Ponto e Vírgula 26/07/2022

Ponto e Vírgula 26/07/2022

Sobe - Campanha de incentivo ao aleitamento materno do Hospital da Mulher, que busca aumentar o estoque do Banco de Leite.

Desce - Pessoas e veículos de comunicação que espalham fake news.

Golpe

A assessoria de comunicação do senador Otto Alencar (PSD) informou que criminosos estão mais uma vez usando indevidamente o nome do parlamentar para aplicar golpe pelo WhatsApp e por meio de ligações telefônicas. "Os criminosos pedem contatos de vice-prefeitos para convidá-los a integrar a chapa de uma suposta associação que os representa no Estado da Bahia, depois solicitam dinheiro. É golpe", informou nota da assessoria do pessedista.

Pool de veículos

Pré-candidato a governador, ACM Neto (UNIÃO) sugeriu pool de veículos de imprensa para debates eleitorais ao governo da Bahia. Neto argumentou que a campanha eleitoral é curta - apenas 45 dias -, e será impossível ter tempo para participar de todos os debates. "O ideal é que a gente pudesse ter dois grandes debates em pool com as emissoras todas, com os blogs, as rádios. Uma coisa, inclusive, que nunca aconteceu na Bahia. Não vai dar para fazer debate todo dia. Impossível", declarou ACM Neto.

Podemos

O apoio do Podemos na Bahia à pré-candidatura de ACM Neto (União) pode não ter o desfecho esperado pelo ex-prefeito de Salvador. O presidente estadual da legenda, Gabriel Melo, virá à Bahia para uma reunião com os integrantes da executiva. Apesar de descartar que alguma decisão tenha sido tomada com relação a mudança de apoio, Gabriel revelou que o encontro será para "entender o que está acontecendo" dentro do partido. Se depender da vontade do vereador Sidninho (Podemos), o arco de alianças em torno da candidatura de João Roma (PL) na disputa pelo Governo da Bahia terá mais um partido, além do PMB e PROS.

Críticas

O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) criticou o 'legado' deixado pelo PT após quase 16 anos, na gestão estadual. Segundo o ex-prefeito de Salvador, a Bahia é, hoje, o estado com maior número de mortes violentas em todo o país, lidera o ranking de desempregados e está em último lugar na qualidade de ensino. Neto afirmou que, em 2020, dados do IBGE mostraram que a Bahia era o estado com o maior número de pessoas em situação de extrema pobreza - 4 em cada 10 moradores do estado estavam abaixo da linha da pobreza monetária.

Submissão

O candidato a governador da Bahia, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), disse que o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato do União Brasil ao governo, ACM Neto, "deixou de ser prefeito, mas a prefeitura não saiu dele" e que, por conta disso, o atual prefeito da capital, Bruno Reis, tem sido submisso à figura do ex-gestor.

PDT

O PDT da Bahia realiza no dia 2 de agosto, a convenção estadual para deliberar sobre a escolha dos candidatos e da coligação majoritária para as eleições de outubro. O ato, convocado pelo presidente do partido no estado, deputado federal Félix Mendonça Júnior. Durante a convenção, o PDT vai fazer a escolha dos candidatos a cargos eletivos, definir sobre coligações e deliberar sobre assuntos relacionados ao pleito de outubro. Félix afirmou que a legenda deve eleger no mínimo três deputados estaduais e três deputados federais.

Pressão

O União Brasil tem sofrido pressão às vésperas da convenção nacional do partido para desistir de candidatura de Luciano Bivar para o Palácio do Planalto. De acordo com a CNN, desde a semana passada, dirigentes nacionais do PL, PT e PDT têm buscado lideranças da legenda em um último esforço para uma aliança nacional. Segundo o canal fechado, a ofensiva maior tem sido a do PDT, de Ciro Gomes, que corre o risco de concorrer à sucessão presidencial sem fechar nenhuma aliança partidária. O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, já teria oferecido o posto de candidato a vice-presidente pelo apoio do União Brasil.

União Popular

O União Popular oficializou no domingo (24), o nome de Leonardo Péricles, para a Presidência da República. Também foi formalizada a participação da dentista Samara Martins como vice-presidente na chapa. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/