Ponto e Vírgula 26/07/2024
Sobe - Câmara de Feira de Santana por realizar palestra sobre aspectos jurídicos das eleições, em parceria com o TRE.
Desce - Autores de ataque cibernético ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e Processo Eletrônico Nacional (PEN).
Cidadão Feirense
Na tarde de ontem (26), em sessão solene, realizada na Câmara Municipal de Feira de Santana, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, recebeu o Título de Cidadão Feirense e a Comenda Maria Quitéria.
Sugestão
Em comemoração aos 25 anos da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o deputado estadual Hilton Coelho (Psol) sugeriu à presidente da Câmaras, vereadora Eremita Mota (PP), que realize uma sessão especial para celebrar o movimento, considerado a articulação mais ampla e plural no campo da educação no Brasil. A sugestão foi através da indicação Nº 27.312/2024 apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Nova visita
Uma nova turma de estudantes do 5º ano da Escola Municipal Monsenhor Jessé Torres Cunha esteve presente na Câmara Municipal de Feira de Santana, desta vez, para acompanhar a sessão realizada na manhã de quarta (24). Acompanhados pela professora Aline Conceição Alves, os alunos conheceram a estrutura física da Casa da Cidadania, que acabou de passar por uma ampla requalificação predial, e conheceram, de perto, as etapas da sessão ordinária.
Risco e benefício
Se por um lado os avanços tecnológicos trazem facilidades para o processo eleitoral, a começar pela urna eletrônica, cuja segurança é destacada inclusive fora do país, por outro representam riscos para o sistema, bem como para próprios candidatos a cargos eletivos. A observação é de Jaime Barreiros Neto, analista jurídico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que fez palestra, na Câmara Municipal, quarta-feira (24), abordando os aspectos jurídicos das eleições, para vereadores e assessores.
Inédito
Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, o Brasil será representado pela mulher de um presidente da República. A primeira- -dama Rosângela da Silva, a Janja, conseguiu uma credencial para substituir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e vai receber a delegação brasileira na abertura das Olimpíadas de Paris. A cerimônia ocorrerá hoje, 26.
A justificativa
Lula avisou ao presidente da França, Emmanuel Macron, que está com a "agenda cheia" e que, por isso, não poderá acompanhar os jogos. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que é o primeiro na linha sucessória na Presidência da República, não foi escalado pelo petista para ser o chefe de Estado brasileiro em Paris.
Como deve ser
Normalmente, quem representa o Brasil como chefe de Estado, na abertura das Olimpíadas, é o presidente da República ou o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Lula, por exemplo, esteve na cerimônia de dois Jogos Olímpicos: 2004, em Atenas, na Grécia, e 2008, em Pequim, na China.
Jornalista no pleito
A jornalista Anna Valéria oficializou sua pré-candidatura a vereadora de Salvador, pelo Progressistas, na quinta-feira (25), data que também ocorre a Convenção Municipal do prefeito Bruno Reis (União Brasil) Anna, que tem no currículo uma carreira consolidada no telejornalismo, disputou as eleições de 2022 como deputada federal, obteve 5,6 mil votos e, agora, busca ser uma voz feminina, na Câmara de Vereadores. Em Feira, a também jornalista Lete Simões vai disputar o pleito.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.