Ponto e Vírgula 30/09/2021

Ponto e Vírgula 30/09/2021

Sobe - O CEREST de Feira, por ficar em primeiro lugar em avaliação nacional. Concorrendo com 183 instituições.

Desce - ACM Neto, ao declarar que os deputados do PSL que continuarem com a fusão deste com o DEM, podem ficar no novo partido, e se quiserem, apoiar Bolsonaro.

Cachorrada

O vereador Pedro Cícero (Cidadania), na sessão de ontem (29), na Câmara Municipal, deu um carão público ao tratar do retorno do vereador Zé Curuca (DEM) ao apoio ao prefeito Colbert Martins (MDB). Lembrou que Curuca "deu um showzinho de choro por causa do emprego de salário mínimo da mulher, e voltou. Por essas e outras que ouço nas ruas que a Câmara de Vereadores virou uma cachorrada", disse o edil. Para preservar a Casa, se é isso que o vereador ouve nas ruas, não deveria repercutir com tanta ênfase. Foi por essas e outras que o parlamentar pastor Valdemir disse que teve um momento, em uma consulta médica, em que teve vergonha de se intitular vereador. Pois é.

Recado

O prefeito Colbert Martins (MDB), no Programa Transnotícias, mandou um recado para os vereadores que ensaiam tomar o controle da legenda em Feira de Santana. "Não acredito que consigam tomar o MDB. Tenho conversado com Michel Temer, Baleia Rossi. Eles [os vereadores] estão no partido há 16 meses e eu tenho uma história", declarou Colbert Martins. Sobre a possibilidade do MDB apoiar Jaques Wagner, disse ser pouco provável. "O MDB não é partido de aluguel. Nós até já apoiamos Jaques Wagner, tivemos uma secretaria, mas não acredito nesse momento", argumentou.

Quero-quero

Ontem (29), sem se incomodar com a certeza do prefeito Colbert, que achava difícil a mudança da direção do MDB no município, o vereador Edvaldo Lima (MDB) disse que já conversou com o presidente estadual e juntamente com Lu de Ronny (MDB), vão tomar o partido do prefeito. A vereadora no plenário disse que sim, e insinuou que é isso mesmo o que vai acontecer. Lu e Edvaldo estão entre os vereadores que mais rejeitam o prefeito. No início desta semana, acompanhados do empresário Yuri Araújo, foram à sede do MDB em Salvador e conversaram com o presidente na Bahia.

Aumento

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, na manhã de ontem (29), em primeira discussão, o Projeto de Lei 140/21 que estabelece o aumento gradativo de 50% no prazo de cinco anos dos vencimentos dos servidores efetivos da Casa. De autoria da Mesa Diretiva, a recomposição salarial proposta no projeto prevê aumento real, concedido sempre em 1º de janeiro de cada ano, acrescido da inflação acumulada integral dos últimos 12 meses. Aprovado por unanimidade dos parlamentares presentes à sessão, o projeto visa reparar a defasagem salarial dos servidores da Casa.

Ele vai

O secretário de Saúde, Marcelo Brito, deverá comparecer à Câmara Municipal nos próximos dias. A ideia partiu do próprio líder do governo, vereador Lulinha (DEM), ao admitir que é preciso esclarecer situações que vêm sendo registradas nas unidades de saúde de Feira de Santana, especialmente a falta de médicos. Ele disse que está havendo dificuldade para contratação desses profissionais. Segundo Lulinha, o secretário tem ciência da falta de médicos nos postos de saúde, justificando que trata-se de um problema em nível nacional.

Alckmin

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que ainda está no PSDB, já manifestou oficialmente ao comando do partido que resultará da fusão entre o DEM e o PSL o desejo de se filiar à nova legenda. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo. Contudo, o possível apoio da nova legenda ao "neotucano" Rodrigo Garcia ao governo de São Paulo pode dificultar a filiação de Alckmin, que também pretende disputar o Palácio dos Bandeirantes na eleição do ano que vem.

LOA Bahia

O orçamento baiano previsto para o próximo ano é de R$ 52,6 bilhões, um crescimento de 6,5% em relação ao exercício de 2021. Os números estão presentes no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), enviado na noite de terça (29), pelo vice-governador e secretário estadual do Planejamento, João Leão (Progressistas), à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/