Ponto e Vírgula 28/05/2025

Ponto e Vírgula 28/05/2025

Sobe - Educadora Maria Cristina, da rede municipal de João Dourado, por ser finalista do Prêmio Educador Nota 10, maior premiação da educação básica do país.

Desce - Gestores, que pintam prédios públicos com cores que remetem a partidos políticos, contrariando medidas cautelares do TCM. 

Autorizou

A Assembleia Legislativa autorizou o Poder Executivo a contratar operação de crédito, na ordem de R$4,56 bilhões junto ao Banco Mundial (Bird), ao aprovar, por maioria, o Projeto de Lei 25.894, durante a sessão plenária de ontem. O líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), explicou que o empréstimo não representa aumento de endividamento do Estado, uma vez que vai ser utilizado para pagar outros financiamentos que possuem prazo mais curto e juros maiores. 

O que o prefeito faz? 

Os alunos do 2º ano A e B do Centro de Educação Básica da Universidade Federal de Feira de Santana, realizaram uma visita à Prefeitura de Feira de Santana. A atividade faz parte do projeto pedagógico "Feira de Santana", que incentiva os estudantes a conhecerem a história, a cultura e os espaços importantes do município. Durante a visita, as crianças tiveram a oportunidade de conversar diretamente com o prefeito, fazendo perguntas curiosas sobre o funcionamento da administração municipal. Uma das dúvidas foi: "O que o prefeito faz?". 

Tarifa social 

A Câmara Municipal recebeu um projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, prevendo a implantação de tarifa social, na conta dos serviços oferecidos pela Embasa, voltada a atender beneficiários do Programa Bolsa Família. A iniciativa foi entregue ao presidente Marcos Lima (União), na manhã de terça-feira (26), pela secretária Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) e vereadora licenciada, Gerusa Sampaio. Ressaltando a satisfação em receber uma "iniciativa tão importante", o dirigente do Legislativo prometeu agilidade nos trâmites na Casa da Cidadania para análise do plenário. 

UPB

Enfatizando que é nas cidades que a vida real acontece, que é onde as soluções precisam ser implantadas para que os gestores tenham melhores condições e segurança jurídica para bem administrar seus municípios, o deputado municipalista Hassan (PP), frisou que "a Bahia é diferenciada porque tem uma entidade aguerrida, a União dos Municípios da Bahia (UPB), que há seis décadas vem lutando com coragem e destemor em defesa dos municípios". Com essa visão, o parlamentar registrou moção de congratulações na casa parlamentar, comemorando os 61 anos desta organização. 

Comissão Permanente 

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), instalou a Comissão de Desenvolvimento Urbano, em caráter permanente. O projeto de resolução que criou o colegiado foi aprovado em plenário, em junho deste ano, após iniciativa da deputada Maria del Carmen (PT), eleita presidente da comissão pelos membros. A vice-presidência ficou com o deputado Pedro Tavares (UB). A Comissão de Desenvolvimento Urbano terá como atribuições discutir, analisar, acompanhar e propor debates sobre políticas urbanas em todo o Estado da Bahia. O colegiado realizará reuniões ordinárias, às quartas-feiras, às 9h30. 

Comemorou 

A Bahia foi o terceiro Estado do Brasil com o maior saldo de carteira assinada em julho, com 9.436 vagas. Os dados foram divulgados, na quarta-feira (27), pelo Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No geral, o Brasil teve mais de 1,34 milhão de empregos com carteira assinada. No mês de julho foram 129.775 postos de trabalho formais e, com isso, o país chegou a 1.347.807 novos vínculos no ano. Nos últimos 12 meses, o saldo é de 1,5 milhão. 

Enfim, aconteceu 

O presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Carlos Muniz (PSDB), não esconde de ninguém que votou no governador Jerônimo Rodrigues (PT), em 2022, e no prefeito Bruno Reis (União Brasil), em 2024. Desde que assumiu o comando da Casa, o vereador tenta construir um diálogo entre os dois homens mais poderosos da política baiana. Na tarde de ontem (27), enfim, o encontro aconteceu, após Muniz ter reforçado o pedido ao braço-direito de Jerônimo, o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola (PT). 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 31 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/