Ponto e Vírgula 29/10/2022

Ponto e Vírgula 29/10/2022

Sobe - Feira de Santana por não registrar caso de raiva humana há 21 anos.

Desce - Consórcio de prefeituras que usaram bens para campanha eleitoral.

Vale salientar

A Polícia Rodoviária Federal fará até o dia 30 de outubro a Operação Eleições 2022, Segunda Fase. A ação tem como objetivo o policiamento e fiscalização direcionadas ao combate aos crimes eleitorais, inclusive com a fiscalização de veículos de transporte de passageiros. Além de garantir aos usuários das rodovias federais segurança do direito ao voto, conforto e fluidez do trânsito, a PRF estará atenta à existência de qualquer ilícito que esteja sendo transportado.

Juntos

O candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT), o governador Rui Costa (PT), o senador Jaques Wagner (PT) e o candidato a vice-governador Geraldo Júnior (MDB) estarão juntos, neste domingo (30), em Salvador, no segundo turno das eleições. Por fim, a chapa se desloca para a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no Largo dos Aflitos, para acompanhar a votação de Wagner.

Roubaram menos

O ministro da Economia, Paulo Guedes, cometeu um deslize, na última quinta-feira (27), ao falar sobre a promessa do governo Bolsonaro de aumentar a faixa de isenção da tabela do Imposto de Renda. Durante o evento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Guedes respondeu uma das perguntas afirmando que o governo Bolsonaro foi melhor que o petista "porque roubou menos".

Desinformação

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, determinou a retirada das redes sociais de 135 postagens com conteúdo acusado de conter desinformação sobre a integridade do processo eleitoral. A medida foi solicitada pela Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED/TSE), que apontou 224 postagens irregulares. Para o presidente da corte, os posts foram "baseados em inverdades sobre aspectos fundamentais da disputa eleitoral e que "não correspondem a legítimo exercício da liberdade de expressão, mas a comportamento abusivo e incompatível com o regime democrático, vez que não guardam qualquer conexão com a realidade".

Embraer

A procuradoria regional do do Trabalho em São Paulo notificou a fabricante de aviões Embraer por assédio eleitoral. Segundo a denúncia, em resposta a ofício do MPT o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região informou que já recebeu denúncias confirmando casos de assédio eleitoral na empresa. A entidade informou relato de um trabalhador que ocupantes de cargo de chefia teriam submetido funcionários do setor F-300 a abordagens com ameaças de demissão caso o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença a eleição presidencial.

Liberdade dos motoboys

O Projeto de Lei 2508/22 cria o Estatuto da Liberdade dos Motoboys, com regras específicas para motociclistas que trabalham com o transporte remunerado de passageiros (mototáxi) e de cargas (motofrete). O texto tramita na Câmara dos Deputados. Além de definir a atividade como serviço essencial em todo o território brasileiro, a proposta revoga dispositivos da Lei 12.009/09, que atualmente regulamenta os serviços de mototáxi e de motofrete no País.

Suspenção

O corregedor do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), ministro Luis Felipe Salomão, determinou a suspensão de perfis de dois magistrados nas redes sociais que manifestaram posicionamento político-partidário a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), adversários na disputa ao segundo turno presidencial. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/