cassação do ex-juiz da Lava Jato a partir dos argumentos apresentados pelo PL e o PT. As duas siglas entraram com uma representação no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná no final de 2022. Há a expectativa de que a Aije (ação de investigação judicial eleitoral), que pede também a inelegibilidade de Moro, possa ser julgada em fevereiro, após troca de juízes da corte.

Reforma tributária

As discussões sobre a regulamentação da reforma tributária dos impostos sobre o consumo começaram com a preocupação dos governos regionais sobre o impacto da mudança na tributação nas compras governamentais e o consequente efeito para a arrecadação. O problema foi tema da primeira reunião dos 19 grupos de trabalho que vão elaborar as propostas de regulamentação dos novos impostos. Dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada), citados na reunião, apontam que a aquisição de bens e serviços pelo setor público representa 12% do PIB (Produto Interno Bruto), de acordo com o conteúdo a que a Folha teve acesso.

Pardo

Advogado responsável pela defesa do União Brasil na eleição estadual de 2022, Ademir Ismerim afirmou que o então candidato ao governo, ACM Neto (UB), não teve culpa sobre sua declaração racial como pardo. Inicialmente, Neto foi apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como branco e depois mudou. "O ACM neto tinha se declarado pardo na eleição anterior. Aí tem uma coisa chamada RRC, que foi preenchido por um assessor dele. E preencheu como branco. E depois ele pediu para mudar, algo normal. Aí fizeram essa confusão toda. Falaram que ele mudou para receber mais recurso, mas isso não existe. A cota de gênero que leva a receber mais. E os proporcionais. Não tem a ver com a executiva", afirmou.

Tribunais

O Poder Judiciário brasileiro concentra parte da elite do funcionalismo público, que recebe salários próximos do teto constitucional pago a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), além de diversos penduricalhos. Essas benesses são os principais fatores relacionados à despesa bilionária do Brasil com os tribunais de Justiça, que consumiram, em 2022, 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com levantamento produzido pela Secretaria do Tesouro Nacional. Os estudos realizados pela equipe econômica do governo federal mostram que o Brasil gasta quase três vezes mais com Justiça do que a média de 53 países, entre economias emergentes e avançadas. A média internacional de gasto com o Poder Judiciário proporcional ao PIB foi de 0,37% em 2021.

Mantega

O governo Lula subiu o tom na articulação para colocar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega no comando da Vale. Nesta quarta-feira, 24, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, telefonou para conselheiros da empresa para defender a escolha do indicado de Lula para a presidência da companhia pelo comitê de acionistas. O grupo deverá se reunir na próxima terça-feira, 30, para deliberar sobre a sucessão na mineradora. Segundo auxiliares do presidente, Lula deseja que Mantega tenha um papel de destaque no comando da empresa, com voz ativa na gestão, e não seja apenas um coadjuvante. Ele chefiou a pasta da Fazenda de 2006 a 2014.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 02 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/