Ponto e Vírgula 30/10/2025
SOBE - Secretaria Municipal de Educação, por realizar a II Feira Multidisciplinar, um evento que promete ser um verdadeiro encontro de conhecimento, criatividade e protagonismo estudantil.
DESCE - Bandidos, que usaram drones para atacar policiais, no Rio de Janeiro.
Bahia e Coreia do Sul
O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, representou o governador Jerônimo Rodrigues em audiência com o embaixador da República da Coreia no Brasil, Yeonghan Choi, realizada em Salvador. O encontro marcou o fortalecimento das relações institucionais entre o Governo da Bahia e a República da Coreia, com foco em novas oportunidades de cooperação econômica, tecnológica e cultural. Durante a reunião, foram discutidas possibilidades de coproduções audiovisuais entre a Bahia Filmes e produtoras coreanas, com intercâmbio de profissionais e formação técnica inspirada no modelo de sucesso dos doramas e do K-pop. A proposta integra a estratégia do Governo da Bahia de impulsionar a economia criativa como vetor de desenvolvimento e projeção internacional do Estado.
Sobre o Rio
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), expressou profunda consternação com os recentes episódios de violência, no Rio de Janeiro, de terça-feira (28). Segundo ele, a forma como as operações foram conduzidas não resolverá o problema da segurança pública. Jerônimo criticou a forma como a ação foi conduzida pelo governo do Rio. "A cena mostra que não vamos resolver o problema da violência daquela forma. A imagem é muito ruim. Não vamos." Ele defende que a solução para a segurança passa por investimento em inteligência e garantia de que os criminosos paguem suas penas "com rigor da lei".
Baiana no Ministério
Promovendo reformas nos ministérios e já pensando nas eleições de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pode colocar outra baiana como uma de suas ministras. De acordo com articulações feitas nos bastidores do Ministério da Igualdade Racial, a ativista Marina Laís Duarte pode se tornar a nova responsável pela pasta, substituindo Anielle Franco. A mudança ocorre devido ao interesse da atual ministra, em disputar as eleições de 2026, pelo Estado do Rio de Janeiro, necessitando, assim, se descompatibilizar do ministério. A baiana, cotada como substituta, atualmente ocupa o cargo de vice-presidenta do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) e é dirigente nacional da Unegro. Ela já desenvolve trabalhos voltados para a criação de políticas públicas estruturantes para pessoas negras e para o combate ao racismo.
Oposição
A oposição ao governo no Senado Federal tem defendido a inclusão dos gastos com o suporte aos atingidos pelo tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dentro dos limites fiscais. A pauta gerou um impasse que tem atrasado a aprovação do pacote de medidas de socorro, já que o governo considera a proposta inviável. Na visão dos governistas, a taxação imposta pelo governo americano não era algo previsto e, sendo assim, deve ser tratada como uma excepcionalidade no orçamento, ficando fora do arcabouço fiscal – regra que impõe um limite de gastos anual para o governo, atrelado ao crescimento das receitas e à inflação.
Segurança pública
O presidente Lula (PT), retornou ao Brasil após uma viagem à Ásia e imediatamente agendou uma reunião de emergência para a manhã de ontem (29), para discutir a grave crise de segurança pública, no Rio de Janeiro, intensificada pela megaoperação policial de terça-feira (28), que resultou em mais de 60 mortes, incluindo a de agentes de segurança. A pauta do encontro, que aconteceu, no Palácio da Alvorada, é definir as ações que o governo federal pode tomar para tentar garantir a segurança no estado fluminense. Conforme informou a coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, entre os convocados estavam os ministros: – Rui Costa (Casa Civil); Jorge Messias (Advocacia-Geral da União); Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues.
Planserv
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou, na terça-feira(28), que o governo deve aumentar sua participação financeira, no Planserv, o plano de saúde dos servidores estaduais. A medida, segundo ele, é necessária para assegurar o equilíbrio e a continuidade do sistema, que enfrenta desafios em diferentes regiões do Estado. A declaração foi dada antes da cerimônia do 12º Prêmio de Boas Práticas de Trabalho no Serviço Público Estadual, realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Jerônimo explicou que recebeu um relatório parcial sobre a situação do plano, o qual aponta dificuldades tanto no atendimento em determinados municípios quanto na relação com prestadores de serviços.
Resposta
O presidente da Câmara de Feira de Santana, Marcos Lima (União), encaminhou ofício ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), exigindo "respostas e providências imediatas" quanto ao "caos" em que se encontra a BR-324, rodovia que liga Feira de Santana e grande parte do interior da Bahia à capital. O vereador reclama do "total abandono" que a estrada enfrenta, quadro que piorou mais ainda, desde quando deixou de ser administrada pela ViaBahia. O contrato de concessão foi encerrado em maio deste ano. A cobrança do parlamentar se deve ao histórico engarrafamento registrado na citada BR, no último sábado (25), mediante o tombamento de um caminhão-tanque carregado de combustível, ocorrido no trecho existente nas proximidades da cidade de Amélia Rodrigues.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.