Ponto e Vírgula 30/08/2022

Ponto e Vírgula 30/08/2022

Sobe - UEFS, Prefeitura, SESC e outras instituições por retomarem a Feira do Livro em formato presencial.

Desce - Bahia, por, em uma década, perder participação na receita de serviços no Nordeste.

Em pauta

Oito projetos estão na ordem do dia desta terça-feira (30), da Câmara Municipal de Feira de Santana. Três, em segunda discussão, e cinco são decretos legislativos, em discussão única, que concedem títulos de Cidadão Feirense e Comenda Maria Quitéria. Na pauta estão ainda oito requerimentos a serem apreciados e votados pelos vereadores.

1º turno

Levantamento do site Metrópoles com as pesquisas de intenção de votos indica a possibilidade da eleição para governador ser definida no primeiro turno na Bahia e em mais 11 estados. A previsão de vitória na primeira rodada do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), tem como base a última rodada do Instituto Datafolha, divulgada na semana passada.

Nordeste

No Nordeste, segundo o Metrópoles, Silvio Mendes (UB) no Piauí e Fátima Bezerra (PT), no Rio Grande do Norte, também podem levar o governo estadual já em 2 de outubro. No Norte, Helder Barbalho (MDB), no Pará; Teresa Surita (MDB), em Roraima, e Wanderlei Barbosa (Republicanos), em Tocantins, têm chances de ultrapassar os 50% dos votos válidos no primeiro turno.

Baixar impostos

O candidato ao governo do estado, João Roma (PL), foi o primeiro convidado da série de encontros que a Associação Comercial da Bahia (ACB) realiza com os postulantes ao Palácio de Ondina. Segundo ele, a sua ideia para o setor é "chegar no governo do estado para baixar os impostos". "É baixando os impostos que a Bahia se tornará atrativa para investimentos e dar oportunidade para cada um possa melhorar de vida", sugeriu.

Reestatizar a Petrobras

O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) apresentou um projeto de lei para reestatizar a Petrobras, que se tornou uma empresa de economia mista em 1997. Pela proposta, o governo federal, que é sócio majoritário, seria obrigado a utilizar os dividendos obtidos por meio da companhia para recomprar todas as ações que estão no mercado e pertencem a entes privados. Somente no segundo trimestre de 2022, a Petrobras pagou R$ 87,8 bilhões em dividendos aos acionistas. A maior parte desses recursos seguem para fora do país.

Candidaturas aprovadas

Até ontem (29), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) deferiu os pedidos de registro de três dos seis candidatos a governador na Bahia. São eles: Giovani Damico (PCB), Jerônimo Rodrigues (PT) e Kleber Rosa (PSol). ACM Neto (União Brasil), João Roma (PL) e Marcelo Millet (PCO) ainda aguardam o julgamento. Nenhum candidato ao Palácio de Ondina, a vice ou ao Senado teve o registro negado.

Remoção

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou, domingo (28), a remoção imediata de uma publicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no Twitter, por conta de "grave descontextualização" de falas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No post em questão o filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) alegava que o adversário iria "acabar com o emprego dos motoboys" ou "acabar com a modalidade" de trabalho por aplicativo.

Cerimônia

O TSE deu início ontem (29), à Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais, uma das etapas técnicas obrigatórias para a realização das eleições. O evento ocorre até a próxima sexta-feira (2), às 18h, quando o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e outras autoridades assinarão digitalmente a versão final dos softwares utilizados nas eleições. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/