Ponto e Vírgula 30/05/2025
Sobe - Câmara de Feira, por aprovar projeto que cria Polícia Legislativa.
Desce - Ex-prefeito de Mutuípe, Rodrigo Maicon Santana de Andrade, por sofrer representação ao Ministério Público.
Ronaldo e Jerônimo
O bom relacionamento entre o prefeito José Ronaldo (UB) e o governador Jerônimo Rodrigues (PT), pode possibilitar que Feira de Santana receba mais recursos e investimentos, analisa o vereador Luiz da Feira (PP). Ele destacou a importância da união entre os gestores em prol do desenvolvimento da Princesa do Sertão, deixando de lado as questões partidárias. O parlamentar elogiou a postura do prefeito, que, mesmo sendo de um partido opositor ao do governador, demonstra desejo de manter uma relação institucional de alto nível. "O palanque acabou e temos que nos unir", disse o vereador.
Piso da enfermagem
O prefeito José Ronaldo de Carvalho já autorizou o pagamento do complemento retroativo do piso salarial dos profissionais de enfermagem de Feira de Santana. O valor total é de R$ 8 milhões, que beneficiará, inicialmente, 3.430 enfermeiros e técnicos - além de auxiliares de enfermagem. A assinatura do ato, ocorreu no Paço Municipal Maria Quitéria, sede da Prefeitura, com a presença do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, do procurador do município, Augusto Graça Leal, do subprocurador André Vieira, além de representantes dos sindicatos da categoria.
Mais um em defesa
Apesar de reconhecer a competência da nova titular Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Feira de Santana, a delegada Luana Lorena Costa Almeida, a exoneração de Clécia Vasconcelos daquela unidade, "ainda pode ser repensada" pela Secretaria de Segurança Pública. A observação é do vereador Ron do Povo (PP) que, na sessão desta quinta (29), da Câmara Municipal, pediu ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), que reveja a mudança.
Guarda Municipal
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/2022, aprovada esta semana, no Senado, que reconhece as guardas municipais e as superintendências de trânsito como órgãos de segurança pública, pode dar respaldo jurídico a um projeto de lei que tramita, na Câmara Municipal de Feira de Santana, de autoria do vereador Ismael Bastos (PL). Ele visa, com a proposta, reestruturar a Guarda feirense, transformando-a em Polícia Municipal. De acordo com o parlamentar, a futura legislação (ainda falta ser aprovada na Câmara dos Deputados), permite que as prefeituras adotem a nomenclatura de "Polícia Municipal", para a Guarda, a ela sendo atribuídas funções como policiamento ostensivo, segurança patrimonial e apoio às forças de segurança.
BYD: nota oficial
A BYD reafirma seu compromisso inegociável com os direitos humanos e trabalhistas, pautando suas atividades pelo respeito à legislação brasileira e às normas internacionais de proteção ao trabalho. A empresa vem colaborando com o Ministério Público do Trabalho desde o primeiro momento e vai se manifestar nos autos, sobre a ação movida pelo MPT.
Aeroporto
Aprovado ontem (29), na Câmara, um requerimento que propõe que seja criada a Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento do Aeroporto de Feira de Santana. O intuito, segundo o autor da iniciativa, vereador Jorge Oliveira (PRD), é discutir, articular e acompanhar as políticas públicas relacionadas ao Aeroporto Governador João Durval Carneiro. Além de vereadores, serão convidados a participar da Frente Parlamentar deputados federais, estaduais, senadores e representantes da sociedade civil, a exemplo de empresários do setor de turismo, transporte e comércio; entidades e associações da sociedade organizada e especialistas acadêmicos na área de aviação, infraestrutura e planejamento urbano.
Utilidade pública
A Associação Social, um Projeto para Todos, deverá ser reconhecida de utilidade pública, após aprovação pela Câmara, na sessão de ontem (29), de um projeto de lei com esta finalidade. Fundada em 2018, a instituição, sem fins lucrativos, sediada na Rua Coronel José Pinto, nº 545, bairro São João, tem como principal objetivo as atividades de organizações associativas ligadas à cultura e arte. O vereador Luiz da Feira (PP), foi o autor do projeto que solicita o reconhecimento. Aprovada por unanimidade, a matéria seguirá para sanção do Poder Executivo.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.