Ponto e Vírgula 27/08/2025

Ponto e Vírgula 27/08/2025

Sobe - Feira de Santana por sediar Fórum de Mobilidade e debate ônibus elétricos e melhorias no transporte público 

Desce - Esporte Clube Vitória por sofrer a maior goleada do Brasileirão na era dos pontos corridos. o Rubronegro tomou 8x0 do Flamengo. 

Jerônimo e Bruno Reis

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), vão sentar à mesa de negociação após dois anos de espera para discutir temas de interesse de ambos os governos, como saúde, ponte Salvador-Itaparica e segurança pública. O tão esperado encontro acontece na tarde de hoje (27) e foi confirmado logo no início da manhã de ontem (26), pelo petista, e em seguida, pelo chefe do Executivo municipal durante agenda institucional em Paripe, Subúrbio Ferroviário de Salvador. A reunião entre os dois gestores estava sendo aguardada desde fevereiro de 2023, quando o prefeito da capital baiana começou a ventilar a possibilidade para a imprensa. Desde então, a agenda para a audiência não tinha sido marcada. 

Chapa 

O prefeito de Salvador também afrimou que a oposição apresentará uma candidatura única para o governo do Estado nas eleições de 2026. "Podem ter certeza que estaremos juntos e apresentaremos uma candidatura única para os baianos, que represente o sentimento majoritário de mudança que a gente vê na população dos quatro cantos do estado", afirmou o gestor municipal. A declaração ocorre um dia após o vereador Cezar Leite (PL) ter indicado a possibilidade de João Roma (PL) se postular ao cargo de governador em 2026 caso o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) decida não avançar com sua candidatura. Neto é o principal aliado do prefeito Bruno Reis, que já chegou a confirmar a presença do ex-prefeito no pleito do próximo ano. 

Lula x Eduardo Bolsonaro 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu ontem (26) que o Congresso Nacional comece a discutir a cassação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Ele pediu licença de 122 dias do mandato parlamentar em março e foi morar nos Estados Unidos, sob a alegação de perseguição política. Desde então, tem atuado junto às autoridades norte- -americanas para a aplicação de sanções ao Brasil. Segundo matéria da Agência Brasil, para Lula, o comportamento do deputado é, "possivelmente, uma das maiores traições que uma pátria sofre de filhos seus". "Não existe nada que possa ser mais grave do que uma família inteira ter um filho custeado pela família, um cidadão que já deveria ter sido expulso da Câmara dos Deputados, insuflando com mentiras e com hipocrisias, um outro Estado contra o Estado nacional do Brasil", disse. 

Denilton e Marcelo Britto

O site Bahia na Política publicou, com exclusividade, que o Ministério Público Federal (MPF) protocolou junto à Justiça Federal em Feira de Santana o pedido para compartilhamento e encaminhamento das provas obtidas no procedimento investigatório contra Marcelo Moncorvo Britto (ex-secretário de Saúde) e Denilton Pereira de Brito (ex-secretário de Governo), ambos da gestão do ex-prefeito Colbert Martins Filho (MDB), acusados de graves irregularidades na contratação da UPA de Queimadinha. No documento, o MPF alega que o compartilhamento é essencial para garantir a "otimização, racionalidade e eficiência da prestação jurisdicional", sem prejuízo ao contraditório e à ampla defesa previstos constitucionalmente. 

O telefonema 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou, na manhã desta terça-feira (26), para o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). A ligação interrompeu um discurso que o gestor estadual fazia nas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), durante evento que marcava a assinatura de um convênio entre o Estado e a instituição de saúde. Jerônimo atendeu a Lula, que queria tratar com o governador sobre o projeto de recuperação do Rio Subaé, que passa por municípios como Feira de Santana, Santo Amaro e São Francisco do Conde. 

Gilmar Mendes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes saiu em defesa da atuação do Judiciário diante das recentes críticas que pedem maior autocontenção da Corte. Durante o seminário "Brasil Hoje", promovido na segunda-feira (25) em São Paulo pelo think tank Esfera, o magistrado afirmou que limitar o Supremo em momentos de crise poderia ter custado ainda mais vidas durante a pandemia da covid-19. 

Emendas 

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), defendeu, nesta terça-feira (26), as emendas parlamentares, que estão no alvo de investigações no STF (Supremo Tribunal Federal). "A criminalização do Orçamento do Estado brasileiro ou do Congresso Nacional é a criminalização da democracia, da política e das instituições. Esse é um momento delicado da história, em que temos que defender as instituições, defender a democracia e o Estado brasileiros. Essas agressões também são [agressões] à nossa democracia e ao povo brasileiro", disse Alcolumbre durante um seminário sobre gastos tributários, realizado na Câmara dos Deputados.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 27 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/